terça-feira, 4 de abril de 2023

Comitiva vai a Brasília em busca de apoio do governo para ações na cidade e região


 Uma comitiva de lideranças de Caçapava do Sul embarca segunda-feira, 10, para Brasília, onde terão quatro dias de agenda intensa no Congresso Nacional e Governo Federal. O grupo é composto pelo prefeito Giovani Amestoy, Giordano Borba (ex Secretário de Planejamento e Captação de Recursos e organizador da comitiva), Eraldo Vasconcelos (ACIC), Rosane Abdalla (OLISUL), Renato Fernandes (IBRAOLIVA), José Rojas (Diretor Geral do Campus Unipampa Caçapava /Geoparque) Ignácio Lemos (produtor da Festa Nacional do Azeite de Oliva) e Carlos Cavalheiro (SindCalc). 

Na terça-feira, 4, foi realizada a última reunião do grupo, para ajustar os detalhes da viagem que acontece de 10 a 14 de abril. O diretor da Câmara de Vereadores, Dilvane Loreto, representando o presidente do Legislativo, também participou do encontro e deverá indicar um vereador para acompanhar a comitiva, que será Mariano Teixeira.

O objetivo é levar ao Governo Federal uma pauta comum da sociedade caçapavana, representada pelos diversos segmentos sociais e econômicos da cidade, com ênfase no desenvolvimento econômico, turístico, social, industrial e cultural. É um esforço conjunto entre o poder público, sociedade civil e a iniciativa privada para a realização de ações que possibilitem concretizar as aspirações e as potencialidades do município. 

Giordano Borba foi o responsável por articular essa agenda estratégica na Esplanada dos Ministérios. A comitiva será ciceroneada pelo ministro da Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta. 

 “Serão quatro dias de agendas intensas, uma demonstração de que conseguimos sensibilizar as autoridades federais sobre a importância geográfica turística e cultural que Caçapava possui”, diz. Ele destaca a importância da viagem e o esforço realizado para construir uma pauta coletiva organizada e conjunta das demandas locais e regionais, independente de partidos e posições políticas. “Essa viagem é um primeiro passo importante nesse sentido”, afirmar, adiantando que estão agendadas audiências na Presidência da Republica, Vice-Presidência da República e nos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, Comunicação Social, Desenvolvimento, Industria e Comércio e Justiça. 

Nestas reuniões serão encaminhados assuntos e demandas do setor da olivicultura do município e Estado, que tem se destacado como uma nova matriz produtiva local, em especial a Festa Nacional do Azeite de Oliva. A ideia é que as autoridades possam voltar de Brasília com o apoio do Governo Federal e de vários ministérios e estatais como parceiros do evento. 

José Rojas, da Unipampa, adianta que a universidade levará ao MEC as principais demandas do Campus local e buscará financiamento para a realização de projetos como laboratórios, incubadora tecnológica, incubadora social e cultural,  bem como alternativas para incrementar as atividades e cursos oferecidos pelo Campus para aumentar quantidade de alunos inscritos. 

O SindCalc e Acic são os responsáveis pela pauta do Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio. Para Eraldo Vasconcelos, essa é uma iniciativa inédita, que só contribui para a união e o desenvolvimento da cidade. “Tomara que possamos evoluir para uma era onde todos os setores que compõem a cidade sejam capazes de trabalhar juntos e produzir resultados na geração de emprego e renda e na consolidação das diversas vocações socioeconômicas de Caçapava”, afirma.

 

 

 

Fonte: Gisele Teixeira - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário