terça-feira, 31 de maio de 2011

Corede Campanha e lideranças solicitam a Susepe apoio para presídio de Caçapava do Sul


Uma comitiva de Caçapava do Sul foi até Porto Alegre na última quarta-feira dia 25, para uma audiência com o superintendente da Susepe, Gelson dos Santos Treisleben. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Chicão Gorski (PP). A pauta principal que moveu esta reunião é atual situação do Presídio Estadual de Caçapava do Sul, com inúmeras demandas em infraestrutura, segurança e mobilidade. O presidente do Corede Campanha e Coordenador da Defesa Civil do município de Caçapava do Sul, João Sergio Machado solicitou a liberação de um veículo para o Presídio, além de outras reivindicações que foram pedidas pela administração da penitenciária no município.

Treisleben garantiu que vai analisar o pedido e buscar prioridade no atendimento. Segundo ele, a frota da Susepe está defasada e precisando de renovação. “Estamos elaborando um projeto para viabilizar a compra de uma viatura xadrez para cada estabelecimento penitenciário, que deverá ser encaminhado para conhecimento e avaliação do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels”, afirmou o superintendente.

Participaram deste encontro o administrador do presídio de Caçapava do Sul, Dionísio Rodrigues; delegado regional penitenciário da 6ª DPR, Nelson Rahmeier; administrador do Presídio Estadual de Santana do Livramento, Jorge Figueira Rodrigues, e do coordenador do escritório da senadora Ana Amélia no RS, Carlos Carvalho. Também participou do encontro o diretor administrativo da Susepe, Giovani Moreira.

Machado afirmou que este foi o primeiro passo em busca de melhorias na prestação dos serviços penitenciários.

– Esperamos que em breve sejam atendidas as prioridades do presídio de Caçapava, que poderá contribuir para a qualidade das atividades como também priorizar a segurança da população e dos servidores.


Texto: Viviane Ilha – MTB 15.409

*Com informações do gabinete do deputado Chicão Gorski.

Foto: Divulgação-Susepe/RS

Interação entre Clubes



Na última semana, a nova Diretoria do Clube União Caçapavana, liderada por seu Presidente, Luiz Carlos Guglielmin, estiveram visitando o Clube Dores em Santa Maria, com o objetivo de buscar informações de Gestão Profissional de Clubes, Inovações e Atendimento ao Associado.
A reunião foi com o Administrador Geral da entidade, Carlos Londero, onde debateram os principais pontos de crescimento de um Clube Social, além de uma troca de informações sobre a parte administrativa implantada nas duas entidades.
O Clube Dores possui mais de 13.000 sócios efetivos e 34.000 associados entre titulares e dependentes, além disso, 88% dos sócios estão em dia com a tesouraria. Atualmente o Clube Santamariense tem como Presidente, Ademir Antonio Pozzobon.
Acompanharam o Presidente Guglielmin na visita, os atuais membros da Diretoria, Luciano Pavanato, Otile Casanova e Francisco Olavo Leão Dias.

Comunidade do Durasnal reivindica


Nesta sábado, dia 28, aconteceu na sede da Associação de Moradores do Durasnal, uma reunião da comunidade para reivindicar da Administração Municipal e avaliar os muitos problemas que estão sendo enfrentados pela população da região. O vereador Toninho do PT participou do encontro, onde ouviu todas as reclamações da comunidade com o objetivo de tentar ajudar a comunidade a resolver uma parte dos principais problemas.
Durante o encontro, os principais temas em debate foram a falta de um vigilante para a Escola Municipal Augusto Vitor Costa, a precariedade da Iluminação pública no povoado, onde todos os mais de 250 moradores que residem as margens da BR 290 pagam a taxa de iluminação pública, a falta de sinalização na BR para redução de velocidade, principalmente porque o local possui grande movimento de crianças atravessando a via e os veículos passam em frente a Escola em alta velocidade, sobre este tema os moradores querem uma ajuda do Departamento de Trânsito do Município para solicitar ao Governo Federal uma providencia sobre este fato, que a cada dia se torna mais perigoso, a sugestão dos moradores e a instalação de um redutor de velocidade ou de um pardal um pouco antes do educandário.
Outro ponto que também é cobrado pela comunidade do Durasnal é a falta de recolhimento de lixo, que segundo os moradores, foi prometido pelo Prefeito que a região teria este serviço, mas até o momento não está sendo realizado. Os moradores informaram que a falta de recolhimento de lixo causa um grande transtorno para a comunidade, principalmente para as duas Escolas que funcionam no Durasnal.
A construção de açudes e bebedouros também foi tema de discussão na reunião, porque este projeto prometido pela Administração não está sendo cumprido, apesar dos agropecuaristas do local estarem organizados com um cronograma de trabalho, com o apoio da Associação de moradores. O saneamento básico que não existe na região também entrou na pauta, além da abertura de poços artesianos que faz muita falta para os moradores.
O Presidente da Associação do Moradores, Jocenir Xavier, comandou a reunião da comunidade e elencou todos esses problemas enfrentados pela população do Durasnal, que aumenta também pelo fechamento do posto policial da Brigada Militar, que funcionava em frente a Escola Municipal.
Segundo o vereador Toninho do PT, todas essas demandas reivindicadas pela comunidade foram prometidas pelo Prefeito, mas não foram cumpridas, “ desta forma, vamos nesta semana entrar com um oficio formal para a Administração abordando todos esses problemas e cobrar um solução imediata para que nem que seja uma parte dessas demandas sejam colocadas na pauta da Prefeitura para solução”, disse o vereador.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prova seletiva para estagiário foi no Domingo

Confira aqui no blog o gabarito da Prova

De acordo com as especificações do edital nº 1972, de 04/05/2011, foi realizada na tarde deste domingo dia 29, a prova de seleção para bolsa estágio na prefeitura. Ao todo mais de 140 inscritos que prestaram a prova com 25 questões objetivas de múltipla escolha. Os candidatos tinham três horas para responder as perguntas de Português, Matemática, Lei do Estagiário e Conhecimentos Gerais do Município. A prova foi realizada Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças.
O gabarito já esta disponível (abaixo). Caso não haja recursos o resultado final com as notas será divulgado no dia 03 de junho (sexta-feira) e a classificação final será publicada dia 15 de junho.

Número da Questão
01 C
02 B
03 C
04 A
05 A
06 C
07 E
08 D
09 A
10 C
11 A
12 B
13 B
14 A
15 B
16 C
17 C
18 A
19 C
20 C
21 C
22 A
23 E
24 B
25 C
Caçapava do Sul, 30 de maio de 2011

Colaboração de Viviane Ilha

Pontos históricos é tema da reunião do MinC no Município


Durante a sexta-feira, dia 27, uma comissão da Regional Sul do MinC - Ministério da Cultura, visitou o município de Caçapava do Sul e participaram de eventos promovidos pela Direção do Centro Municipal de Cultura. Pela manhã um café com autoridades municipais, lideranças do meio cultural, intelectuais, artistas, escritores locais e CineClube Vagalume. Na parte da tarde, a comitiva realizou visitas a pontos turísticos, a Casa do Poeta, no Ponto de Cultura e uma reunião na Câmara de Vereadores .
A representante da Regional Sul do MinC, Margarete Costa Moraes ressaltou a relevância da adesão de Caçapava do Sul ao Sistema Nacional de Cultura e também falou da importância da formação de um Conselho Municipal de Cultura e a criação de um fundo para a cultura.
Para este processo ser democrático e transparente, a diretora do Centro de Cultura, Cátia Cilene Dutra Moraes, reforçou que as mudanças ocorrem a partir de debates com a participação de vários segmentos e no trabalho em parceria com as secretarias municipais. Desta maneira é que se pode “chegar a todos os lugares, ocupando espaços e neste processo a melhor forma de trabalhar é com a transparência e, desta forma, a população legitima as ações em prol da cultura em nosso município” contextualizou.
O MinC na região sul responde pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participaram de todas as atividades programadas pela diretora do centro de Cultura Cátia Cilene Dutra Moraes, a responsável pela regional Margarete Costa Moraes, as assessoras Carla Ribeiro e Eleonora Spinato.
Durante a visita no Poder Legislativo, o tema principal foi a conservação do patrimônio histórico de Caçapava e a inclusão do Município no Sistema Nacional de Cultura, além da formação do Conselho Municipal de Cultura. Participaram do encontro na Câmara, além da Presidente da Casa, Rosilda Freitas, os vereadores Peter Linhares, Pedro Gaspar e Ilson Tondo. O Historiador Zeno Dias Chaves também acompanhou a reunião.

Texto: Lorenzo Stefani e Viviane Ilha

domingo, 29 de maio de 2011

Grêmio vence fora e Inter perde em casa


Foto: Robertson Luz / Agência Estado)

No livro-caixa do Campeonato Brasileiro, o Grêmio quita uma dívida. Na tarde deste domingo, a equipe gaúcha compensou a derrota em casa para o Corinthians, na abertura do Campeonato Brasileiro, vencendo em Curitiba o Atlético-PR por 1 a 0.
Zagueiro do Atlético-PR, Rafael Santos marcou o gol contra que deu a vitória ao Grêmio, na Arena da Baixada, aos 13 do primeiro tempo. Agora, os tricolores somam três pontos. Perdedor também na estreia, os rubro-negros ainda não pontuaram.
O Atlético-PR volta a jogar às 18h30m (de Brasília) do próximo sábado, em São Paulo, contra o Palmeiras, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Às 16h de domingo o Grêmio recebe o Bahia no Estádio Olímpico.
Já o Inter, com um gol do ex-colorado Iarley, que foi homenageado pela diretoria do Colorado antes do jogo, perdeu para o Ceará em Porto Alegre por 1 a 0, nesta noite de sábado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, um dos heróis da conquista do Mundial de 2006, entrou no segundo tempo e ficou até constrangido após fazer o gol que decidiu a partida.
Foram os primeiros três pontos do Ceará na competição. O Inter, que havia empatado na estreia contra o Santos, tem apenas um ponto na competição.
No próximo final de semana, o Ceará recebe o Botafogo às 18h30m de sábado. Domingo, o Inter enfrenta o América-MG em Campo Grande (MS), no mesmo horário.

sábado, 28 de maio de 2011

2º Prêmio Literário Legislativo é lançado


Na mesma sessão a Rádio Caçapava foi homenageada por seus 60 anos de fundação

Nesta quinta-feira, dia 26, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul realizou uma sessão solene para homenagear a XXI Feira do Livro, os 60 anos da Rádio Caçapava e os vencedores do 2º Prêmio Literário Legislativo, no qual foi lançado durante a sessão, um livro com poesias e crônicas dos vencedores do concurso, em parceria com a Casa do Poeta “Capocaça”. A solenidade foi realizada no salão paroquial, durante a programação normal da Feira.
Na primeira parte da sessão, a Rádio Caçapava foi homenageada por seus 60 anos de fundação, onde a Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, entregou uma placa a emissora em reconhecimento a importância desta empresa para a comunidade de Caçapava, principalmente na informação com credibilidade e responsabilidade. A diretora da Rede Meridional de Comunicações e da Rádio Caçapava, Fabiane Mendonça, usou a palavra para agradecer a homenagem concedida pelo Poder Legislativo e para lançar oficialmente em conjunto com o Gerente regional de vendas dos Correios, Luiz Eduardo Duarte, o selo oficial dos 60 anos da rádio, no qual será utilizado nas correspondências da emissora e de empresas interessadas.
Já na segunda parte da solenidade, foi lançado oficialmente o livro do 2º Prêmio Literário Legislativo, com a divulgação e premiação dos vencedores do concurso, onde o primeiro lugar recebeu um troféu, um diploma e 20 livros, o segundo colocado recebeu um diploma e 10 livros e o terceiro lugar recebeu um diploma e 5 livros. A Premiação foi feita nas categorias de ensino fundamental, médio e superior, além da comunidade, nos estilos de poesia e crônica. Ao total foram 29 pessoas premiadas, onde suas obras estão no livro lançado durante a noite.
Além das pessoas classificadas, a Casa do Poeta fez uma homenagem como destaque cultural, a Dorival Cavalheiro, como incentivador do concurso poesia no ônibus e apoiador do Prêmio Literário, a ex-vereadora Rosane Abdala, por ser a autora da Lei Municipal que instituiu o Prêmio, através de concurso e o ex-Presidente da Câmara, vereador Caio Casanova, por ser o primeiro Presidente do Legislativo a organizar o evento.
No final da sessão, os vencedores do concurso realizaram uma sessão autógrafos para as pessoas que estavam comprando os livros durante a feira, que estavam sendo comercializados no estande da APAE de Caçapava do Sul.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Moradores da Picada Grande protestam contra as péssimas condições da estrada


Nesta quinta-feira, dia 26, a comunidade da Picada Grande, interior de Caçapava do Sul, realizou desde as primeiras horas da manhã um protesto contra a Prefeitura do Município, em virtude das péssimas condições de trafegabilidade da estrada, que fica as margens da BR 392.
A partir da primeira hora, muitos veículos estavam ficando estacionados as margens da via, em virtude do protesto, inclusive os ônibus do transporte escolar e de linha comum, que faz o trajeto, interior / cidade. Muitos moradores começaram a chegar e deixavam os carros na estrada e pessoas de residências vizinhas também se juntavam ao protesto organizado pela Associação de Moradores da Picada Grande.
Na metade da manhã, os moradores estavam nervosos porque não conseguiam contato com o Prefeito, Zauri Tiaraju de Castro e nem com o Secretário de Obras, Sálvio Daniel. Logo após, os vereadores Pedro Gaspar e Ilson Tondo também estavam no local do protesto para tentar ajudar a resolver o impasse.
Por volta das 11horas, um funcionário da Prefeitura, que estava representando a Secretaria de Obras, Santo Gelci, chegou ao local e informou aos moradores que na primeira hora da tarde uma máquina do município estaria no local para fazer o conserto da estrada.
Com esta informação, a comunidade local ficou trancando a via até aparecer as prometidas máquinas para arrumar a estrada, desta forma, alguns moradores trouxeram panelas para fazer um almoço coletivo e seguir trancando a via.
No final da manhã, a Brigada Militar esteve no local para acompanhar o protesto.
Desta maneira, até a metade da tarde as máquinas não apareceram no local e o protesto seguiu até a noite, quando aconteceu uma reunião entre os moradores e a Prefeitura para definir um cronograma de trabalho para a estrada. O acordo firmado entre moradores e o Secretário de Obras foi acompanhado pela imprensa local, por vereadores e a comunidade local.
A principal reivindicação da comunidade, é que a região possui muitos agropecuaristas que não estão conseguindo escoar a sua produção pelas péssimas condições da estrada.
Durante o protesto, os moradores exibiram em um alto falante uma gravação do Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, no qual durante a campanha eleitoral de 2008, em um comício na localidade, ele prometeu a conservação da via sempre que for necessário. Com isso, os moradores usaram esta gravação para provar que a promessa não está sendo cumprida.

Saiba por que as drogas avançaram


A sociedade está doente e os pais, que são o esteio familiar, na sua grande maioria, omissos, vão deixando simplesmente que a “mãe-televisão” eduque seus filhos.
Permitem que assistam todo o tipo de filme onde ocorrem milhares de tiros, estupros, roubos, homicídios, uso de drogas, sexo explícito, tortura, suborno, etc; Permitem que as crianças ouçam e prestem atenção nas tragédias e toda a espécie de crimes narrados nos telejornais, onde aprendem diariamente que nenhum culpado vai preso e se for e tiver dinheiro, rapidamente sairá da cadeia. Caso seja menor nem seu rosto ou nome sairá no noticiário. Embora o menor possa votar elegendo safados corruptos que sobrevivem e enriquecem às custas do “Zé-povinho”, permitem ver que os políticos, dificilmente, perdem o mandato mesmo que sejam filmados roubando o dinheiro do povo, escondendo dinheiro nas meias e cuecas, impondo nas cabeças das crianças a cultura da impunidade. Permitem que sejam promovidas de ano na escola, por ordem governamental, mesmo que não estudem , premiando com isto a vadiagem e desestimulando os bons alunos que gostam de estudar e querem vencer na vida. Permitem que as novelas sejam vistas pelas crianças e que ali aprendam que caráter, moral, ética e honestidade são virtudes ultrapassadas ou nunca existiram, pois o que interessa mesmo é verem triunfar a sacanagem, as drogas e a prostituição.
Que formação poderá ter crianças que os pais permitem que assistam o Big Brother Brasil (BBB), simplesmente lixo, no verdadeiro sentido da palavra. Pornografia na internet; admitem ou não fiscalizam a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros em festas ou na rua.
A educação dos filhos é terceirizada para as escolas, nas quais geralmente existe um professor com uma remuneração ridícula, desestimulado, sendo obrigado a tentar educar uma turma de 30 ou 40 alunos, quando os pais em casa não agüentam um único filho. E se o professor quiser impor rígida disciplina, será agredido, perseguido ou morto.
É triste, lamentável, porém as crianças recebem esse tipo de educação com pais distantes, omissos. Dentro desse contexto, quando tiverem 16 ou 17 anos e por acaso conseguirem uma formação mal feita, os pais dirão: “nossos filhos estão educados”. – O menino mestre em assalto e pós-graduado em crack e a menina, infelizmente usuária de drogas e com certeza a prostituta mais badalada do bairro.
A comunidade caçapavana terá que assimilar que a questão das drogas é gravíssima, uma epidemia. Por isso que nós, alguns amigos, nos reunimos e criamos este grupo de autoajuda aos usuários de drogas e seus familiares, tendo como o foco principal a prevenção, conscientização sobre os malefícios da dependência química e estamos tentando trabalhar com menos discurso e mais ação.

Nelson Taschetto
Presidente do Grupo de autoajuda ALVORADA

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comissão solicita a devolução de terreno a morador


Na última semana, a Comissão de Serviços Públicos da Câmara de Vereadores foi procurada pelo senhor Geraldo Correa de Melo, que reside na Colônia de Santa Bárbara. Melo explicou à Comissão que doou a Prefeitura um terreno de 360m² no inicio da década de 90, com a finalidade de construção e instalação de um Posto de Saúde na localidade. O prédio foi construído, porém não chegou a funcionar.
Ele solicitou dos vereadores ajuda no sentido de reaver o terreno, pois a construção desativada tem causado transtornos para ele e sua família, com os vizinhos.
Desta forma, nesta quarta-feira, foi marcada uma reunião com o morador, os vereadores que compõem a comissão, Peter Linhares (PMDB), Toninho do PT, Pedro Gaspar e José Sidnei Menezes (PP) e o Procurador Geral do Município Benhur Machado, para tentar solucionar o caso e devolver o terreno para o morador, já que o posto de saúde que foi construído não irá funcionar. Participou também do encontro o Assessor Jurídico da Câmara, Luiz Carlos Taschetto.
Foi explicado no encontro, que a única forma legal de devolver o terreno ao antigo proprietário é por meio de um projeto de lei do Executivo, enviado à Câmara de Vereadores, portanto nesta semana ainda, os vereadores que integram a Comissão enviarão um ofício ao Prefeito solicitando o envio do Projeto ainda esta semana, para que possa ser votado na próxima sessão.
O Procurador do Município, informou que assim que o oficio da comissão for entregue ele irá se reunir com o Prefeito para dar um despacho neste caso.
“Nada mais justo que o município devolver o terreno para o morador, já que ele doou para a construção de um posto de saúde, mas até agora o posto não funciona, apesar de ter sido construído”, disse o vereador Toninho do PT

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ETERRG abre inscrições para o curso técnico em Agropecuária

A Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes (ETERRG), está abrindo de 01 à 28 de junho, as inscrições para o Curso Técnico em Agropecuária, que é realizado no educandário.
Estão sendo oferecidas 25 vagas, para o turno da tarde, a partir do segundo semestre de 2011. As matriculadas serão realizadas de 18 à 22 de julho, na própria sede da Escola.
As inscrições devem ser feitas no educandário, somente para alunos que comprovem o termino ou estejam matriculados no Ensino Médio.
O processo seletivo para os alunos inscritos será realizado no dia 02 de julho, na ETERRG.
Segundo o diretor da Escola, Silvio Tondo, todos os interessados que tiverem dúvidas sobre as inscrições ou do processo seletivo, é só entrar em contato com a Escola, através do telefone 96943565, ou pelo e-mail: rrgcacapava@farrapo.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

Novo Código Florestal é aprovado

Segundo o site de noticias da globo.com (G1), depois de quase dois anos de discussões, a Câmara aprovou na noite desta terça (24), por 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção, o texto-base do projeto do novo Código Florestal, legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais.
Com a aprovação, a matéria será enviada ao Senado, onde deverá sofrer modificações e será alvo de novos embates entre integrantes do governo, da base aliada na Casa e do movimento ambientalista.
Em uma sessão marcada por protestos de parlamentares ligados aos ambientalistas – que tentaram, sem sucesso, adiar a votação – e por manifestações de defensores do agronegócio, os deputados referendaram o texto elaborado pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No Senado, o relator da matéria será o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
O projeto do Código Florestal, entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas Áreas de Preservação Permanentes (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
Depois de um longo período de negociações, o relator conseguiu garantir no texto dispositivo que isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais – um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares.
Rebelo e os líderes partidários também conseguiram amarrar no texto a garantia de que atividades consolidadas em APPs, como o cultivo de maçã ou plantio de café, por exemplo, serão mantidas pelo governo. O impasse sobre a especificação de quais culturas poderão ser permitidas, no entanto, ainda deve ser resolvido no Senado.
O artigo que trata da anistia para quem desmatou até julho de 2008, previsto no texto de Rebelo, também será discutido com os senadores. Da mesma forma, o governo também vai trabalhar no Senado para incluir no texto do Código Florestal punições mais rigorosas para quem reincidir em crimes ambientais.
O acordo firmado entre os líderes partidários e o governo sobre pequenos produtores em áreas de preservação permanentes também deverá ser inserido no texto pelos senadores.
Trata-se da proposta que deve garantir a atividade de ribeirinhos nas margens dos grandes rios. O governo concordou em exigir de pequenos produtores, com atividades consolidadas em propriedades nas APPs de margens de rios, a recomposição da vegetação de apenas 20% da total da terra para áreas de até quatro módulos fiscais.
Emenda
Com a aprovação do texto principal do relator Aldo Rebelo, os deputados devem analisar agora emendas ao texto. O PT e parte dos governistas são contrários, mas parte da base aliada na Câmara, comandada pelo líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), deve votar a favor de uma emenda que estende aos estados a decisão sobre a consolidação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).
O governo é contra a emenda porque quer exclusividade para definir as atividades permitidas em APPs. Mais cedo, a possibilidade de a base governista votar contra orientação do governo levou o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a afirmar que a presidente Dilma Rousseff “não hesitará” em vetar os pontos que estiverem em desacordo com a proposta do Planalto no texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
“Se perder [na votação da emenda], a presidente Dilma não vai hesitar em usar seu direito constitucional [de veto] para impedir que qualquer proposta que anistie desmatadores, que não proteja o meio ambiente, seja aprovada. A presidente Dilma não hesitará em usar suas prerrogativas constitucionais”, avisou Vaccarezza.
No momento da votação da emenda, Vaccarezza irá orientar por sua rejeição. Já o líder do PMDB deve recomendar a aprovação. Segundo Henrique Eduardo Alves, será nesse momento que a base deve aprovar a matéria, contra orientação do governo. "[Cândido] Vaccarezza [líder do governo na Câmara] disse que vai encaminhar decisão contrária (à emenda), mas a posição do PMDB é esta. A democracia é assim. Vamos votar, senão vai parar tudo na Câmara de novo", disse mais cedo o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves.
Diante do evidente racha na base governista, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou que o partido será "solidário" com a posição do governo em relação ao relatório do Código Florestal. Berzoini disse que a bancada fechou questão contra a emenda

Caçapavano é morto em Santa Catarina

Portal rede Catarinense de Rádios

Um empresário gaúcho e Caçapavano foi assassinado na madrugada deste domingo, ás 4h, na frente do filho de oito anos. Roberto Augusto Machado Cidade, de 74 anos, foi alvejado com cerca de cinco tiros, em sua casa de veraneio, no Balneário Passargada, em Passo de Torres. A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses: assassinato encomendado (homicídio) ou latrocínio (roubo seguido de morte).

O delegado Ari José Soto Riba, responsável pela investigação da morte do empresário, ouviu várias testemunhas no dia de ontem. Segundo informações colhidas, pai e filho estavam dormindo no quarto, na parte superior da casa, quando um homem encapuzado e armado com uma pistola automática os acordou exigindo dinheiro. A vítima ao levantar para pegar o dinheiro no bolso da calça reagiu ao assalto, foi quando em luta corporal foi baleado. Três projéteis atingiram a face e dois a barriga.
“A princípio o suspeito entrou em uma das portas do fundo da residência que estava aberta e se deslocou até o quarto onde pai e filho estava dormindo. A vítima era morador de Porto Alegre e estava passando o final de semana em Passo de Torres. Trabalhamos com a possibilidade de latrocínio ou execução encomendada. Ouvi o filho, a ex-esposa, a atual companheira e uma filha. Era considerado um homem calmo, tranquilo sem passagem no meio policial”, diz a autoridade policial.
A vitima tinha negócios em Caçapava do Sul.

Código Florestal deve ser votado hoje

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria, em meio a um impasse entre governo e oposição para um consenso em torno das mudanças do texto do novo Código Florestal, a Câmara deve fazer uma nova tentativa, hoje, de levar a plenário o projeto de lei. Esta será a terceira vez que o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) é colocado na pauta. O uso das Áreas de Preservação Permanente (APPs), um dos principais pontos sem consenso, será decidido no voto. Enquanto o relatório de Rebelo prevê a regulamentação por decreto das atividades em áreas já desmatadas, como quer o governo, a emenda defendida pela oposição pede a legalização do uso dentro de requisitos de utilidade pública, interesse social e de baixo impacto ambiental. Ontem, um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente defendeu o adiamento da votação do Código Florestal. Eles consideram necessário maior tempo para aperfeiçoar a nova legislação.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Antonio Almeida é eleito novo Presidente do PP


Neste sábado, dia 21, a partir das 9 horas, aconteceu na Câmara de Vereadores, a convenção municipal do Partido Progressista (PP) de Caçapava do Sul, para eleição da nova comissão executiva que comandará o Partido pelos próximos dois anos.
Desta forma, o PP apresentou apenas um candidato, que foi o ex-vereador Antonio Almeida, no qual foi eleito pela maioria absoluta dos membros do Diretório que também foi composto após votação de todos os filiados presentes.
Almeida assumiu no lugar de Rosane Abdala, que usou a palavra no encontro para agradecer o apoio que recebeu neste tempo que ficou como Presidente do PP e pediu apoio a nova Comissão Executiva.
Em seu discurso como novo Presidente, o ex-vereador enfatizou a união do partido para as eleições do ano que vem e pediu apoio a sua gestão que comandará a sigla nas negociações para o pleito de 2012.
O evento contou ainda com a presença dos vereadores, Pedro Gaspar, José Sidnei Menezes e Ilson Tondo, além de lideranças locais da sigla. O Presidente do PMDB de Caçapava do Sul, Lucio Moreira e do PDT, Ubiraci Moreira, também prestigiaram a convenção do PP.
Confira abaixo como ficou composta a nova executiva do PP

Presidente: Antonio Almeida
1º Vice Presidente: Paulo Nicola
2º Vice Presidente: Rosane Abdala
Secretária Geral: Ana Denise Tasca
1º Secretária: Zara Silveira
1º Tesoureiro: Nelson Brites
2º Tesoureiro: Valter Moreira

Vogais:
Ivanói da Fontoura Brito
Luciano Machado
Sidnei Martins Soares

domingo, 22 de maio de 2011

Grêmio estréia com derrota no brasileirão. Já o Inter só empata fora de casa

Ambos tentavam apagar na tarde deste domingo as más lembranças remanescentes do fim de semana anterior, quando foram derrotados nas decisões estaduais. Mas apenas o vice-campeão paulista conseguiu. No Estádio Olímpico, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu de virada o Grêmio - vice gaúcho - por 2 a 1, gols de Douglas para os tricolores, e Chicão e Liedson para os corintianos.
Na segunda rodada, as duas equipes voltam a jogar às 16h de domingo, contra os paranaenses da Primeira Divisão. Em Curitiba, o Grêmio visita o Atlético-PR; e em São Paulo o Corinthians recebe o Coritiba.
Já o Inter no sábado ficou no empate em 1 a 1 com o Santos, que atuou com o time reserva.

sábado, 21 de maio de 2011

Urcamp de Caçapava recebe homenagem pelos 25 anos de atividade


Na última sexta-feira, dia 20, a Universidade da Região da Campanha, Campus de Caçapava do Sul, realizou em seu salão nobre um coquetel para convidados, funcionários e Direção do educandário, para comemorar os 25 de atividade da Urcamp em Caçapava do Sul.
Na oportunidade, o ex-Pró-Reitor do campus de Caçapava, professor João de Deus Lopes foi homenageado pela instituição, onde o salão nobre do campus a partir desta data está levando o seu nome. Para selar esta homenagem, o atual Pró-Reitor do Campus, Carlos Almeida, acompanhado da professora Ana Maria Santos, que na oportunidade estava representando a Reitora da Universidade, professora Lia Quintana, fizeram o descerramento de uma placa na entrada do prédio local da Urcamp, onde leva o nome do professor João de Deus Lopes, em comemoração aos 25 anos de fundação do campus local.
Os familiares de Lopes estavam todos presentes no evento, principalmente o ex-comandante Geral da Brigada Militar do Estado, Coronel João Carlos Trindade Lopes.
Já nas comemorações dos 25 anos do campus local da Urcamp, a Presidente da Câmara de Caçapava do Sul, vereadora Rosilda Freitas, entregou uma placa em nome do Poder Legislativo em homenagem ao aniversário da instituição e também pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Caçapava do Sul, principalmente na área educacional. Os vereadores Ilson Tondo, Pedro Gaspar, Josué Lopes e Peter Linhares acompanharam a Presidente nesta homenagem.
No final do encontro, o Pró-Reitor, Carlos Almeida, agradeceu a presença de todos os convidados e funcionários e foi servido um coquetel para comemorar os 25 anos de atividade da Urcamp de Caçapava.

Carlos Cassel recebe a Comenda Charrua



Nesta sexta-feira, dia 20, durante a abertura oficial da XXI Feira do Livro de Caçapava do Sul, no salão paroquial, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão Solene de outorga de Comenda Charrua ao professor e escritor Carlos Cassel. A indicação foi de autoria da Bancada do PMDB.
A Comenda Charrua é a homenagem mais importante que um Caçapavano pode receber. Durante a cerimônia o Vereador Josué Lopes fez o pronunciamento em nome do Poder Legislativo, onde enfatizou a vida de Carlos Cassel e os relevantes serviços prestados a comunidade, principalmente para a literatura caçapavana.
Outro momento importante da sessão, foi a apresentação da Prenda Luana Raquel, em homenagem ao agraciado.
Já em seu pronunciamento, Carlos Cassel agradeceu a honraria recebida e falou dos momentos mais importantes da sua vida e também da Feira do Livro de Caçapava do Sul.
Na oportunidade, além do diploma recebido que outorga a Comenda Charrua, o homenageado terá um quadro com sua foto exposto nas galerias do plenário da Câmara.
Participaram também da abertura oficial do evento e da sessão solene, além da Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas e todos os parlamentares, o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, o jornalista e escritor Walter Galvani e o patrono da feira, José Antonio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado.
No final da festa foi servido um coquetel para todos os convidados.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Câmara irá homenagear o Ex-Prefeito Roberto Machado


Foi protocolado no Plenário da Câmara de Vereadores, no dia 17, uma matéria indicativa de autoria do vereador José Sidnei Menezes (Pirola) para conceder a distinção Medalha Borges de Medeiros ao ex-prefeito de Caçapava do Sul, Roberto Antonio Machado. Esta honraria é concedida pela Câmara de Vereadores a pessoas que prestaram relevantes serviços ao município, destacando-se nas áreas de saúde, política, educação, serviços comunitários, esporte, ação social e outros.
O propositor da matéria, vereador Pirola, justificou a importância de conceder esta homenagem a uma pessoa que foi Prefeito, Vice-Prefeito, Vereador e exercendo o cargo de Presidente do Legislativo Caçapavano em seu mandato. “Nada mais justo do que o reconhecimento a este cidadão pelos seus serviços prestados a esta comunidade, no sentido de sempre procurar contribuir para o desenvolvimento de Caçapava do Sul, sempre se preocupando com os menos favorecidos”, destacou o parlamentar.
A indicação será votada na próxima sessão plenária que acontecerá no dia 30 de maio. Após a aprovação será escolhida a data para a sessão solene.

PP de Caçapava realiza jantar de confraternização


Nesta quinta-feira, dia 19, o Partido Progressista de Caçapava do Sul realizou na churrascaria Center, um jantar de confraternização para seu Diretório Municipal e convidados, com o objetivo de mobilizar os filiados para a Convenção do Partido que ocorre neste sábado, dia 21, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores, para eleição da nova comissão executiva que comandará o PP pelos próximos dois anos.
Durante o encontro, a Presidente da sigla, Rosane Abdala, agradeceu a presença de todos os membros do seu Diretório e mobilizou os filiados para a convenção deste sábado.
Outro ponto importante da reunião, foi as novas filiações, onde 10 pessoas assinaram ficha no PP, todas abonadas pelo Ex-Prefeito, Otomar Vivian.
Para a convenção de sábado, o partido possui até o momento apenas um candidato a Presidente, que é o ex-vereador Antonio Almeida, que usou a palavra no encontro para pedir mobilização de todo o partido para a eleição do diretório e também apoio para os próximos dois anos, principalmente nas eleições municipais de 2012.
O último a falar foi Otomar Vivian, que disse que Caçapava precisa se unir para eleger no próximo ano um projeto moderno e com credibilidade para a cidade, principalmente que saiba cuidar dos principais problemas da comunidade e que tenha moral para representar o seu próprio povo. Vivian pediu também a direção do partido, que não trabalhem para as próximas eleições em cima de um nome, mas sim sobre um projeto que vise somente o bem estar das pessoas.
O evento contou ainda com a presença dos vereadores, Pedro Gaspar, José Sidnei Menezes e Ilson Tondo, além de lideranças locais da sigla.

Parabéns a Rádio Caçapava ao Clube União Caçapavana e a Urcamp

Nesta sexta-feira, dia 20, a Rádio Caçapava completa 60 anos de fundação no Município. A festa de comemoração ocorreu no dia 13 de maio, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teotônia. Desta forma, este blog deixa aqui neste espaço os mais sinceros parabéns a emissora, principalmente pela informação diária com responsabilidade e credibilidade.
Mas nesta data, não podemos esquecer também no Clube União Caçapavana, que completa hoje, sexta-feira, 111 anos de idade, mas o Baile de comemoração ocorre neste sábado.
A Urcamp, campus de Caçapava do Sul, também está de aniversário no dia 20 de maio, onde completa 25 anos de atividades no Município.
Parabéns a todas essas instituições.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Final de semana para conferir a XXI Feira do Livro de Caçapava do Sul

Começa nesta sexta-feira, dia 20, a XXI Feira do Livro de Caçapava do Sul, onde termina somente no dia 29 de maio. O evento será realizado no Salão Paroquial, com os estandes montados sob a responsabilidade de várias entidades, que terão a missão de comercializar os livros dos escritores renomados do Estado e do Brasil, mas principalmente valorizando as obras dos escritores visitantes da Feira.
Nestes 10 dias de festa da literatura, a Feira irá oferecer aos seus visitantes, além dos livros, uma programação intensa de apresentações artísticas, palestras e homenagens.
Toda a comunidade está convidada a comparecer neste grande evento da Cultura caçapavana. A Feira do Livro é organizada pelos alunos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuichi, com a coordenação geral de Pedro Vanolin Macedo.

Votação do novo Código Florestal está marcado para a próxima semana

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria, desta quinta-feira, os líderes de partido acabaram de fechar um acordo para votar na terça-feira (24) o projeto de reforma do Código Florestal (PL 1876/99). Ficou acertado ainda que na próxima semana serão votadas, sem obstrução, as medidas provisórias (MPs) 517/2010 e a 521/2010. Hoje não será votada nenhuma MP.

Segundo o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), até terça o governo vai negociar alguns ajustes no texto com o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Em instantes, os líderes deverão levar o resultado do acordo à presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Racha no PT de Caçapava é de conhecimento Estadual


Na última terça-feira, dia 17, o vereador Toninho do PT e o primeiro suplente da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Luiz Fernando Torres (Boca), estiveram em Porto Alegre representando a ala do partido descontente com o próprio PT de Caçapava e também com a Administração Municipal, para entregar ao Presidente Estadual da sigla, o Deputado Estadual, Raul Pont, o manifesto escrito e assinado pelos descontentes do partido, no qual foi publicado na imprensa local, chamado de carta ao povo caçapavano.
Este manifesto entregue também ao Deputado Estadual, Valdeci Oliveira (PT), ao Presidente da Assembléia Legislativa do RS, Deputado Adão Villa Verde (PT) e o Vice Presidente Estadual do partido, o vereador de Porto Alegre, Carlos Todeschini, relata vários problemas enfrentados pela sigla no município e também cobrando da atual direção do PT, vários pontos que não estão sendo cumpridos conforme o estatuto da entidade.
Nesta carta cobra também das pessoas que estão filiados hoje no partido somente por cargos na Prefeitura e relata o retrocesso da instituição quanto as novas linhas adotadas, onde fala que nos bastidores o Prefeito comanda a sigla e não o Diretório. O manifesto fala também nas prestações de contas do partido que estão atrasadas e da não realização de plenárias para explicar várias ações do PT local. A carta foi entregue ao Presidente do partido em Caçapava do Sul, Fernando Mayora, há cerca de duas semanas.
Segundo o vereador Toninho, este manifesto foi entregue para o Diretório Estadual no sentido de dar conhecimento a sigla do RS, o que está acontecendo em Caçapava, principalmente na Administração Municipal e no Partido. “ Esperamos agora uma atitude forte do PT Estadual quanto as irregularidades que estão acontecendo no PT local”, disse o vereador.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Alfredo Brum é o mais novo Cidadão Caçapavano


Nesta segunda-feira, dia 16, o produtor rural e ex-secretário de município, Alfredo Laureano de Brum Sobrinho, recebeu da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o Título de Cidadão Caçapavano. A indicação foi do vereador Ilson Tondo (PP).
O agraciado é natural da localidade de Bom Retiro, no município de Tupanceretã, mas reside em Caçapava há muitos anos, na região do Durasnal. Brum já foi Secretário de Saúde, Administração e Planejamento do Município, no período em que Jorge Abdala foi Prefeito, e candidato a vereador nas eleições de 2004.
O homenageado além de ser agropecuarista é auditor aposentado da Caixa Econômica Federal, onde exerceu suas funções em diversos municípios do Estado.
Durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Caçapavano, o vereador Ilson Tondo fez o seu pronunciamento em nome do Poder Legislativo e o agraciado usou a palavra para fazer o discurso de agradecimento.
Após o evento, os convidados foram recepcionados para um coquetel no Clube União Caçapavana. .

Projeto de lei normatiza uso dos veículos públicos


Foi aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, na segunda-feira, dia 16, um projeto de lei de autoria do vereador Toninho do PT , que pretende disciplinar o horário dos veículos do poder público municipal, após o expediente normal.
Pelo projeto, fica sendo obrigatória a permanência dos veículos públicos no pátio da Prefeitura, após o expediente diário, nos feriados e finais de semana. Ficando proibido a funcionários permanecerem neste período com os veículos em suas residências, mas e em casos de emergência, o uso das máquinas e carros deverá ter a autorização do executivo municipal.
O veículo destinado ao Gabinete do Prefeito, não fica submetido a este regime, ficando sob responsabilidade do próprio Chefe do Executivo. Não estão incluídas também nesta lei as ambulâncias, pois saem do município e retornam em horários diferentes ao expediente, os veículos que precisam permanecer no interior para continuar o trabalho e os carros da fiscalização, que necessitarem realizar qualquer serviço. Estão liberados deste projeto os veículos que estiverem em serviço, sob autorização da Secretaria responsável.
Segundo o parlamentar, o projeto faz-se necessário, pois alguns veículos da Prefeitura transitam durante finais de semana e feriados e fora do horário de expediente. “O combustível e a manutenção destes carros são pagos com os impostos dos contribuintes, desta forma, nada mais justo que haja essa normatização”, disse o Vereador.
O parlamentar concluiu ainda, informando que a comunidade está cansada de ver funcionários e até mesmos Secretários de Governo transitando com veículos oficiais nos finais de semana e também à noite, realizando compras em Supermercados e em festas particulares. “ Isso precisa terminar”, finaliza Toninho.
O Projeto segue agora para sanção do Prefeito, Zauri Tiaraju de Castro.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Festa dos 60 anos da Rádio Caçapava


Foto: Prefeito Tiaraju, Chefe de Gabinete da Câmara, Flávio Tronco e sua esposa, vereador Peter Linhares e sua esposa e a Presidente do Legislativo, Rosilda Freitas, em momento de descontração durante a festa.

No último final de semana, sexta-feira, dia 13, a Rádio Caçapava realizou a sua festa oficial dos 60 anos de fundação da emissora.
O evento aconteceu no Clube União Caçapavana, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Teotônia, onde animou por mais de uma hora os convidados especiais da emissora, que estavam presentes ao coquetel de comemoração. Antes da apresentação da Orquestra, foi exibido um vídeo mostrando toda a história da Rádio, como os primeiros funcionários e os principais programas que hoje fazem parte deste importante passado.
Estavam presentes no evento, além da direção e funcionários da emissora, o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, o vereador Peter Linhares e a Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas.

Inter é Campeão Gaúcho nos pênaltis


Foto: Lucas Uebel / Vipcomm

Que se dê fim, de maneira definitiva, ao mito falacioso que atribui debilidade técnica ao maior clássico do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, Grêmio e Inter protagonizaram um clássico irresistível. Jogadores qualificados, muitos ataques nas duas áreas, dribles, gols, defesas espetaculares, falhas e indefinição até o último segundo de jogo fizeram do Gre-Nal disputado na tarde deste domingo, no Estádio Olímpico, um dos melhores da história recente desta rivalidade.
No tempo normal, o Inter venceu por 3 a 2. Lúcio abriu o placar para o Grêmio, mas Leandro Damião, Andrezinho e D'Alessandro - de pênalti - viraram o placar. Borges, faltando dez minutos para o fim, marcou o gol tricolor que levou a decisão do Campeonato Gaúcho para os pênaltis.
E nas cobranças o Inter foi melhor, vencendo por 5 a 4. Renan, que havia vacilado feio no segundo gol tricolor, redimiu-se ao fazer três defesas, em chutes de Willian Magrão, Lúcio e Adilson (Douglas, Rochemback, Lins e Rodolfo marcaram). Pelo lado colorado, falharam o artilheiro Damião e Kleber. D'Alessandro, Oscar, Bolatti, Nei e Zé Roberto - que mudou o rumo da partida ao substituir Juan - balançaram a rede e também contribuíram para o 40º título gaúcho do Inter, que aumentou a vantagem sobre o rival (que tem 36).

domingo, 15 de maio de 2011

Quase 80% das mortes no trânsito desde o início do ano são do sexo masculino, aponta Detran-RS

Segundo versão online do Jornal Zero Hora, dados divulgados pelo Detran-RS sobre a violência no trânsito entre os dias 1º de janeiro e oito de maio apontam que das 526 mortes registradas no período, 414 eram do sexo masculino. O número representa 79% do total. Enquanto isso, as vítimas do sexo feminino somam 111 mortes, 21% do total. Segundo o Detran, em uma das mortes não foi possível identificar o sexo da vítima.
Sobre a faixa etária, o levantamento aponta que o maior número de vítimas fatais é de pessoas com idades entre os 18 e 24 anos. São 95 mortes, 18% do total. Em segundo lugar estão os condutores com mais de 60 anos: foram 87 óbitos no período, o que representa 17% do total.
— Os homens são mais imprudentes. Ao contrário das mulheres, eles acreditam que sempre podem ir mais além, seja na ultrapassagem ou no excesso de velocidade — afirma o assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal do Estado, Alessandro Castro.
A cidade mais violenta até agora é Porto Alegre, com 37 mortes. Depois aparecem Santa Maria (13 mortes), Lajeado e Pelotas (12), Caxias do Sul (11) e Canoas (10).

Vias onde ocorrem os acidentes fatais:

— 66% foram em estradas (estaduais e federais)

— 34% em ruas ou avenidas (dentro de cidades).

Sexta-feira, sábado e domingo são os dias mais violentos no trânsito, sendo que os turnos da tarde e da noite registram o maior número de acidentes graves.

Em relação à participação das vítimas nos acidentes:

— 232 condutores ou passageiros de veículos

— 145 condutores ou caroneiros de motos

— 99 pedestres

— 45 ciclistas

— 3 carroceiros

— 2 mortes não identificadas

Sobre o tipo de acidente:

Colisão - 209

Atropelamento - 102

Choque com objeto fixo - 43

Tombamento - 41

Abalroamento (colisão lateral) - 34

Capotagem - 18

Não identificado - 11

Mortes a cada mês no período:

Janeiro: 139

Fevereiro: 113

Março: 115

Abril: 127

Maio (até o dia oito): 32

Foram 526 mortes em 132 dias: média de 4 por dia.
Confira o levantamento feito por Zero Hora dos acidentes com
morte em 2011 no Estado:

Ana Amélia critica 'paternalismo' do Brasil em relação a países do Mercosul


Free shops entram em discussão

A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou nesta sexta-feira (13), o tratamento que o Brasil tem dado aos países do Mercosul, definido por ela como "paternalista". O governo brasileiro, apesar de sofrer restrições comerciais do bloco, observou a senadora, continua com a política de beneficiar os países vizinhos.
Como exemplo, Ana Amélia citou a barreira comercial adotada pela Argentina em relação às máquinas e equipamentos agrícolas brasileiros e a criação de free shops pelo governo uruguaio na fronteira com o Brasil, que prejudicam empresários brasileiros, como afirmou. No entanto, ressaltou, o Congresso Nacional aprovou, nessa quarta-feira (11), o aumento do valor pago pelo Brasil pela energia elétrica excedente da usina de Itaipu.
A senadora citou documento entregue a ela durante a semana pelo prefeito de Maurício Cardoso, Marino Polo (PP), presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, região onde estão instaladas duas empresas que produzem grande parte dos equipamentos agrícolas do país, como tratores e colheitadeiras, e que vem sendo afetada devido à situação.
O material relata a apreensão vivida por conta das dificuldades no setor que gera mais de quatro mil empregos diretos na região na qual estão instaladas mais de 50 empresas fornecedoras de insumos industriais, formando um pólo responsável por toda a dinâmica econômica regional, movimentando, além da indústria metalúrgica, o comércio e os serviços.
Com as restrições adotadas, a Argentina impediu nos últimos meses a entrada de 800 máquinas brasileiras em seu território. Em consequência, mais de 300 trabalhadores dessas indústrias foram demitidos e as empresas já pensam em se transferir para aquele país e passar a concorrer com as empresas brasileiras.
- Esse é apenas mais um caso entre outros tantos que tenho relatado nesta tribuna. As relações com os países do Mercosul precisam deixar de ser paternalistas – cobrou Ana Amélia.

Free shops

A senadora também defendeu a criação de free shops nas cidades de Jaguarão, Quarai, Livramento e outras fronteiriças com o Uruguai. Ana Amélia ressaltou que os comerciantes brasileiros dessas localidades estão falindo por não conseguirem enfrentar a concorrência com os comerciantes uruguaios.
- Precisamos encontrar uma forma que compatibilize para a boa convivência dos dois lados da fronteira que, com esse processo e com essa política adotada pelo governo uruguaio, conseguiu dar àquela região uma mobilidade, uma movimentação e uma atividade econômica muito maior – acrescentou.

Foto: J.Freitas/Agência Senado
Assessoria Senadora

sábado, 14 de maio de 2011

Interiorização do Governo do RS em Santa Maria


Foto: Cláudio Vaz/ Diário de Santa Maria

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria, seria mais uma edição da interiorização do governo do Estado, se não fosse o fato de ser Santa Maria o município escolhido para estar na rota do governador Tarso Genro e de seu secretariado. A vinda do chefe do Executivo estadual vai muito além de mais uma edição dessa política da administração estadual que visa aproximar os gaúchos do poder público. Foi em Santa Maria que o então estudante de direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou sua carreira estudantil e projetou seus primeiros passos na política.
Nascido em São Borja, mas santa-mariense de coração, foi aqui no município que Tarso firmou (e consolidou) suas raízes. Santa Maria sempre foi presente e marcante na vida do petista. Sabedor dessa condição e do compromisso, assumido por ele em muitas oportunidades, que o governador anunciou importantes medidas para a cidade, em obras que totalizarão mais de R$ 140 milhões nos próximos anos.
Na companhia de 21 secretários de Estado, que fizeram do município a sede do governo na sexta, Tarso anunciou obras esperadas pelos santa-marienses. Os principais anúncios foram a duplicação da Faixa Velha de Camobi, a ERS-509 (trecho de 4,3 km), e o repasse de mais de R$ 45 milhões para a obra da tão aguardada rede de esgoto em Camobi. Também foram confirmadas melhorias da Corsan em outros pontos da cidade.
A cifra deverá dar sobrevida à companhia no município. Devido a problemas, tanto o ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT) quanto o atual, Cezar Schirmer (PMDB) ameaçavam romper o contrato com a Corsan e municipalizar os serviços de água e esgoto. A resposta de Tarso pode pôr fim à polêmica, mas o ceticismo persiste.
– Vamos ter de analisar a proposta. É uma sinalização de mudança, porém, os problemas persistem. O grau de decepção é histórico com a Corsan – disse Schirmer, que entregou uma carta com vários pedidos a Tarso, como apoio para a instalação dos polos industrias de saúde e de defesa.
Expectativa frustrada ficou por conta de um grupo de lideranças e moradores da ERS-516, que liga Santa Maria a São Martinho da Serra. A obra de pavimentação de 17,3 quilômetros não foi anunciada. O secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, disse que o projeto da obra, avaliada em R$ 15 milhões, precisa ser reavaliado. Quando um dos manifestantes se levantou para pedir a atenção do governo para a obra, Tarso limitou-se a mandar um “fraterno abraço” ao grupo e a agradecer a vinda deles ao evento, que ocorreu no auditório do Colégio Santa Maria.
Tarso disse que a meta da interiorização não é levar falsas promessas. Ele garantiu que as obras anunciadas serão acompanhadas pelo Piratini.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Unipampa quer se aproximar cada vez mais da comunidade


Na última semana, a Direção da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, campus de Caçapava do Sul, estiveram reunidos com a Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, para apresentarem e pedir apoio na divulgação do projeto do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Turístico de Caçapava (NIDETUR), organizado pela Universidade com o objetivo de aproximar cada vez a comunidade da Unipampa.
Estiveram presentes na reunião, o coordenador Geral do Projeto, o professor de São Borja, João Pereira, a coordenadora local do NIDETUR, Patrícia Ferreira, o Diretor Geral do Campus de Caçapava, Maximilian Frietz e a servidora da Universidade, Renata Miranda.
Este projeto é dividido em cinco grupos de trabalho, cada um estudando e executando tarefas voltadas as principais demandas da comunidade e sobre o desenvolvimento turístico, em cima dos trabalhos profissionalizantes.
O Grupo 01 é sobre Educação para o Turismo, com objetivo de desenvolver junto às escolas uma cultura turística sustentável e socialmente comprometida.
Já o segundo grupo está trabalhando o tema REAVIVAR – Pedro do Segredo, que tem o objetivo de implantação do Parque da Pedra do Segredo, de acordo com a Legislação Municipal nº 1055/99, buscando o uso sustentável desta área.
O terceiro grupo trabalha a Unipampa e o mapa digital do Turismo em Caçapava do Sul, onde esclarece o objetivo de divulgar os pontos de atrações de serviços turísticos do município, via internet.
O Grupo 04 aborda o tema, Qualidade em atender, a importância dos Hotéis e restaurantes para o sucesso do desenvolvimento do turismo em Caçapava do Sul. O objetivo deste tema é instruir os gestores de hotéis e restaurantes, a respeito da importância em manter a excelência na prestação de serviços e oferecer uma estrutura de alta qualidade para os clientes.
Já o quinto é último grupo de trabalho, está debatendo o artesanato, produtos regionais e comércio local, como atrativo para turistas. Este tema tem como objetivo aprimorar o artesanato, comercio local e incentivar a criação e execução de produtos regionais, fazendo com que, tornem-se atrativos e acessíveis aos turistas.
Este Núcleo está acontecendo no próprio prédio da Unipampa em Caçapava e está aberto para a comunidade.
Outro tema debatido na reunião, é a Câmara em parceria com a Universidade realizar um seminário, para divulgar para a população todas atividades da Unipampa e os serviços oferecidos para a comunidade, como trabalhos de extensão e pesquisa.
Segundo o coordenador do projeto, a comunidade precisa usar mais a Universidade, principalmente nesses cursos voltados para as principais demandas da cidade. “ A comunidade precisa nos dizer do que estão precisando, para a partir deste ponto montarmos os cursos adequados, que busquem atingir um objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, nós estamos a disposição dos caçapavanos”, disse o professor João Pereira.

Reunião debate a qualidade da energia elétrica no interior


O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Estado, deputado Chicão Gorski (PP), recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), a visita do vereador de Caçapava do Sul, Ilson Tondo (PP). Na pauta principal do encontro, estava a baixa qualidade de energia elétrica na área rural do município.
Segundo Tondo, as localidades do interior de Caçapava necessitam urgente de um aumento de carga de energia elétrica. “A precariedade de energia dificulta o trabalho dos agricultores familiares. Produtores de leite, por exemplo, estão tendo prejuízos com as constantes quedas de energia”, disse.
Chicão Gorski afirmou que vai solicitar à concessionária AES- Sul, por meio da Comissão de Agricultura, o reforço de energia elétrica na área rural do município. O parlamentar ainda informou que, no próximo dia 30 de maio, a Comissão vai realizar audiência pública para tratar da qualidade de energia elétrica rural. Serão convidados representantes das concessionárias de energia elétrica - CEEE, RGE, AES-Sul, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Fetraf-Sul, ANEEL, Coredes, prefeituras, câmaras de vereadores, secretarias da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e universidades.
Outro ponto debatido na reunião, foi uma maior intervenção da Comissão de Agricultura junto as instituições financeiras do Estado, para a liberação de mais créditos rurais, com juros mais baixos. “ O pequeno e médio agropecuarista precisa de incentivos para poder crescer e movimentar o seu rebanho, mas os juros precisam ser mais baixos”, finaliza o parlamentar.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Votação do Código Florestal é adiada mais uma vez

Segundo versão online do Jornal Zero Hora, alegando falta de quórum regimental, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), adiou mais uma vez a votação do novo Código Florestal no início da madrugada desta quinta-feira. A análise do projeto ficou para a próxima terça-feira.
Eram necessários pelo menos 257 votos para manter a pauta da noite, no entanto, apenas 190 deputados registraram seus votos, sendo que destes, somente cinco foram favoráveis.
Apesar de anunciar um acordo para votar o Código Florestal na noite de quarta-feira, o líder do governo na Câmara, deputado Candido Vacarezza (PT-SP), pediu aos aliados por volta das 23h15min a retirada do projeto da pauta. O projeto havia começado a ser discutido na casa por volta das 9h. O petista justificou que “o governo não votará no escuro”.
O deputado disse que fez o pedido porque somente na última hora o governo tomou conhecimento do texto do destaque que a oposição iria apresentar.
— Esta é uma votação que o governo não fará no escuro. Não iremos para votação para marcar posição e sair daqui sem um texto equilibrado. Só vamos votar o código quando tivermos certeza que o Brasil vencerá. Por isso, pedimos a retirada de pauta (do projeto) e o adiamento da discussão — declarou.
O pedido do governo foi criticado pela oposição. O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) disse que a tentativa de adiar a votação coloca os acordos feitos na Câmara em xeque.
— Os acordos feitos nesta Casa são para valer ou não? Eu, a partir de hoje, passo a duvidar da palavra do Vacarezza. Fechamos um acordo que está sendo descumprido.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Policia Civil faz operação em Caçapava e prende cinco pessoas


Foto: Heron Freitas

Na madrugada desta quarta-feira, dia 11, a Policia Civil de Caçapava do Sul, comandada pela Delegada Fabiane Bitencourt, realizou uma operação para cumprir vários mandados de busca e apreensão e a prisão de cinco suspeitos de tráfico de drogas. A operação foi realizada com o apoio de policias civis de Bagé e Cachoeira do Sul, com um efetivo de aproximadamente 50 servidores. A Brigada Militar também deu apoio a operação.
Todos os mandados foram cumpridos com sucesso, onde cinco pessoas foram presas e também os seus bens que foram adquiridos com o dinheiro do tráfico. Os policiais se dividiram em três equipes, onde prenderam pessoas no centro da cidade, nos bairros e também no interior do município.
Durante a manhã, além dos presos que estavam prestando depoimento na delegacia, vários objetos apreendidos chegavam ao posto policial, como móveis, eletrodomésticos, 9 veículos e utensilios.
No inicio da tarde, a Delegada concedeu uma entrevista coletiva, onde falou sobre o sucesso da operação e da prisão dos cincos suspeitos de tráfico na cidade, além disso, afirmou que essas pessoas fazem parte de uma quadrilha que davam sustentação ao tráfico em Caçapava. A Delegada agradeceu também o apoio disponibilizado pelo efetivo da Policia dos municípios de Bagé e Cachoeira do Sul.
As pessoas detidas foram encaminhadas ao Presídio local, após terem prestado depoimento a Delgada. Estas pessoas estão sendo investigadas pela Policia há bastante tempo, através de testemunhas, denuncias, escutas telefônicas e outros mecanismos encontrados pela Policia para solicitar ao Judiciário o mandado de busca e apreensão e prisão dos envolvidos.
As pessoas detidas foram pegas de surpresa pela operação, onde as primeiras prisões foram feitas por voltas das 6 horas, se estendendo até a metade da manhã.
Este ano é a segunda grande operação da Policia no Município, a primeira ocorreu em conjunto com a Policia Federal, onde prenderam vários traficantes e também bens que foram adquiridos com dinheiro ilícito.
As pessoas presas foram, Laerte Lopes Silveira, Diego Lopes Marques, Alexandre Lopes Marques, Matheus Medeiros Machado e Thiago Marques Comim.

Votação do novo Código Florestal ficou para quarta-feira


Foto: o Deputado Afonso Hamm enviou a informação para o Blog ontem a noite

Após diversas tratativas entre o governo federal, líderes partidários, parlamentares que integram a Comissão da Agricultura e a Frente Parlamentar Agropecuária, ficou definida que a votação do novo Código Florestal - Projeto de Lei nº 1876/99, que tem como relator o deputado Aldo Rebelo, será na quarta-feira, dia 11 de maio. A informação é do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) que participou de diversas reuniões nesta terça-feira.

Conforme o deputado, a partir das 9h de quarta-feira, os parlamentares irão debater e votar o Código Florestal. “Essa é uma das condições mais importante para agricultura brasileira e para o futuro e as condições do meio ambiente, por isso, estamos trabalhando para que haja votação urgente desta matéria”, comenta Hamm ao ressaltar que a discussão em plenário será feita com profundidade com o propósito de viabilizar o setor agrícola e pecuário e oportunizar tranquilidade a quem produz alimentos.

Por Márcia Marinho

Alfredo Brum receberá o Título de Cidadão Caçapavano

Na próxima segunda-feira, dia 16, o produtor rural e ex-secretário de município, Alfredo Laureano de Brum Sobrinho, receberá da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o Título de Cidadão Caçapavano. A indicação é do vereador Ilson Tondo (PP).
O agraciado é natural da localidade de Bom Retiro, no município de Tupanceretã, mas reside em Caçapava há muitos anos, na região do Durasnal. Brum já foi Secretário de Saúde e Administração do Município, no período em que Jorge Abdala foi Prefeito, e candidato a vereador nas eleições de 2004.
O homenageado além de ser agropecuarista é auditor aposentado da Caixa Econômica Federal, onde exerceu suas funções em diversos municípios do Estado.
Durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Caçapavano, o vereador Ilson Tondo fará o seu pronunciamento em nome do Poder Legislativo e o agraciado usará a palavra para fazer o seu discurso de agradecimento.
O evento começará as 19 horas.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prêmio Educação Nutricional de Caçapava do Sul


Professores, direção e alunos da rede pública municipal e estadual estiveram reunidos na última quinta-feira dia 5, para a premiação do “Projeto Educação Nutricional 2010” promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria municipal da Educação e Cultura (SMEC). A solenidade ocorreu às 19 horas, na Câmara de Vereadores, e, teve participação das equipes diretivas, familiares dos alunos e da comunidade escolar para apresentação dos vencedores do projeto desenvolvido durante o ano de 2010.
Esta primeira edição contou com a capacitação de merendeiras e de produtores rurais e do projeto desenvolvido nas escolas onde resultou na premiação de alunos que receberam um certificado e as escolas um troféu. As categorias premiadas foram Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano. O projeto foi realizado nas escolas com orientação da técnica responsável por projetos do departamento de merenda escolar, Lucia Santos, pela nutricionista Cleusa Borba e equipe.
Para o Secretário da Educação Norton Ferreira, “este tipo de ação visa à conscientização dos alunos sobre a importância da nutrição, assim como a relevância da representação dos produtores da agricultura familiar para a aquisição de gêneros alimentícios, que ainda é deficitária, mas que caminha para um novo patamar”.
A nutricionista Cleusa Borba ressaltou sobre o programa federal Alimentação Escolar, que determina a utilização de (no mínimo) 30% dos recursos do FNDE para alimentação escolar, aconteça através da compra de produtos da agricultura familiar. A aquisição de gêneros alimentícios é realizada, sempre que possível, no município, porém apenas 5% são adquiridos de produtores caçapavanos.

por Viviane Ilha - Jornalista

Hospital de Caridade recebe a doação de computador


Nesta terça-feira, dia 10, a Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Rosilda Freitas, acompanhada o vereador Josué Lopes, realizaram a doação de um microcomputador para o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang.
Este sistema de doação de computadores por parte do Legislativo a entidades do município começou no inicio do ano, após o processo licitatório que a Câmara fez para comprar computadores novos, desta forma, as máquinas usadas foram arrumadas e formatadas para serem doadas as entidades. Há cerca de 30 dias a APAE e o CMD receberam os seus computadores e no mês de fevereiro, a Brigada Militar foi contemplada.
A Administradora do Hospital, Maria Helena Amado, foi até o Legislativo para receber a doação representando a instituição. Durante a entrega, a administradora agradeceu ao Legislativo pela iniciativa e informou que o aparelho deve ser usado nas novas reformas que estão sendo feitas na entidade, como o bloco cirúrgico.

Câmara aprova mais de R$ 140 mil em auxílios para entidades

Nesta segunda-feira, dia 09, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul aprovou quatro projetos de lei da Prefeitura, no qual concedeu mais de R$ 140 mil em auxilio financeiro para entidades assistências do município.
Em dois projetos o executivo propõe conceder auxílio financeiro para entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer um valor de R$ 3.500,00, Banco da Amizade o valor de R$ 7.000,00, Associação Caçapavana de Auxílio aos Pobres – ASCAI R$ 12.000,00, Associação Caçapavana de Amparo Social – ACASA R$ 3.000,00 e para Sociedade Caçapavana de Auxílio aos Pobres – SCAP R$ 22.630,00. Já em outra matéria está contemplado também um auxílio financeiro, ao Coral Municipal Caçapavano e a Banda Municipal Dr. Cyro Carlos de Melo no valor de R$15.000,00, para cada um dos grupos.
Em projeto separado está um auxilio no valor de R$ 54 mil, para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçapava do Sul (APAE), e de R$ 9 mil para o transporte dos universitário que estudam em outros municípios como Bagé, São Gabriel e Santa Maria.
A última matéria de ajuda financeira é relativo a XXI Feira do Livro de Caçapava do Sul, que irá receber R$ 15 mil, como forma de incentivo ao evento cultural.
Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Recria de Novilhas

Por Gustavo Ilha

A temporada de feiras de terneiros do estado, que ainda não terminou, já movimentou cerca de trinta milhões de reais com a venda de 43 mil terneiros e terneiras. Aqui no município, a feira de terneiros realizada na última quinta-feria (05/05) comercializou em torno de 1.700 animais com média de preço de R$3,78 por kg. Já a feira de terneiras, que ainda não ocorreu, será realizada no dia 12/05 onde irão a pista 900 fêmeas entre terneiras e vaquilhonas. A recria e a terminação são os destinos dos machos comprados, enquanto que além das opções citadas, a reposição de matrizes é o principal destino das fêmeas comercializadas. No rebanho bovino gaúcho um terço dos animais é ocupado por fêmeas em recria, o que permite considerar esta característica como uma das principais causas responsáveis pela baixa eficiência produtiva dos criatórios, pois matriz em recria é considerada uma categoria de alguma forma improdutiva.
A característica econômica considerada como sendo a mais importante em produção de bovinos de corte é o desempenho reprodutivo, sendo que a eficiência está intimamente relacionada ao desenvolvimento das novilhas após o desmame. Desta forma, o sistema será mais moderno e terá mais retorno quanto menor a idade de acasalamento de suas fêmeas, pois quanto mais cedo entram em reprodução mais Kg de terneiros irão desmamar na sua vida útil. Aqui no estado, com a pastagem nativa constituindo a base da alimentação do rebanho, a baixa produção de forragem durante o inverno compromete o desempenho tornando-se indispensável o uso de técnicas que visam melhorar o aporte nutricional de novilhas e assim diminuir sua idade ao primeiro acasalamento.
Muitas alternativas têm sido estudadas para reduzir a idade do primeiro acasalamento das fêmeas bovinas, sendo a utilização de pastagem cultivada na recria a principal ferramenta utilizada. O uso suplementação também constitui importante ferramenta para que novilhas de qualidade genética expressem seu potencial. De outra forma, melhorar as condições alimentares do rebanho de cria pode ter como consequência o desmame de terneiras mais pesadas que posteriormente necessitarão de menor ganho para atingir o peso ideal para acasalamento, em torno de 65% do peso adulto.
Dependendo do objetivo a ser alcançado, o manejo das pastagens serão realizados para que as fêmeas tenham elevado ganho de peso vivo e sejam acasaladas aos 14 meses, ou para ganhos de peso moderados, com menor oferta de forragem, para que o primeiro acasalamento dessas fêmeas ocorra aos 24 meses. Um sistema alternativo entre o acasalamento aos 14 e aos 24 meses seria o acasalamento de fêmeas aos 18 meses. Assim intensidade de pastejo a ser utilizada na pastagem de inverno deve ser dependente da velocidade de crescimento desejada para as novilhas e neste caso é muito importante o peso no desmame.
Um sistema para ser viável economicamente é necessário que se tenha a compreensão de inúmeros mecanismos relacionados à produção, e ainda a implantação e utilização de tecnologias e práticas de manejo que estimulem o aumento da produtividade. Na recria de fêmeas o produto direto obtido não é comercializado, e o retorno será obtido na venda futura de terneiros. Portanto, investimentos na recria de novilhas exigem planejamento, pois o retorno financeiro é de longo prazo.

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 13

Até a próxima sexta-feira, 13 de maio, idosos, indígenas, gestantes, crianças com idade entre seis meses a dois anos e profissionais da saúde deverão ser imunizados contra a gripe. Este ano, a composição da vacina protege contra dois tipos de gripe sazonal e contra a gripe A (H1N1), que são os três principais vírus em circulação no Hemisfério Sul, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina é a forma de prevenção mais eficaz contra a influenza e suas complicações nestes grupos de maior risco, segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, além de ser gratuita e estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde. A médica reforça o apelo para que aqueles que estão nesses grupos de risco procurem se vacinar o quanto antes.

O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, José Paulo Vasconcellos, alerta que as infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças que comumente afetam as crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos, responsável por 75% dessas infecções. José Paulo afirma que a ampliação da campanha de vacinação para as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos atende a uma solicitação da comunidade científica. "Por meio da vacinação direcionada, pretende-se diminuir o número de internações hospitalares por influenza e pneumonia, os gastos com medicamentos e a redução dos indicadores de mortalidade deste grupo da população", conclui o pediatra.

A única contraindicação formal para a vacina, prevista no Programa Estadual de Imunizações, é para aquelas pessoas com reações alérgicas severas à ingestão de ovo. "Normalmente existem algumas precauções, que não são contraindicações", afirma Marilina Bercini. Ela recomenda ainda que pessoas com doenças agudas e febris, moderadas ou graves, devem adiar a vacinação até a resolução desse quadro clínico.

Este ano, duas entidades médicas, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirs) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul estão recomendando formalmente a vacinação contra o vírus influenza para todas as gestantes e para as crianças de seis meses e menores de dois anos. Segundo o presidente da Sogirgs, Flávio Vieira, ser gestante é considerado um dos fatores de risco para complicações pelo vírus porque no período da gestação o sistema imunológico das mulheres fica ligeiramente enfraquecido, com diminuição da imunidade celular, maior consumo de oxigênio e redução da capacidade residual funcional. "Estes fatores contribuem para que a doença em grávidas seja mais grave", diz Flávio.

As crianças com idade entre seis meses e dois anos serão imunizadas em duas doses, com 30 dias de intervalo. A exceção são os bebês que já receberam em algum momento a vacina sazonal - o que não inclui a vacina contra a gripe A feita no ano passado, que não continha cepa de influenza sazonal. Nesse caso, a criança receberá somente uma dose.

No Rio Grande do Sul, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em 25 de abril, já foram imunizadas 631.062 pessoas, sendo 63.740 crianças; 50.279 trabalhadores de saúde; 25.264 gestantes; 9.311 indígenas e 482.468 idosos. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, atualizados na quarta-feira (4), mais de 30% da população total estimada dos grupos prioritários já foi imunizada. No total, a população gaúcha estimada nos cinco grupos é de cerca de 1,9 milhões de pessoas - aproximadamente 202,7 mil crianças, 128 mil gestantes, 19,6 mil indígenas, 137,7 mil profissionais da Saúde e 1,4 milhão de idosos. A meta é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo.

Palácio Piratini

domingo, 8 de maio de 2011

Grêmio sai na frente na final do Gauchão


Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Não existe vantagem pequena em Gre-Nal, um clássico sem matemática, sem métrica, sem padrões lógicos. Todo privilégio é em tamanho GG, todo direito conquistado vale ouro. Que o digam os tricolores. Superior em boa parte do jogo, o Grêmio é quem leva a tranquilidade para casa depois da vitória de 3 a 2 sobre o Inter, na tarde deste domingo, no Beira-Rio. Os gols do time de Renato Gaúcho foram marcados por Júnior Viçosa (que partida dele!), duas vezes, e Leandro. Andrezinho e Leandro Damião marcaram para o Inter.
Foi justo. O Grêmio foi um time mais sólido do que seu rival, que teve a defesa atrapalhada, o meio embolado, D’Alessandro discreto. Os tricolores tiveram momentos de passeio no Beira-Rio. Trocaram passes com a naturalidade com que respiram. O Inter, insistente, buscou o empate com seu goleador, aos 36 do segundo tempo, mas Viçosa marcou de novo aos 41. Jogaço.
A grande vantagem conquistada pelos visitantes reside no saldo qualificado. Como fez três gols na casa do adversário, o Grêmio tem, além do direito de empatar, o bônus de até poder perder por 1 a 0 e por 2 a 1em casa, no próximo domingo. O Inter busca dois gols de diferença para ser campeão gaúcho.

sábado, 7 de maio de 2011

Projeto pode beneficiar orientadores, supervisores e coordenadores escolares

Foi protocolado na Secretaria Geral da Câmara de Vereadores e está tramitando no Legislativo, um projeto de lei de autoria do vereador Ilson Tondo (PP), que pretende alterar a redação do artigo 27 da Lei Municipal 2231/2008, para incluir parágrafo. A lei trata do fundo de aposentadoria dos funcionários públicos municipais e a modificação trata de uma adequação a lei federal de diretrizes e bases da educação 9.394/1996.
Pela nova redação os professores especialistas em educação, supervisores e orientadores educacionais, bem como os que atuam na direção das escolas, necessitarão do mesmo tempo de serviço, para fins de aposentadoria, que os professores que trabalham exclusivamente em sala de aula, isto é reduzindo em cinco anos de trabalho.
Para o parlamentar, era necessário regularizar esta lei no âmbito municipal e esclarecer também o texto, quanto aos especialista em educação, que são os orientadores e supervisores, que trabalham nas funções de apoio pedagógico nas escolas.
“ Com esta lei vamos igualar o tempo de aposentadoria dos professores com os supervisores, coordenadores e orientadores escolares, este fato já realizado em vários município dos Estado, porque existe uma legislação federal para o caso”, disse o vereador.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

MP denuncia o Prefeito de Caçapava por crime de responsabilidade

O Ministério Público Estadual, através da 4º Câmara Criminal, ofereceu denuncia por crime de responsabilidade contra o Prefeito de Caçapava do Sul, Zauri Tiaraju de Castro, a seu Ex-Secretário da Fazenda e outro servidor.
Esta denuncia foi feita através do relatório final da CPI, formada pela Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul na metade do ano passado, onde investigou três itens: A reforma da Escola Municipal Pedro Correa Marques, a contratação de uma cooperativa de trabalho e a compra de pneus. Todos esses pontos foram investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, através de documentos e oitivas de testemunhas por aproximadamente 90 dias. Com o termino da Comissão, o relatório final foi entregue no Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e 4º Câmara Criminal.
Desta forma, o MP ofereceu a denuncia e o Tribunal de Justiça aceitou, no qual enviou o processo para a comarca de Caçapava do Sul, para ouvirem os envolvidos no processo através de carta precatória. O Mandado foi expedido no dia 27 de abril de 2011.
O Ministério Público enquadrou os denunciados no artigo 514, do Código de Processo Penal, que fala sobre o crime de responsabilidade e também através do Decreto Lei nº 201/1967, que normatiza as responsabilidades dos gestores públicos, sujeito a julgamento pelo Poder Judiciário.
A denuncia foi aceita no dia 03 de março de 2011.
Em entrevista ao Jornal Gazeta de Caçapava desta sexta-feira, dia 06, o Prefeito disse que sua defesa será feita pelo escritório de advocacia Dallagnol, de Porto Alegre. Além disso, Tiaraju afirmou que está tranqüilo quanto ao processo.
Qualquer cidadão pode ter acesso a esses dados através do site do Tribunal de Justiça do Estado.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Racha histórico no PT de Caçapava


Foto: Carta foi entregue ao Presidente do PT, Fernando Mayora

Toda a comunidade sabe que o PT de Caçapava do Sul possui duas alas totalmente diferentes, com pensamentos que discordam da ideologia utilizada por cada uma.
Por um lado o partido do Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, com os seus filiados de confiança e cargos em comissão que também rezam a sua cartilha, mas de outro lado está o vereador Toninho do PT, que rompeu com o governo ainda em 2009, acompanhado do ex-vereador Luiz Fernando Torres (Boca), Nilberto Freitas (Lalala) e a ex-secretária de Ação Social, Rosane Monego, além de outros filiados descontentes com a administração municipal e com as atitudes tomadas pelo Prefeito.
Mas essa divergência tomou proporções gigantescas quando alguns CCs da Prefeitura participaram de uma reunião dos descontentes do PT, com isso, o Prefeito ficou sabendo e acabou exonerando todos eles, por participarem do encontro.
Essa atitude do Chefe do executivo acabou acirrando os ânimos, onde os funcionários demitidos acusam a administração de perseguição política.
Este fato ainda vai gerar muitas noticias, mas acompanhe abaixo uma carta ao povo caçapavano, escrita pela ala descontente do PT. A carta foi entregue para o Presidente Municipal do Partido, Fernando Mayora.


Mensagem ao PT e ao Povo Caçapavano


O Partido dos Trabalhadores construiu sua história engajado nos movimentos sociais e populares, construindo uma alternativa às classes menos favorecidas, lutando pela redemocratização do País, com participação decisiva em momentos históricos, como as Diretas Já. Não foi diferente em Caçapava do Sul, quando surgiu no início dos anos 80. A partir dessa década, passou a demarcar na política local suas posições ideológicas e a sua maneira de fazer política, construída através da participação democrática.
Contribuíram para esse processo diversos militantes, que dedicaram parte de suas vidas na construção partidária e de posição política aos sucessivos governos conservadores que se revezaram no poder.
Em 1992 o PT se apresenta como alternativa para o poder legislativo com dois candidatos. Já em 1996, com a decadência do governo Britto, apresenta seis nomes a Câmara Municipal, tendo Toninho do PT como revelação partidária.
O ano de 2000 marca a consolidação do partido no município,tendo Olívio Dutra como governador do Estado. Paulo Vargas disputa a prefeitura e consolida posição de terceira via, resultando na eleição da primeira bancada do PT na Câmara Municipal. Na eleição de 2004 o PT afirma-se como opção política. Constrói a Frente Popular e lança Lalala ao governo municipal, obtendo crescimento político e eleitoral e defendendo as bandeiras do PT e do governo Lula.


2008: o avanço e o retrocesso

O PT abriu as portas a novos filiados que se propuseram a disputar as eleições, levando como bandeira os compromissos do PT. Entre os novos filiados estava Zauri Tiaraju, atual Prefeito. O crescimento conquistado até aqui, o bom desempenho do governo Lula, as perspectivas de mudança e a insatisfação da mesmisse política local, revesando conservadores e ultra-conservadores no Poder, fizeram o partido conquistar a prefeitura municipal.
Marco histórico na política municipal, que desencadeou uma série de esperanças por parte da população e dos militantes históricos que sempre lutaram por uma Caçapava melhor. O partido elege dois vereadores e constrói um governo com lideranças comprometidas com o desenvolvimento municipal.
O secretariado do primeiro ano, com trabalho e dedicação empolga a população, que passa a acreditar e respaldar as ações do executivo municipal. Citamos aqui os companheiros: Breno Walter (Secretário de Município da Administração), Fátima Jovane Reck (Secretária de Município da Educação e Cultura), Giordano Borba (Secretaria de Município de Planejamento); Luis Fernando Torres – Boca (Secretário Geral de Município ) e Rozane Monego (Secretária de Município de Assistência Social).
Todos esses quadros políticos foram importantes na gestão municipal, sendo que alguns deixaram o governo por vontade própria e outros por discordância com a conduta da atual administração que confinou-se dentro do gabinete do Prefeito , anulando o Partido que apenas tornou-se um defensor acrítico das ações do governo.
Além disso, passou a cercar-se de pessoas que historicamente estiveram ligadas a partidos conservadores, inclusive na direção de partidos adversários, bem como afastado das bandeiras históricas do partido como participação democrática, transparência e probidade no trato com a coisa pública, haja vista a CPI instaurada.
Dentro deste quadro, a atual administração iniciou um processo de rompimentos e isolamentos, rompendo dialogo com os partidos aliados, com sua própria bancada, transformando-se em uma gestão conservadora, sectária e autocrática, à revelia da proposta popular e democrática defendida durante a campanha eleitoral.
Esse tipo de conduta levou a comunidade, representada pelo parlamento, a constituir a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para averiguar supostas irregularidades, cujo relatório foi aprovador por unanimidade, como consequência a constituíção da CPP (Comissão Parlamentar Processante). Esses graves fatos não foram suficientes para reflexão, e nem mudança de conduta do gestor municipal.


Resgatar o PT ideológico. Um compromisso com Caçapava

Desde o PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, membros do atual diretório, muitos dos quais que jamais integraram as fileiras do partido e outros cooptados por meio de cargos públicos, tomaram de assalto a direção do Partido, para legitimarem ações contrárias às suas bandeiras históricas.
A contradição do governo atual, em relação ao projeto defendido pelo Partido dos Trabalhadores, fez com que filiados históricos se reunissem para expressar sua contrariedade à maneira como está sendo conduzido o partido e a administração municipal.
A reunião ocorreu no dia 30 de abril, com a presença de mais de sessenta pessoas, filiados, lideranças estaduais e militantes. Todos com um único objetivo: resgatar a democracia interna e a imagem do PT perante a população caçapavana, recuperando os compromissos históricos do partido, de probidade no trato com a coisa pública, transparência e participação democrática e popular.
Durante esse encontro, foram levantadas como propostas à formação de um Coletivo Político que propõe ao Diretório Municipal as seguintes considerações:

- Que o Diretório Municipal faça prestação de contas da atual gestão;
- Que o PT realize plenárias aberta a todos os filiados, conforme prevê o Estatuto;
- Que o PT realize um Seminário Municipal, aberto a toda comunidade, para discutir os rumos da Administração e esclarecimento sobre as acusações que pesam contra a atual administração, apontadas na CPI.

Caçapava e o PT podem perder uma oportunidade única. Pois para Caçapava, considerando que o PT é governo do Estado e Federal, o fato da administração municipal ter a mesma identificação ideológica é muito importante, uma vez que facilita o trânsito e as reivindicações locais perante as outras esferas governamentais.
Para o PT, o exemplo deixado pela atual administração será justificativa de retorno ao poder de governos conservadores e populistas, os quais já se articulam a partir da insatisfação da comunidade, que é notória.
O Coletivo “Resgatar o PT e o Compromisso com Caçapava”, objetiva através dessas ações, um partido democrático e um governo Popular, em consonância com os governos Tarso e Dilma. Que resgate os nossos compromissos históricos, para Caçapava caminhar junto com o Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo.
Assinam este Manifesto: Toninho do PT, Tibério Bassi de Melo, Giordano Borba Nilberto de Freitas – Lalala, Lucas Machado, Luis Fernando Torres – Boca, Rozane Mônego.

OBS: O coletivo deixa de publicar a lista completa de presença, como era intenção, a fim de preservar companheiros, uma vez que o Prefeito e o Diretório, exoneraram três companheiros que estavam presentes à reunião, ainda que filiados ao próprio partido governante.