terça-feira, 24 de outubro de 2017

VÍDEO: Homenagem especial ao aniversário de Caçapava do Sul

Por Farrapo
Caçapava do Sul completa 186 anos nesta quarta-feira, 25 de outubro. Sua existência é moldada desde que era aldeia. Tornou-se Vila em 1831 e evoluiu para cidade em 1885.
Foi 2ª Capital Farroupilha, recebeu o Imperador Dom Pedro II e de um dos pontos mais altos, foi erguido um forte para resguardar o território diante da guerra contra Oribe e Rosas.
Depois de Capital Farroupilha, também se tornou referência pela extração de cobre e outros minérios. Destino de aventureiros e amantes da natureza, diante das belezas naturais. Região com quatro estações bem definidas, sendo que reza o ditado popular, apenas duas: inverno e estação rodoviária.
Por aqui existem lendas: da Pedra do Segredo, da Fonte do Mato, Queima Chapéu e tantas outras. Estudos de Ufologia e Geologia, na cidade e nas Minas do Camaquã.
A economia é marcada pela agropecuária, que tem como reflexo a Expofeira do município, realizada há mais de 80 anos de forma ininterrupta.
Com um patrimônio histórico materializado em edificações, atrai turistas de diferentes lugares e inspira os próprios moradores. Na política e no esporte, ganha destaque através de diferentes gerações, assim como na parte musical e artística.
A Caçapava de hoje tem instituições de todos os níveis de ensino. Culmina com a Unipampa, universidade federal pública, com diversos cursos de graduação e pós-graduação. 
A Caçapava de hoje tem um comércio forte, indústrias com foco na extração de calcário na região das Caieiras e uma comunidade que sonha com mais desenvolvimento, seja no turismo ou com a retomada da mineração. 
Ao futuro ninguém sabe, mas vale o orgulho desta terra referenciado pela escritora caçapavana Anna Zoé Cavalheiro ao som de uma versão inédita da música Portal das Belezas do Pampa. 
Tradutora do cotidiano, assim como a escritora Maria Augusta Silveira Alves, Anna Zoé narra uma mensagem especial para a cidade, sob um olhar marcante, proporcionado pela TV Farrapo. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário