quarta-feira, 26 de junho de 2019

MP vai instaurar inquérito para apurar denúncias envolvendo o Passinho da Aldeia

Fonte: Farrapo.rs
Um problema com a tubulação da rede pluvial no Passinho da Aldeia, que envolve desapropriação de uma casa, voltou a ser abordado recentemente. Isto porque a vereadora Márcia Gervásio e o prefeito Giovani Amestoy publicaram vídeos nas redes sociais abordando o tema nos últimos dias. 

O caso foi parar no Ministério Público que recebeu documentos da vereadora com a suposta denúncia, e do prefeito, que considera se tratar de calúnias. 

A suposta denúncia se refere à conduta do gestor em relação às tratativas com alguns moradores do Passinho da Aldeia para desapropriação de uma casa. 

A partir de agora vai ser instaurado um inquérito civil na Promotoria para verificar se houve, ou não, ato de improbidade administrativa do prefeito, conforme informou o Promotor de Justiça, Diogo Taborda.


Desdobramento na Câmara

O Prefeito esteve na Câmara nesta terça-feira, dia 25, para usar a tribuna livre durante a sessão e dar a sua versão sobre as denúncias. A sessão teve a presença dos moradores que fizeram a denúncia, tanto através do vídeo nas redes sociais, quanto judicial. Eles assistiram à manifestação do prefeito na Tribuna Livre, onde o gestor disse que vai se defender judicialmente. 

Na manhã desta quarta-feira, 26, os vereadores farão uma reunião para decidirem qual os procedimentos a serem tomados para investigar o caso, já que agora está de conhecimento oficial do Legislativo. A Câmara poderá deliberar uma Comissão Especial para ouvir os envolvidos ou abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a conduta do Gestor neste caso. 

O resultado da reunião da Câmara deve ser divulgado na tarde da quarta-feira.


Vídeos

Para conferir o vídeo publicado pela vereadora Márcia Gervásio, clique aqui.

Para conferir o vídeo publicado pelo prefeito Giovani Amestoy, clique aqui.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo prefeito:

Prefeito faz uso de Tribuna Livre e entrega à Câmara cópia de B.Os e Ofício destinado à Promotoria contra vídeo de calúnia, injúria e difamação divulgado por Vereadora

O Prefeito Giovani Amestoy (PDT) entrou com Ofício 2012|2019 do Executivo Municipal, solicitando o uso da Tribuna Livre na Sessão desta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, para  prestar esclarecimentos a respeito de um vídeo postado nas redes sociais na última sexta (21) pela vereadora Márcia Gervásio (PDT) em que a edil faz acusações em relação ao gestor no caso das obras do Passinho da Aldeia.
Acompanhado do Procurador do Município, Luiz Pinto Torres, do advogado e servidor municipal Rafael Milani e da Engenheira Helme Santana, o Prefeito leu uma carta de repúdio às acusações inverídicas da vereadora. (Segue anexo imagem da carta lida pelo Prefeito na Tribuna Livre).
O Prefeito Giovani, logo após o uso da Tribuna, entregou ao Presidente da Câmara, Vereador Silvio Tolfo Tondo, e ao líder do Governo, Paulo Pereira, cópias dos Boletins de Ocorrência registrados por calúnia, injúria e Difamação (registros de nº1579|2019|152211 e 1541|2019|152211), em relação ao conteúdo dos vídeos publicados pela Vereadora e os Ofícios 2009|2019 e 2010|2019, datados de 19 e 25 de Junho, respectivamente, Protocolados na Promotoria de Justiça de Caçapava do Sul. Ele finalizou dizendo que “aguarda que a Justiça seja feita e a verdade sobre os fatos sejam de utilidade pública e de acesso a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário