quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Balcão Sesc Senac de Caçapava do Sul abre inscrições para cursos técnicos a distância

O Balcão Sesc/Senac Caçapava do Sul está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Transações Imobiliárias e Segurança do Trabalho e Tecnico em Administração na modalidade ensino a distância (EAD) para o primeiro semestre de 2017. Para se candidatar é preciso verificar os pré-requisitos para cada curso no site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.
Os cursos técnicos EAD oferecidos pelo Senac têm em seu currículo a proposta de estudo aliado à prática, bem como o perfil profissional e currículo, considerando as demandas do mercado de trabalho. Por meio da capacitação profissional, os alunos desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, empreendedorismo e respeito pela diversidade e sustentabilidade.
Para estudar a distância, é preciso que o aluno tenha um computador com acesso a internet para cumprir com todas as atividades das aulas. Ainda há um percentual de  carga horária presencial que será realizada no decorrer de cada módulo através de saída de campo, estudo de caso, seminário, pesquisa e palestra conforme o cronograma do Polo presencial.
De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição já concluem a habilitação com um emprego garantido. O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional e é assegurado àqueles que tiverem concluído o curso técnico do Senac e o Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas no Balcão Sesc/Senac Caçapava do Sul (rua XV de Novembro, 267) ou pelo telefone (55) 3281-3706. As inscrições podem ser feitas através do endereço www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/.
Sobre o curso técnico EAD
Na Educação a Distância, o Senac oferece uma metodologia de ensino centrada no aluno com diversos recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem, com orientação e acompanhamento online diário e uma aula presencial mensal, em média. Os benefícios ao estudante que opta por um curso EAD são diversos. Com destaque, estão a flexibilidade nos horários de estudo, o respeito ao ritmo de cada aluno, o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado (organização, pró-atividade e responsabilidade, por exemplo), o menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar a vida profissional ao estudo.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Trânsito na rua 15 de Novembro será bloqueado na quarta e quinta-feira

O Departamento de Trânsito do município comunica que o trânsito de veículos na rua 15 de Novembro será bloqueado na quarta-feira, dia 30 de novembro e na quinta-feira, 1º de dezembro. 
A interrupção é por motivo de segurança dos pedestres, devido a demolição do prédio da antiga Caixa Estadual.
O trecho que será interrompido é entre as esquinas Benjamim Constant e Júlio de Castilhos.

Formatura de quatro cursos do CRAS reúne 46 formandos

Na tarde desta terça-feira, dia 29, aconteceu a entrega dos certificados para as 46 mulhres formandas dos quatro cursos realizados pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS.
A formatura foi no auditório do Instituto Municipal de Educação, para os cursos de Salgados para Festas, Receitas da Vovó, Maturidade Digital e Aperfeiçoamento de Diaristas. O Prefeito Otomar Vivian participou na cerimônia, junto com a Secretária Rosa Vvian, a equipe técnica do CRAS e os familiares das formandas, bem como servidores da Assistência Social.
Os cursos fazem parte do programa de Geração de Renda e Integração, coordenado pelo Professor Fábio Coelho.

Câmara aprova recursos para o grupo de apoio à Brigada Militar

Na manhã desta segunda-feira integrantes do Grupo de Apoio à Brigada Militar, representados por André Pimentel, Aldo Azevedo, Harri Gervásio, Eraldo Vasconsellos, acompanhados pelo Capitão da Brigada Militar, Luiz Mário Kristosch dos Santos, foram recebidos pelos vereadores na sala da presidência do Legislativo Caçapavano. Os membros do grupo fizeram um breve relato das atividades realizadas e o objetivo de criação deste grupo e também falar sobre o Projeto de Lei 4105/2016 que foi aprovado na sessão de ontem e agora vai para sansão do prefeito Otomar Vivian.
O projeto autoriza o Poder Executivo repassar um recurso de R$ 12.000,00 (doze mil reais) ao Grupo de Apoio a Brigada Militar para realização de melhorias nas instalações, manutenção e operacionalidade da Brigada Militar em nosso Município.

O presidente do Legislativo, Caio Casanova comentou durante a reunião que ainda este mês sua equipe fará o levantamento para o fechamento contábil do ano de 2016, e se comprometeu indicar ao Poder Executivo que destine recursos para auxiliar a Brigada Militar de Caçapava do Sul, do valor que será devolvido aos cofres da prefeitura no encerramento do ano.’12

APAE de Caçapava do Sul elegeu nova diretoria nesta segunda-feira

O empresário Luiz Alberto Coradini foi eleito novo presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), juntamente com os demais integrantes da diretoria para o biênio 2017/2019, durante assembléia geral realizada no salão de atos da entidade nesta segunda-feira, dia 28.  
 A reunião teve início com a Prestação de Contas da  diretoria cessante, presidida pelo administrador Roberto Zamberlan, que registrou a atual situação financeira da APAE, que está em dia com as obrigações legais, sem dívidas e com todos os impostos pagos.
A seguir, houve a apresentação da chapa única, eleita por aclamação. Na oportunidade, Luiz Alberto Coradini disse que sua gestão terá como lema “Viver APAE”, buscando cada vez mais o apoio da comunidade. Também agradeceu a todos os colaboradores que se dispuseram a trabalhar juntos em prol da escola especial que atende uma média mensal de 140 alunos de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista.
                   A composição da Diretoria que será empossada no dia 1° de janeiro de 2017 é a seguinte:
Presidente - Luiz Alberto Coradini;
Vice-Presidente - Elton Ragagnin;
1ª Secretária - Marilene Perez Chaves;
2ª Secretária - Gabriela Coradini Abascal;
1ª Tesoureira - Ana Lúcia Costa Fernandes;
2ª Tesoureira - Scheila Bonoto Pereira;
Diretor de Patrimônio - Roberto Zamberlan;
Diretor Social - Osvaldo Carlos Dias;
Conselho Fiscal/titulares - Anderson Albarnaz, Isabel Cristina Saretta Poglia e Lúcia Maria Schimidt;
Conselho Fiscal/suplentes - Adison Aran Nunes Krusser, Ania Dutra e Telmo Dutra Nunes;

Conselho de Administração - Alexandre Nabaes Ferreira, Roque Júnior Filipini, Nizalva Dal Molin, Élcio Anunciação Lobato, Denise dos Santos Pereira, Marluz Lima Teixeira, Elemar Celeste Teixeira da Silveira e Catarina Dias Melo;

Auto Defensores - Diego Alberto Oliveira Alves e Tauane Santos da Rosa.

Fonte: Osvaldo Carlos Dias

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

CRAS da Vila Sul sofre tentativa de arrombamento

A sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila Sul, foi alvo de vandalismo neste final de semana. Ao chegar no local, na manhã desta segunda-feira, 28, a equipe do CRAS encontrou a porta dos fundos da sede arrombada. Também percebeu que uma das janelas foi danificada.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, houve apenas danos materiais e nenhum alimento ou equipamento eletrônico foi levado. Informaram que está sendo providenciada a instalação de câmeras de monitoramento no local para inibir a ação dos vândalos.

Caçapavana é escolhida Embaixatriz do Turismo do RS

A jovem Caçapavana de seis anos, Amália Tavares Valcarenghi, foi escolhida no mês de novembro em Santa Maria, a  Embaixatriz do Turismo do Rio Grande do Sul, onde venceu o concurso.
Amália venceu dois prêmios: Embaixatriz Destaque do Turismo e Embaixatriz do Turismo RS – Internacional.

A Caçapavana será coroada em abril de 2017 e representará o estado no ano que vem na competição nacional, onde a ganhadora representa o Brasil na competição internacional.

Sicredi e município realizam a 1º Mostra do Programa A União Faz a Vida

Na tarde desta segunda-feira, dia 28, aconteceu no auditório do Instituto Municipal de Educação, a 1º Mostra do Programa A União Faz a Vida, que é um projeto realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Caçapava do Sul e o Banco Sicredi.
O projeto está em andamento desde março deste ano, com a participação das Escolas Municipais, Patrício Dias Ferreira, Dagoberto Barcelos e Instituto Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Érica Porto.
O programa tem como objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral das crianças e adolescentes, onde por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
As três escolas levaram para o auditória a exposição de seus trabalhos e no final realizaram uma apresentação da sua idéia desenvolvida durante o programa.

O evento contou com a presença da direção do Sicredi e o Conselho de Administração da Instituição, da Secretária de Cultura e Turismo, Maria Alice Santos, membros do comitê do projeto, professores, alunos e a direção da cada um dos educandários.

Câmara de Vereadores abre Processo Seletivo para seleção de Estagiários

O Poder Legislativo Municipal de Caçapava do Sul abriu nesta sexata-feira, dia 25, Processo Seletivo para Bolsa Estágio (Estagiários) atendendo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado e do Controle Interno do Município. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2016, das 8h às 14h na sede da Câmara Municipal de Vereadores, sito a Rua Barão de Caçapava, 621 – Centro.
O Edital completo do Processo Seletivo, bem como, o Extrato poderão ser acessados no Mural da Câmara Municipal de Vereadores e no Portal do Poder Legislativo www.camaracacapava.rs.gov.br clicando em Transparência e depois Editais.

Equipe de transição participa de reunião com diretoria do FAPS e Administração

A equipe de transição do novo governo, comandada pelo Prefeito eleito Giovani Amestoy e o Vice Luiz Guglielmin, participaram, na manhã desta segunda-feira, dia 28, de uma reunião com a diretoria do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (FAPS).
A reunião foi com o Secretário de Administração, Paulo Douglas e sua equipe, que junto com o FAPS responderam todos os questionamentos do futuro governo. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Caçapavanos no Mundo: Conheça os três alunos que irão para Madrid

A Secretaria de Educação do Município divulgou na tarde desta sexta-feira, dia 25, os três alunos selecionados para o projeto "Caçapanos no Mundo", onde em julho de 2017 irão para Madrid, Capital da Espanha.
O Projeto Caçapavanos no Mundo, é uma parceria entre a empresa Egali e a Prefeitura de Caçapava do Sul, que realiza um intercâmbio estudantil com os melhores alunos da rede municipal de ensino, com uma viagem educativa e cultural para outro Páis. Esta será a quarta etapa do projeto, que já levou estudantes caçapavanos para a Argentina, Chile, Irlanda e em 2017 para Espanha.
A escolha dos alunos é um processo seletivo entre os melhores alunos do oitavo ano da rede municipal, onde uma série de avaliações são feitas e os três mais pontuados neste processo de avaliação são os vencedores e viajarão para Espanha em julho de 2017, quando estiverem no nono ano do ensino fundamental.
Os três alunos vencedores são: Pamela Jandrine Batista Dornelas, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, que ficou em 1º lugar com a nota 82; em 2º lugar ficou  a aluna Raiala Oliveira Iates, da Escola Municipal Dagoberto Barcelos, com a nota 81; já o terceiro escolhido foi a aluna Laísa Maciel Nunes, da Escola Municipal Augusto Vitor Costa, com a nota 79.
Um professores da rede municipal irá acompanhar essas alunos durente as três semanas em Madrid. 

Inauguração do Santuário Nossa das Graças terá procissão luminosa

Na noite deste sábado, dia 26, a Capela Nossa das Graças, na localidade da Picada Nossa Senhora das Graças, interior de Caçapava do Sul, realiza uma caminhada luminosa para a inauguração do novo santuário Nossa Senhora das Graças, construído pelos moradores na região.
O Coordenador do Santuário, Marcos Nottar, informou que a procissão inicia as 19h30min, em direção a capela, onde haverá a missa coordenada pelo Padre Rudinei Lasch.

Feira dos produtor completou 15 de existência em Caçapava do Sul

A tradicional Feira do Produtor que é realizada toda a sexta-feira na cidade, no Largo Farroupilha, completou 15 anos de exsitencia.
A cerimônia de comemoração aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, em frente a Igreja Matriz. Participaram das comemorações, o Prefeito Otomar Vivian, Secretários Municipais, vereadores, representantes da Emater, do STR, SR e dos produtores que realizam a feira toda a semana, bem como a diretoria da Associações dos produtores.
Além da Associação e dos produtores, a organização da feira é também da Secretaria de Assistência Social.

Missa de ação de graças das quintas-feiras completa um ano

Nesta quinta-feira, dia 23, aconteceu mais uma missa de ação de graça em comemoração a um ano da "missa da quinta", da Nossa Senhora da Assunção e Nosso Senhora Desatadora de Nós.
Há um ano a paróquia de Caçapava do Sul iniciou as missas de quinta-feira, sempre as 20h. Em virtude da comemoração, a missa da última quinta foi na rua, em frente a Igreja Matriz, no qual lotou o largo farroupilha, em um encontro histórico.
O padre Rudinei Lasch comandou a cerimônia festiva, na presença de fiéis e de autoridades locais.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Caçapava participa da audiência pública da Votorantim em Bagé

A Votorantim Metais realizou hoje (23/11) audiência pública em Bagé, com a participação de cerca de 700 pessoas, no Ginásio Graciano. Participaram autoridades e lideranças municipais, estaduais, comunidades da região, produtores locais, professores e estudantes de universidades. A atividade foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam, Renato das Chagas, e contou com a presença do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, entre outros.
A empresa apresentou o projeto Caçapava do Sul, primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. Após as apresentações do projeto e do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos. Foram mais de 150 inscrições de cidadãos e entidades representativas, que se manifestaram a respeito do empreendimento. A audiência durou pouco mais de seis horas.
O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fepam desde janeiro. A audiência visa à explanação do projeto e de possíveis dúvidas e de posicionamentos da população. Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/)
Caçapava do Sul estava em Bagé na audiência, representada pelo Prefeito Otomar Vivian, Secretários Municipais, a comunidade das Minas do Camaquã, o Vice Prefeito Ilson Tondo e o Presidente da Câmara, Caio Casanova. A comitiva de Caçapava recebeu muitas vais durante a audiência por se posicionar a favor do empreendimento e as pessoas contrárias da cidade vizinha Bagé vaiavam cada um que se manifestava apoiando o projeto.
O Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), estava na audiência e se posicionou contrário o projeto da Votorantim em Caçapava.

Pinheiro Machado recebe audiência pública da Votorantim

Um público com cerca de 250 pessoas participou de audiência pública da Votorantim Metais, na cidade de Pinheiro Machado, nesta quinta-feira (24/11). Foram mais de 50 inscrições de cidadãos e entidades representativas, que se manifestaram a respeito do empreendimento. A atividade teve uma duração de cinco horas. Foi a quinta audiência pública de apresentação do projeto Caçapava do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul e está em fase de licenciamento ambiental.
Participaram produtores locais, professores e estudantes de universidades. A atividade foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), Renato das Chagas, e contou com a presença do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, entre outros.
Em sua explanação na abertura dos trabalhos, o gerente geral de Exploração Mineral da Votorantim Metais, Lúcio Molinari, destacou a importância da mineração na vida das pessoas. “Os metais são utilizados em tratamento de doenças graves, em aparelhos de raio-x, nos nossos celulares, nos equipamentos eletrônicos, baterias de veículos, entre outros. A sociedade necessita dos metais, que fazem parte do nosso dia a dia”, reforçou.
Após as apresentações do projeto Caçapava do Sul, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos.
O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP). A audiência visa à explanação do projeto e de possíveis dúvidas e de posicionamentos da população. Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/).
As três audiências realizadas nesta semana em Santana da Boa Vista (22/11), Bagé (23/11) e Pinheiro Machado (24/11) contaram com a participação de mais de 1.500 pessoas. Em julho, foram quase 1.600 participantes nas audiências realizadas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul.
Diferenciais do projeto
·         Não utiliza barragens para rejeitos ou água.
·         Sem qualquer tipo de descarte no rio Camaquã.
·         Toda a água utilizada será tratada e reaproveitada.
·         Ênfase na contratação de mão de obra local.
·         Geração de cerca de 1.500 empregos no pico da obra de instalação.
·         Geração de 450 postos fixos de trabalho para a operação.
·         Investimento inicial de R$ 371 milhões, chegando a R$ 451 milhões.

Servidor da Prefeitura é esfaqueado enquanto trabalhava no Bairro Pazinato

O Servidor Público da Prefeitura de Caçapava do Sul, Valdomiro Barcelos Azevedo, foi esfaqueado enquanto trabalhava na tarde desta quinta-feira, na rua Ijuí, Bairro Pazinato.
A rua Ijuí está sendo pavimentada pela Prefeitura com pararelepipido regular, com isso, Valdomiro que é o topógrafo do município estava demarcando com estacas o restante da rua para a patrola fazer a terraplanagem e a empresa seguir o calçamento.
O Servidor carregava com ele uma faca para fazer as pontas das estacas e cravar no chão. Desta forma, Enquanto Valdomiro estava destraído e abaixado colocando a demarcação, um homem avançou sobre o funcionário, tomou a faca e atacou, causando uma perfuração no abdomen de Azevedo.
O colega de Prefeitura que sempre acompanha o Topógrafo empurrou o agressor e socorreu a vítima levando para o Pronto Atendimento do Hospital de Caridade.
Segundo o Secretário de Planejamento, Ibucaçara Miranda, Valdomiro fez os exames necessários e aguarda a deliberação dos médicos para saber os próximos procedimentos. Neste momento ainda está em observação.
O suspeito da tentativa de homícidio foi capturado pela Brigada Militar e também passa por atendimento no Hospital.

Empresa começa a demolição do prédio da antiga Caixa Estadual

Após o processo de leilão do antigo prédio da antiga Caixa Estadual em Caçapava do Sul, que comercializou o imóvel por aproximadamente R$ 1,5 milhão, no qual os recursos foram repartidos entre o Município e o Estado, a empresa responsável pela demolição da edificação que está condenada começou o serviço.

Os Engenheiros do Estado interditaram o prédio por problemas na sua estrutura. Com isso, o Estado fez a doação da edificação para o município, com o objetivo de leiloar o terreno e repartir os recursos. Com isso, todo o processo foi concluído e agora a demolição o cercamento do local é a última etapa antes de entregar para o comprador do terreno.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Encontro Regional de Hip Hop acontece no próximo fim de semana

Grupos de rap, batalhas de rimas, basquete de rua, skate, grafites e performance de DJs integram a programação do 2º Encontro Regional da Identidade Hip Hop, que acontece no próximo final de semana. 
O aquecimento para o evento será sábado, 26, com workshop e palestras com profissionais da área da saúde. No domingo, 27, acontece o encontro com presenças de rappers, artistas plásticos, DJs, dançarinos e jurados para as batalhas de rimas, de Caçapava e região. 
As atividades começam às 8 horas na Pista de Skate Henrique Almeida Correa, próxima ao Forte Dom Pedro II. Caso esteja chovendo no dia, o encontro será transferido para o Centro de Convivência, ao lado da sede dos Escoteiros. 
A entrada no evento é gratuita. Para participar das batalhas de rimas e breaking 1x1, a inscrição é 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo. O material arrecadado com as inscrições será doado para crianças carentes. 
A organização do Encontro Regional de Identidade Hip Hop agradece o apoio das Secretarias de Assistência Social, Turismo, Fazenda e também o CRAS e CREAS. 

Caçapava participa da audiência pública da Votorantim em Santana da Boa Vista

Um público de mais de 600 pessoas lotou a tenda montada em Santana da Boa Vista para realização de audiência pública para apresentação do projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais. O primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), desde janeiro.
A audiência foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fepam, Renato das Chagas, e contou com a presença de autoridades e lideranças municipais de Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Bagé, entre outros, do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, além de moradores da região.
Após as apresentações do projeto e do estudo de impacto ambiental, a Fepam abriu espaço para os questionamentos. Foram mais de 60 inscrições de cidadãos, entidades representativas, que tiveram oportunidade de se manifestar, colocar suas dúvidas e posicionamentos. As manifestações foram em sua maioria relacionados à área ambiental e à geração de emprego e desenvolvimento socioeconômico.
A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental e a companhia já realizou, em julho deste ano, duas audiências públicas (em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul), com a participação de cerca de 1.600 pessoas. O formato e a condução das audiências seguiram a Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre. 
Esta semana ainda ocorrerão mais duas audiências, nas cidades de Bagé (23/11) e de Pinheiro Machado (24/11).
Por Caçapava do Sul estavam presentes o Prefeito Otomar Vivian, o Vice Ilson Tondo, o Prefeito eleito Giovani Amestoy, Secretários Municipais e representantes da comunidade de Minas do Camaquã

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fiscais de trânsito já estão na rua orientando a população

O planejamento de um ano do município de Caçapava do Sul com a implantação dos fiscais de trânsito iniciou nesta segunda-feira, dia 20.
Servidores efetivos que foram nomeados no último concurso público estão na rua orientando a população sobre como funcionará o trânsito no centro a partir do início do trabalho dos fiscais. A Brigada Militar está dando um suporte para os dois funcionários que estão devidamente uniformizados no centro da cidade.
Após a nomeação, os servidores fizeram um treinamento para colocar em prática este serviço, que inclui no momento apenas a área central, podendo ser expandido para outras regiões da cidade se outros funcionários forem nomeados.
A função desses agentes é após o período de orientação, trabalhar junto com a Brigada Militar e a empresa responsável pelo estacionamento rotativo, na organização do trânsito e fiscalizar a área azul, ou seja, a partir de dezembro, os fiscais terão o poder de multar os motoristas infratores e fiscalizar a área azul, tanto o funcionamento da empresa, quanto os motoristas que não tiverem o ticket do estacionamento.

“ Os próximos 15 dias será de orientação aos motoristas e de informar que é preciso pagar o estacionamento rotativo, para não cometer uma infração de trânsito passivo de multa. O estacionamento rotativo existe em Caçapava há 18 meses, tempo suficiente para as pessoas se acostumarem com esta nova realidade necessária no centro”, disse o Diretor de Trânsito João Clésio Pereira.

Prefeitura inaugura o novo Pronto Atendimento em Caçapava do Sul

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Caçapava do Sul inaugurou oficialmente o novo Pronto Atendimento que foi reformado, obedecendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O Pronto Atendimento leva o nome do médico João Manoel Pereira da Rosa, que foi o primeiro médico plantonista do município, na década de 80. A homenagem a João Manoel foi concedida na Câmara de Vereadores, através de um projeto de lei de autoria do Vereador José Sidnei Menezes, que denominou o novo PA, no qual a lei foi sancionada pelo Prefeito Otomar Vivian.
Participaram da inauguração a família do Dr. João Manoel, através do seu filho e também médico João Luiz Pereira da Rosa, a esposa Elza Pereira da Rosa e os netos do homenageado. O Prefeito Otomar Vivian, o Vice Prefeito Ilson Tondo, a Secretária de Saúde Rosane Abdala junto com a direção do Hospital de Caridade e a família de João Manoel fizeram o descerramento da placa de inauguração oficial das novas instalações do PA.
A cerimônia contou ainda com a presença dos vereadores José Sidnei Menezes, Silvio Tondo e o Presidente da Câmara, Caio Casanova, além dos Secretários Municipais, membros da direção do Hospital e o médico Paulo Sérgio Nicola, representando o corpo clínico.
Na sua fala, a Secretária Rosane contou a história desde o fechamento das antigas instalações do PA até a terceirização para o Hospital. “No dia 02 de janeiro de 2013, nós lacramos o antigo Pronto Socorro porque não tinha condições de funcionamento e já possuía um laudo de interdição por parte da Vigilância Sanitária, e terceirizamos o serviço para o Hospital, utilizando a estrutura da entidade até reformar o antigo prédio. Fomos atrás do dinheiro e conseguimos parte dele com o Estado e a Prefeitura colocou o restante, para após 42 meses de burocracia e obras estamos entregando para a comunidade um dos Prontos Atendimentos mais modernos e completos da região”, disse Rosane.
Já o Prefeito Otomar Vivian falou de todas as obras na área de saúde que foram entregues no seu governo, incluindo a reabertura de todos os postos de saúde, a reforma da policlínica, a informatização da saúde, o teleagendamento de consultas, a entrega do cartão Caçapava Saúde, a renovação da frota de veículos, ambulâncias novas, toda a reestruturação da central de regulação, Centro Regional de Oftalmologia, Centro de Traumatologia e o reconhecimento por parte da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, como município que mais evoluiu em Saúde no Estado nos últimos três anos.

A Família do Dr. João Manoel fez um agradecimento pela homenagem e lembraram um pouco da trajetória do médico que foi o primeiro plantonista de Caçapava do Sul. No final os convidados conheceram as novas instalações do PA.

Escola de Educação Infantil Iracema Cidade é arrombada em Caçapava do Sul

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Iracema Cidade, próxima a AES Sul, foi arrombada no último final de semana. 
De acordo com uma das professoras, foram levados eletrônicos como aparelhos de DVD, rádio, televisão e jarra elétrica. Ela também encontrou um estabilizador no pátio da creche, na manhã desta segunda-feira, 21.
Segundo ela, os vândalos arrombaram a báscula da cozinha para entrar na creche. Alimentos foram jogados no chão e algumas caixas de leite foram furtadas. 
A EMEI Iracema Cidade atende atualmente 124 crianças e não tem câmeras de monitoramento

Pedreira é o grande campeão da 1º divisão de campo de Caçapava do Sul

Na tarde deste domingo, dia 20, aconteceu a grande final da 1º divisão do campeonato municipal de futebol de campo. 
Com o Macedão lotado, o Pedreira venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e se consagrou campeão da competição. No primeiro semestre ocorreu o campeonato da 2º divisão, já neste segundo semestre o CMD organizou o campeonato de veteranos e a 1º divisão, encerrando calendário esportivo 2016.
Os dois gols do Pedreira saíram no segundo tempo, no final do jogo. Após o término da partida, as autoridades e os membros do CMD realizaram a entrega da premiação para as duas equipes.
O Prefeito Otomar Vivian entregou o trófeu para o time campeão, Pedreira

domingo, 20 de novembro de 2016

Caçapava do Sul realiza a segunda edição do Geo Dia

Com o objetivo de comemorar oficialmente a escolha de Caçapava do Sul como Capital Gaúcha da Geodiversidade, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal do Pampa e a Prefeitura em parceria com a Unipampa organizaram neste sábado, dia 19, a 2º edição do “ Geo Dia”, que inclui visita nos pontos turísticos do município como Pedra do Segredo, Guaritas, Minas do Camaquã e Forte Dom Pedro II.
A concentração dos estudantes iniciou as 9h, na Praça da Matriz, onde excursões saíram para os locais mais distantes, na parte da tarde. 
Além da visita aos pontos turísticos, o “Geo Dia” teve exposição fotográfica, mostra de rochas, oficinas  e exposição na praça durante todo o dia
O Prefeito Otomar Vivian, a Secretária de Turismo Maria Alice dos Santos e da Educação, Maureli Lopes, estiveram no local para o início das atividades, acompanhados de um dos idealizadores do Geo Dia, o professor André Borba.

Município inaugura a nova pista de skate com campeonato regional

Na tarde deste sábado, dia 19, a Prefeitura de Caçapava do Sul entregou oficialmente a nova pista de skate para a comunidade de Caçapava do Sul, em uma cerimônia de inauguração que teve campeonato regional de skate.
A nova pista leva o nome do esportista, Henrique Almeida Correa, homenagem realizada pelo Poder Público através de uma lei municipal de autoria do Vereador José Sidnei Menezes (Pirola), em acordo com a Secretaria de Assistência Social, que coordenou junto com a Secretaria de Planejamento a construção da nova pista.
A família de Henrique foi representada pelo seu avô, professor Joaquim Almeida, que junto com o Prefeito Otomar Vivian, o vereador Pirola e a Secretária Rosa Vivian, fizeram o descerramento da placa de inauguração da nova pista de skate, levando o nome de Henrique Almeida Correa.
Na sequencia da cerimônia de inauguração, foi realizado um torneio regional de skate no local, no qual os organizadores denominaram de "Skate no Forte". O evento foi até o final da tarde e atraiu um grande público.


sábado, 19 de novembro de 2016

Baile de Debutantes do Clube União Caçapavana acontece neste sábado

O Baile de Debutantes do Clube União Caçapavana é o evento que abrilhantará este final de semana a nossa região. Acontecerá neste sábado dia 19 de novembro.
Na ocasião serão apresentadas 11 debutantes a sociedade, onde este evento destaca-se por ser um baile tradicional de gala e familiar. O Baile terá a animação de Havaii Banda Show.

Segundo a Diretoria do Clube, este baile já possui presença garantida de muitas pessoas de fora do município convidadas das debutantes, familiares, sócios e empresas patrocinadoras, onde restam pouquíssimas mesas disponíveis. O não sócio poderá adquirir na secretaria do Clube seu convite a um valor de R$ 40,00.
A secretaria do evento estará aberta em horário especial durante o sábado. Manhã das 10h as 12h, a tarde das 14h as 17h e durante a noite à partir das 22 horas


Importante destacar que só será permitida a entrada de pessoas devidamente trajada de Gala.

Saiba quem são os vencedores do 24º FEMUC de Caçapava Sul

Nesta sexta-feira, dia 18, aconteceu a grande final do 24º FEMUC, que leva ao palco estudantes de toda a rede de ensino de Caçapava do Sul, nas categorias Infantil, Mirim e Juvenil.
Os jurados do evento foram: Mano Paz, Everton Brasil, Dayson Melo, Paulo Camargo, Paulo Bruno Garcia e Diego Ribas. o evento é organizado pela Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.
Confira o resultado final do FEMUC, com a sua premiação nas categorias:
Infantil
1º lugar -  Estela Marques da Silva
2º lugar -  Glauber Brito Filho
3º lugar - Romário Pereira da Silva

Juvenil
1º lugar -  Miqueias Oliveira Valejo
2º lugar - Joana Guidotti
3º lugar Marcele Carvalho
05 Nathany Madrid Marques

Mirim
3º lugar -  Caroline Correa da Silva
2º lugar -  Maria Eduarda Castro
1º lugar -  Nathalia de Melo  

Destaque Masculino -  Miqueias Oliveira Valejo
Destaque Feminino -  Nathany Madrid Marques

Em jogo eletrizante, New Games é campeão da 1º divisão de futsal

New Games e Freitas fizeram a grande final do Campeonato Municipal da 1º divisão de futsal. A final foi disputada em dois jogos, o primeiro foi na segunda-feira, dia 14, e o segundo e decisivo jogo foi nesta sexta-feira, dia 18, no Melão.
O New Games venceu a primeira partida por 6 a 4, com isso, jogava pelo empate no jogo de volta. Em uma partida eletrizante, as duas equipes ficaram no empate em 4 a 4, no qual consagrou o New Games como campeão da 1º divisão.

O goleador da competição foi Diego Longary com 23 gols. Já a defesa menos vazada foi do New Games, com 28 gols sofridos.

Deputado e Prefeito acertam a entrega oficial da Creche da Vila Henriques

Na tarde desta sexta-feira, dia 18, o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, esteve em Caçapava do Sul para uma reunião com o Prefeito Otomar Vivian e sua equipe de trabalho.
Uma das pautas do encontro, foi a data de inauguração da Creche da Vila Henriques, que será entregue pelo Poder Público a comunidade no mês de dezembro, após a conclusão total de suas obras.
O Deputado foi em 2007 o responsável pela liberação dos recursos para a construção da Creche, mas por vários problemas e após anos de obras paradas, a construção foi retomada em 2015 pela Prefeitura, onde a execução está sendo feita por funcionários da prefeitura e a sua conclusão está prevista para metade de dezembro de 2016.
Com isso, o Deputado deve retornar ao Município entre os dias 16 e 17 de dezembro, para a inauguração e entrega final da obra, que vai atender cerca de 200 crianças.
Heinze esclareceu também os novos rumos que o Ministério da Educação está tomando para ajudar os municípios na construção de mais Creches, com isso, o município vai tentar junto ao FNDE uma repactuação para a construção da Creche da Promorar, onde a empresa venceu uma licitação nacional e abandonou mais de 2 mil Creches em todo o País.
A Olivicultura também fez parte da pauta da reunião. Participaram do encontro o Vereador Silvio Tondo, os Secretários Ibucaçara Miranda e Maureli Lopes, além do Secretário Adjunto da Agropecuária, Marcelo Cunha.


Feira do produtor completa 15 anos em Caçapava do Sul

A tradicional Feira do Produtor que é realizada toda a sexta-feira na cidade, no Largo Farroupilha, está completando 15 anos de existencia.
A cerimônia de comemoração acontece no dia 25 de novembro, sexta-feira, em frente a Igreja Matriz. O Presidente da Comissão da Feira do Produtor, Adelson Dias, esteve no Gabinete do Prefeito Otomar Vivian, para convidar o Chefe do Executivo a participar das comemorações de aniversário da Feira.
A Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, participou da reunião e irá comparecer no evento

Entidades e autoridades se mobilizam para as audiências da Votorantim

Na noite desta quinta-feira, dia 17, entidades de classe de Caçapava do Sul e empresários locais mobilizados pela Associação Comercial e Industrial se reuniram com o Prefeito Otomar Vivian e o Vice Prefeito eleito Luiz Carlos Guglielmin, para iniciar a mobilização do município no comparecimento as audiências públicas da Votorantim nas cidades vizinhas.
As lideranças de Caçapava do Sul confirmaram presença em Santana da Boa Vista no dia 22 de novembro, dia 23 em Bagé e 24 na cidade de Pinheiro Machado. O encontro definiu a estratégia da participação de Caçapava do Sul que defende a implantação do projeto.
“Nós respeitamos todas as manifestações contrárias a instalação da Votorantim, mas confiamos na FEPAM e também acreditamos que o projeto será um divisor de águas para Caçapava, no seu desenvolvimento”, enfatizou Otomar.

O projeto também tem o apoio da futura gestão, onde na reunião o Vice Prefeito eleito Luiz Carlos Guglielmin participou da reunião representando o Prefeito eleito, Giovani Amestoy, que também defende a implantação da Votorantim.

Município cria petição de apoio ao Projeto Caçapava do Sul da Votorantim

O município juntamente com empresários e pesquisadores está promovendo uma mobilização de apoio ao Projeto Caçapava do Sul da Votorantim.
Após uma reunião realizada na quinta-feira, 17, na Associação Comercial e Industrial, o prefeito Otomar Vivian e o vice-prefeito eleito Luiz Carlos Guglielmin, convidaram toda a comunidade para participar das audiências públicas que serão realizadas em Santana da Boa Vista (22), Bagé (23) e Pinheiro Machado (24).
Para defender a implantação do projeto através de manifestações públicas, o município criou uma petição online e vai disponibilizar ônibus para os municípios onde ocorrerão as audiências.
A petição pode ser acessada pelo Facebook da Prefeitura e pelo link: http://bit.ly/2g2QfO8
Texto da petição
Eu apoio a instalação da Votorantim Metais Holding, nas Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. A empresa, que há 8 anos faz pesquisas e investe mais de R$ 322 milhões na região, estima extrair uma reserva de 29 milhões de toneladas entre chumbo, zinco e cobre nos próximos 25 anos.
Trata& 8208;se do 1º empreendimento da Votorantim no estado e deve gerar 1.000 empregos na fase de instalação e em torno de 500 vagas na fase de operação, com o uso de mão de obra local, sendo que para cada emprego direto, outros oito indiretos serão criados.
Além da geração de empregos, Caçapava será beneficiada com a arrecadação de impostos como CFEM, ICMS e ISS, cujo valor expressivo ajudará o município a se desenvolver.
A empresa está tomando os devidos cuidados para reduzir os impactos ambientais como exemplo, a pilha de rejeito a seco, seguindo o case de sucesso no Peru e a recirculação de 100% da água que será captada inicialmente no Rio Camaquã, sem descartes no meio ambiente.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

New Games vence o Freitas no primeiro jogo da final da 1º divisão de futsal

Nesta segunda-feira dia 14, foi realizada a primeira partida da final do campeonato muncipal de futsal, 1º divisão, com a vitória do New Games por 06 x 04 sobre o Freitas.
O jogo decisivo será nesta-sexta-feira dia 18, onde a equipe do New Games/Liquigás joga pelo empate no tempo normal. Em caso de derrota a vantagem na prorrogação passa para a equipe do Freitas que obteve melhor campanha durante o campeonato. 
Em 2016 o CMD organizou a final do campeonato da 1º divisão de futsal em dois jogos, ambos no Ginásio de Esportes "Melão", contanto apenas os pontos da partida, sem saldo de gols.
Antecedendo a final, foi realizada também na segunda-feira uma partida amistosa entre as equipes femininas do Real Minas x Unipampa  com a vitória do Real Minas por 05 x 03.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Caçapavano sofre acidente na BR 392 em São Sepé

Um acidente na tarde desta quarta-feira, 16 de novembro, por volta das 17h, deixou ferido Guilherme Peripóli dos Santos, natural de Caçapava do Sul.
Ele dirigia o Fiesta placas IRV 6854, de Caçapava do Sul,  quando, próximo à propriedade de Vitélio Zago, BR-392, em São Sepé, o carro acabou saindo da pista e capotando.
Guilherme foi socorrido pelo SAMU e levado para atendimento no Hospital Santo Antônio, onde está em observação.

Câmara fará sessão em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Vinte de novembro é o Dia da Consciência Negra, data marcada pela homenagem a Zumbi dos Palmares e representa a luta pelos direitos da população negra. Na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19h, a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul irá realizar um Grande Expediente Especial nas dependências do Clube Recreativo Harmonia.
De acordo com a presidente da entidade, Catia Cilene Morais, foi lançada a proposta para o legislativo caçapavano para a realização de uma sessão especial durante o mês da Consciência Negra, inclusive como uma maneira de resgatar as raízes do Clube que comemorou 45 anos no mês de setembro. No arquivo, uma reportagem da Revista Sentinela que contava a história da fundação do clube, com uma foto da primeira diretoria, com o texto: “67 ‘morenos’ se reuniram na Câmara de Vereadores, em 9 de setembro de 1971, para homologar a fundação desse espaço”.“Nos anos 70, foi algo inédito, e mais, essas pessoas tinham sonhos, arregaçaram as mangas e trabalharam muito para erguer essa sociedade e compor o seu quadro social”, destacou Catia.
O presidente da Câmara, Caio Casanova aceitou a proposta da presidente do Clube, ressaltando a importância da participação do Legislativo Caçapavano em eventos deste porte, que resgatam a história e a luta do povo caçapavano, desenvolvendo a cultura local.

Após o Grande Expediente, a ordem do dia terá sequência com a votação de projetos e proposições dos vereadores.

Pista de skate receberá o nome de Henrique de Almeida Correa

Foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira, 16 de novembro, um Projeto de Lei de origem Legislativa que denomina a pista de skate: Henrique de Almeida Correa.

A proposta foi apresentada pelo vereador José Sidnei Menezes – Pirola (PP), com o objetivo de homenagear o jovem que era apaixonado por esportes radicais, principalmente pelo skate. Um praticante e incentivador, que, junto com alguns amigos idealizou uma pista para a prática do esporte. “Descontraído e com uma alegria contagiante, Henrique fez muitos amigos e viveu intensamente, deixando boas lembranças a todos que conviveram com ele”, afirma o vereador. Henrique faleceu em um acidente de trânsito no dia 2 de setembro de 2014, na Br-392.

Audiências públicas do projeto Caçapava do Sul serão na próxima semana

A Votorantim Metais Holding (VMH) realizará na semana que vem três audiências públicas para apresentação do projeto Caçapava do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam). Nos eventos que ocorrerão na terça-feira (22/11) em Santana da Boa Vista, na quarta-feira (23/11) em Bagé e na quinta-feira (24/11) em Pinheiro Machado, os interessados podem conhecer o empreendimento e esclarecer suas possíveis dúvidas.
As cidades de Santana da Boa Vista e de Pinheiro Machado tiveram seus endereços alterados para melhor acomodação e segurança do público. As datas e horários permanecem os mesmos: nos dias 22, 23 e 24, a partir das 9 horas. Em Santana da Boa Vista (22/11), será no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, sem número. Já em Pinheiro Machado (24/11), será no Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, 702. Em Bagé (23/11), o evento permanece no Ginásio Graciano.
O projeto Caçapa do Sul é o primeiro empreendimento da VMH no Rio Grande do Sul. Além de reunir as mais modernas práticas ambientais, será o primeiro do Brasil sem a utilização de barragens para rejeitos ou água. Não haverá qualquer tipo de descarte de rejeitos no rio Camaquã. Toda a água utilizada será tratada e reaproveitada.
O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental e a companhia já realizou, em julho deste ano, duas audiências públicas (em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul), com a participação de cerca de 1.600 pessoas.
O formato e a condução das audiências seguirão a Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre.  Os interessados podem registrar questionamentos até a véspera da data das audiências, conforme os horários das prefeituras locais, para que sejam respondidos durante os encontros.
Verifique os locais das audiências e participe:
22/11, 9 horas, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, s/nº, em Santana da Boa Vista (alterado local)
23/11, 9 horas, no Ginásio Graciano, na Rua Barão do Amazonas, nº 50, em Bagé 
24/11, 9 horas, no Campo do Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, nº 702, em Pinheiro Machado (alterado local)
Fonte: Comunicasul.com.br