
Na primeira parte da cerimônia, a empresa apresentou um vídeo institucional que demonstrou o trabalho que é desenvolvido pela Tecnoplanta e agora também a empresa Tecnolivas. Na sequência, Marchetti falou do cultivo desta fruta, da importância dela para a economia a partir deste marco e a capacidade de produção da máquina que pode chegar a 900 kg de azeitona por hora. O empresário relatou ainda o apoio do Poder Público nesta iniciativa e enfatizou as primeiras pessoas que acreditaram no cultivo da Oliva. O investimento na indústria foi de aproximadamente R$ 4 milhões e foi construída em 64 dias.
Logo após, o Prefeito Otomar Vivian usou a palavra para agradecer aos investidores e o apoio do Governo do Estado neste cultivo, além de mencionar o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agropecuária e exaltou um convênio que foi assinado em Bagé na última semana, que é para troca de tecnologias com a Itália, visando a colheita da oliva. No final do seu discurso, o Prefeito entregou um oficio ao Secretário da Agricultura do Estado, solicitando uma redução no ICMS para os produtores de azeitona, como forma de incentivo ao investimento.
Na seqüência o Secretário Mainardi usou da palavra para falar da produção de oliva em todo o Estado e a sua capacidade de investimento que vem aumentando a cada ano, além disso, o Secretário mencionou que Caçapava hoje é o maior cultivador da fruta, em relação a hectares plantadas, e com a indústria funcionando a todo vapor, a produção tende a aumentar cada vez mais.
Após os discursos, o artista nativista renomado, Renato Borghetti, subiu ao palco para tocar o hino riograndense.
No final da cerimônia, as autoridades fizeram o descerramento de uma placa de inauguração da indústria e se deslocaram até o pomar da empresa, para efetivarem a abertura oficial da colheita, utilizando tecnologias especificas para a colheita da azeitona. Na volta do pomar, as autoridades visitaram a parte interna da indústria e acompanharam de perto como é feito todo o processo da fabricação do azeite, com a máquina funcionando.
Os empresários realizaram no final uma distribuição gratuita de mudas de oliveiras e também de azeite de oliva, produzido já na indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário