terça-feira, 28 de novembro de 2023

Deputado Marcus Vinícius celebra repasse de R$ 350 mil ao Hospital de Caridade de Caçapava do Sul

 


Nesta segunda-feira (27), o governador do Estado, Eduardo Leite, assinou a portaria para o Aporte Financeiro Extraordinário aos Hospitais Contratualizados. Entre as instituições contempladas está o Hospital de Caridade de Caçapava do Sul, que receberá R$ 357.496,66 para investimentos na área de saúde.

Presente no ato de assinatura, o deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) comemorou o repasse. "Estou ao lado do governo do Estado para promover melhorias na área da saúde que vão impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Destinar recursos para fortalecer os serviços de saúde em Caçapava do Sul é fundamental. Ações como essa nos incentivam a continuar avançando na promoção da saúde", disse.

O parlamentar explicou que as reformas aprovadas na Assembleia Legislativa foram fundamentais para que o Estado tenha potencial de investimento e possa auxiliar nas necessidades básicas dos hospitais. "Investir em saúde, qualidade de vida e bem-estar é investir no futuro. Para isso, é necessário uma gestão eficiente. Ouvir as demandas da sociedade, articular junto ao executivo e promover melhorias no dia a dia do povo gaúcho são essenciais", ressaltou.

sábado, 25 de novembro de 2023

A semana foi marcada pelo 1º encontro dos ostomizados

 


Na última terça-feira (21), aconteceu o 1° encontro dos ostomizados, um evento significativo que reuniu a comunidade local para discutir e compartilhar experiências sobre o cuidado com ostomias. 

O vereador Mariano Teixeira (PP), marcou presença no evento, demonstrando seu apoio à causa. O encontro contou com a participação de palestrantes, entre eles a assistente social Dielli Barbosa, que trouxe informações valiosas sobre a assistência aos ostomizados. 

Caçapava do Sul tem se destacado no atendimento a essa população no centro materno infantil, onde cerca de 42 pacientes são atendidos regularmente. O local oferece serviços como cadastro, fornecimento mensal de materiais, orientação e avaliação contínua, além de programas de educação continuada. O objetivo é capacitar os pacientes para o autocuidado e promover sua autonomia.

Durante o evento, foram ouvidos relatos de usuários como Camila Quadros Teixeira e José Vanderli, que compartilharam suas experiências e desafios. A equipe do centro materno também estava presente composta por Daiane Marques, Shane Barcelos e Sandra Monego. O vereador Silvio Tolfo Tondo (PP), foi representado pelo seu assessor, Luiz Carlos Venite.

O 1° encontro dos ostomizados foi uma iniciativa conjunta do centro materno e da secretaria de saúde, evidenciando a importância da colaboração entre diferentes setores para promover a conscientização e oferecer suporte integral a essa parcela da população. O evento não apenas abordou questões práticas relacionadas aos cuidados com ostomias, mas também proporcionou um espaço de solidariedade e troca de informações entre os participantes.

Sancionada a doação da área para o IFFAR em Caçapava do Sul


 Com o gabinete lotado, o prefeito Giovani Amestoy  sancionou na manhã da sexta-feira, 24, a lei que doa uma área à União para seja possível a implementação e instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul.

Amestoy, em seu pronunciamento falou aos presentes que este projeto é muito importante por que credencia Caçapava do Sul a receber uma unidade do Instituto Federal Farroupilha. O prefeito relembrou das visitas em Santa Maria e em Brasília, no Ministério da Educação, quando foi informado que Caçapava do Sul teria grandes chances de receber a instituição mas que para isso deveria fazer transformar essa possibilidade em realidade. A partir daí um grupo de entusiastas formou comissão que mobilizou-se a fim de alcançar mais esta importante conquista para Caçapava do Sul.

O prefeito de Caçapava do Sul lembrou que toda vida foi de estudante em escola pública mas que teve que sair de Caçapava do Sul para cursar uma faculdade, indo para a UFSM. Lembrou ainda que a UNIPAMPA foi um marco importante para Caçapava do Sul e tem certeza que a vinda do IFFAR trará perspectivas ainda melhores.

Também presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Tondo falou sobre momento importante que mostra a intenção de Caçapava em continuar crescendo e que a educação é fator fundamental para isso. “Que hoje a partir da sansão desta lei Caçapava do Sul possa ter uma unidade do IFFAR para que ele possa ajudar pela educação oportunizar os jovens que procuram cursos a partir do ensino médio longe de nosso município” disse Tondo. Parabenizou Amestoy pela iniciativa e entrar na brigar pelo IFFAR e o empenho de diversos segmentos do município na busca do investimento em Caçapava do Sul.

Um dos grandes entusiastas pela vinda do IFFAR para Caçapava do Sul, o vereador Luiz Fernando Torres – Boca disse que vê de forma gratificante o esforço concentrado na busca deste importante investimento no município de Caçapava do Sul.

“Conseguimos organizar tudo dentro do prazo necessário e esse é um momento histórico afinal só dois municípios aprovaram doação de terreno para implementação e instalação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha: Santa Maria e Caçapava do Sul.

O empresário Eraldo Vasconcelos também se manifestou agradecendo a todos que colaboraram em especial ao vereador Boca. Lembrou que o momento é de grandes conquistas como o Geoparque Caçapava Unesco e em breve o IFFAR. E que o importante para Caçapava é que, independentemente de qualquer coisa o importante foi ver que todos abraçaram a causa.
Já a vereadora Mirella Biacchi disse estar muito feliz lembrando que sozinho ninguém faz nada, manifestando seu agradecimento a todos que participaram do trabalho.

Em seu momento, o vereador Antônio Almeida Filho – Lelo, disse que este momento é muito satisfatório pois este movimento uniu todos os vereadores para criar a possibilidade de poder ofertar o terreno para que o IFFAR venha para Caçapava do Sul.
A vereadora Jussarete Vargas lembrou que todos que estavam presentes tem um pouco de responsabilidade e por isso já estão de parabéns.

O professor Norton Ferreira lembrou que teve a oportunidade de fazer a justificativa ao IFFAR onde destacou a Metade Sul e suas características específicas sendo a menor estrutura fundiária do Brasil, ligando a questão agropecuária bem como uma área que perde população a cada dia e principalmente que é preciso sensibilizar e qualificar o jovem sendo que foi amplamente demonstrado que esta região não tem Instituto Federal Farroupilha.

Ferreira agradeceu o empenho da secretária de Planejamento e Meio Ambiente Cássia Freitas que não estava presente no momento por estar em Brasília.

Já a secretária Gislaine Huerta parabenizou o vereador Boca e o prefeito Giovani por terem abraçado a causa lembrando que a educação em Caçapava do Sul está boa e com o IFFAR vai ficar ainda melhor pois os cursos serão ofertados aos alunos de Caçapava do Sul e região, trazendo um grande salto na educação.

A vereadora Patrícia Castro parabenizou tanto o vereador Boca, quanto a secretária Cássia e o prefeito Giovani Amestoy citando que mesmo havendo divergências no campo político o que importa é que todos abracem a causa pelo município.
Edimar Fonseca, coordenador pedagógico da SEDUC, relatou as qualidades do Instituto Federal Farroupilha e agradeceu aos colegas por poder auxiliar na montagem da justificativa.

Encerrando os pronunciamentos o vice-prefeito e secretário Geral do município Luiz Guglielmin afirmou que a vinda do IFFAR deve mudar a realidade de Caçapava do Sul pois formará jovens preparados para o mercado de trabalho. Guglielmin agradeceu o apoio de todos os vereadores que abraçaram esta causa tão importante.

 

CTG Sentinela do Forte representa Caçapava do Sul na Força A do Enart

 


Ocorre neste final de semana em Santa Cruz do Sul a 36° edição do Encontro de Artes de Tradição - ENART, o maior evento considerado o maior festival de arte amadora da América Latina.

O município será representado pela Invernada Artística Herdeiros da Tradição do CTG Sentinela do Forte que foi a campeã da Força B em 2022 e este ano disputa na Força A do evento.

O grupo coordenado por Gilnei Marques e Edila Fonseca possui 26 dançarinos, traz sua coreografia de entrada a ufologia com o personagem ET Caçapavano e como coreografia de saída faz referência ao recente título conquistado pelo município bem como as potencialidades do turismo no município.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Projeto que torna os rodeios campeiros de Caçapava como patrimônio cultural e social é aprovado


 Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei 5048/2023, de autoria do vereador Mariano Teixeira (PP), que reconhece os rodeios campeiros como patrimônio cultural, prática esportiva e de relevante importância social e econômica para o município de Caçapava do Sul.

Segundo o vereador Mariano, o projeto de lei busca reconhecer de forma oficial, no Município, o rodeio campeiro pelos Centros de Tradições Gaúchas – CTGs e outras organizações, sendo elas entidades tradicionalistas ou não, como patrimônio cultural, prática esportiva e de relevante importância social e econômica para a cidade.

“Queremos valorizar o tradicionalismo e reafirmar o rodeio como parte da cultura gaúcha, com ênfase em Caçapava do Sul, município onde ocorrem grandes eventos com participações, inclusive, de representantes de dentro e fora do Estado, que aqui encontram hospitalidade e festas campeiras com a genuína marca do Rio Grande do Sul”, destacou Teixeira.

De acordo com o vereador, a alegação de que os animais sofrem maus-tratos, só demonstra o desconhecimento quanto à cultura e valores do homem do campo, o qual vê no cavalo não um instrumento de trabalho, mas muitas vezes um amigo e companheiro nas lidas campeiras.
“A realização dos rodeios e festas campeiras gera benefícios ao turismo e economia local, em especial na comercialização de bebidas, alimentos, transporte, veterinários, organização e entre outros”, finalizou Mariano 

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Caçapavanos sobem ao pódio na final da Copa Classic 2023


 Em uma emocionante e disputada última etapa da Copa Classic 2023, no último sábado (18), no Autódromo de Tarumã, RS, a dupla Darcy Reck Jr e Juliano Taschetto, a bordo do Voyage#19, consagrou-se tricampeã da Categoria C. A vitória na corrida final não apenas garantiu o primeiro lugar no pódio, mas também selou o título de 2023.

Os pilotos Caçapavanos Daniel Miranda e Ciro Rosa, do Gol#138, mostraram toda a sua habilidade, mesmo com muita chuva na primeira prova do dia, ao assegurarem a segunda colocação na Categoria TC, destacando-se pela performance impressionante ao longo da competição. Na Categoria B, o piloto Eduardo Lima, conduzindo o Uno 99, conquistou a segunda posição, demonstrando destreza e determinação ao longo da temporada. A competição acirrada proporcionou momentos intensos para os pilotos que disputaram palmo a palmo até a bandeirada final.

A vitória de Reck e Taschetto não seria possível sem o esforço conjunto de toda a equipe, e por isso, eles agradecem todos os integrantes, aos apoiadores e principalmente aos patrocinadores, que investem no esporte.

Com a conclusão desta temporada, a Copa Classic reforça seu papel como uma das principais competições automobilísticas do cenário esportivo regional e convida a todos para a Classic Challenge 2023, dia 12 de dezembro, no autódromo de Tarumã, com três provas de 25 minutos cada, como preliminar da mais tradicional prova do automobilismo gaúcho, às 12 horas de Tarumã.

Fonte: Daniel Miranda - jornalista

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Desmanche: operação apreende carcaças de veículos em Caçapava do Sul


 Nesta terça-feira, dia 21, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou uma nova edição da Operação Desmanche, no município de Caçapava do Sul. A ação teve como alvo um depósito irregular de veículos de propriedade de um indivíduo com antecedentes por crime de poluição ambiental. Até o momento, estima-se a apreensão de 90 carcaças veiculares no local.

A operação, realizada de forma permanente pela SSP, é constituída pelas cinco instituições vinculadas da pasta. A ação deflagrada em Caçapava do Sul contou com um efetivo de 26 servidores, integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP.

A Desmanche tem o objetivo de coibir a venda de peças sem origem, o que contribui, de forma indireta, para a redução de roubos e furtos de veículos no Rio Grande do Sul. Para o coordenador da operação, major Jefferson Eroni, “O combate à receptação interrompe o comércio ilegal de peças roubadas ou furtadas e contribui para a melhoria dos indicadores criminais”.

Ao longo do ano, a Operação Desmanche foi marcada por algumas edições com recorde de apreensão. Em agosto, por exemplo, a força-tarefa apreendeu mil toneladas em uma empresa de desmontagem irregular de caminhões, no município de Estrela. Criada em 2016, a força-tarefa já percorreu cerca de 60 municípios gaúchos e chegou hoje à 128.a edição.

Texto: Anna Emília Soares - Ascom SSP
Revisão: Elen Azambuja - Ascom SSP

Vereador cobra conserto de rede de esgoto no bairro Floresta

 
Nesta terça-feira, dia 21, o vereador Mariano Teixeira (PP) esteve na rua da Liberdade, bairro Floresta, para acompanhar de perto um grave problema que os moradores estão enfrentando no dia a dia, que é um esgoto a céu aberto.

Segundo o vereador, a comunidade espera há mais de três meses pelo conserto. “Vamos cobrar da secretaria de obras uma ação que resolva o problema de forma definitiva”, disse Teixeira. 

“Ninguém merece ficar com esgoto correndo na frente da sua casa. Além do mau cheiro e o local insalubre, uma das moradoras está sem acesso a sua garagem. Inadmissível”, comentou o vereador.

O morador Carlos Pereira estava revoltado com a situação e disse ao vereador que é um absurdo o município pensar em aumentar o IPTU. “Já adiantei que votarei contra essa projeto. A comunidade não pode pagar essa conta”, finalizou Mariano.

Orçamento do município para 2024 será de 274 milhões

 
Na última segunda-feira, dia 20 de novembro, o prefeito Giovani Amestoy realizou a entrega do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul.

A LOA é um instrumento fundamental no planejamento e gestão dos recursos públicos municipais, delineando as origens e destinos dos fundos ao longo do ano seguinte. A Lei Orçamentária Anual é peça-chave para o funcionamento adequado da administração pública, pois estabelece a previsão de arrecadação e a alocação desses recursos em diferentes áreas e setores. É através dessa legislação que se busca garantir a execução eficaz de políticas públicas e o atendimento das demandas da comunidade local.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2024  destinado a Caçapava do Sul foi oficialmente encaminhado na tarde da última segunda-feira (20), para apreciação e votação dos vereadores. Conforme a Secretaria de Fazenda do Município, a receita orçamentária para 2024 está estimada em R$274.163.155,85 milhões, conforme proposto pelo Poder Executivo Municipal, abrangendo ainda o Poder Legislativo e os fundos municipais. 

Estiveram presentes na reunião de entrega do projeto o Secretário Adjunto da Fazenda, Volnei Veber de Rosso, o Secretário Geral Adjunto, Patrik Paz, além dos vereadores Luis Fernando Torres (Boca-PT), Jussarete Vargas (PDT), Mirella Biacchi (PDT), Antonio Almeida Filho (Lelo-MDB) e Caio Casanova (PDT).

"Como representantes do povo de Caçapava do Sul, temos a responsabilidade de examinar minuciosamente o Projeto da Lei Orçamentária Anual para o ano de 2024. Estamos comprometidos em assegurar que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e equitativa, atendendo às necessidades e prioridades de nossa comunidade. Vamos trabalhar em conjunto, com diálogo e transparência, para garantir que este orçamento reflita verdadeiramente os anseios e interesses da população que confiou em nós para representá-la. Estamos abertos ao debate e à colaboração para construirmos um futuro mais próspero e justo para todos os cidadãos de Caçapava do Sul", destacaram os vereadores presentes.

 

RS recebe doações para ajudar atingidos pelas cheias

 
Em auxílio às vítimas das enchentes registradas no Rio Grande do Sul nos últimos dias, o governo do Estado está engajado em ações humanitárias. A Defesa Civil estadual já definiu o caminho para quem deseja realizar doações e ajudar a população afetada. O órgão estabeleceu o rol de itens a serem doados e fixou um único ponto de coleta.

A população pode doar alimentos não perecíveis, cestas básicas e produtos de higiene e limpeza, além de contribuir com recursos financeiros via Pix. A Defesa Civil pede atenção quanto à data de validade dos gêneros alimentícios para que sejam entregues somente itens dentro do prazo.

No âmbito estadual, apenas um endereço está habilitado para receber as doações: a central logística da Defesa Civil do Estado, localizada na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O ponto de coleta funciona das 8h30 às 18h. O espaço é utilizado pelo órgão para organizar a triagem e a distribuição dos materiais.

Neste momento, os itens de maior necessidade são óleo, feijão e café, mas a lista pode vir a mudar nos próximos dias. Serão publicadas atualizações, diariamente, no site SOS Enchentes, conforme a Defesa Civil for identificando as demandas mais urgentes. A população pode acessar o site e verificar quais são os itens mais pedidos.

Diferentemente do que ocorreu em setembro, quando houve um pedido geral de doações, desta vez a mobilização do Estado está focada em itens específicos e centraliza as arrecadações em um único posto – a finalidade é facilitar a operacionalização do processo.

Algumas prefeituras do interior do Estado têm realizado suas próprias campanhas em nível local. Nesses casos, os interessados em doar devem procurar mais informações junto às prefeituras dessas cidades, seus órgãos de assistência social ou de Proteção e Defesa Civil municipal para verificar quais itens estão sendo demandados e quais são os locais de recolhimento.

 

Doações em dinheiro

As doações também podem ser feitas via Pix. Desde o início de setembro, quando o Estado foi assolado por uma grande enchente, o Executivo estadual disponibiliza a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), para arrecadar as doações em dinheiro. Uma chave Pix foi criada para que empresas e pessoas físicas possam repassar valores aos atingidos por meio de um canal oficial e de forma segura.

Os recursos são geridos por um Comitê Gestor, composto por órgãos do governo e entidades da sociedade civil, reconhecidas pelo trabalho de assistência social e de ajuda humanitária, para dar mais transparência ao processo, reduzir a burocracia e acelerar a chegada dos recursos a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

 

Serviço

Pix SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco: Banrisul

 

Jornal O Sul

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Moradores denunciam descarte inadequado de resíduos na Rua do Aterro


 O vereador Zilmar Araújo (Mano PP), foi alertado por moradores da Rua do Aterro, região sul da cidade, sobre o descarte inadequado de lixo na via, realizado por caçambas da prefeitura e a própria população.

Na última quarta-feira, Mano visitou a localidade para verificar a reclamação dos moradores, que testemunharam máquinas públicas despejando restos de construção diretamente na rua. "Não pude ignorar a situação e fui conferir pessoalmente. Fiquei incrédulo quando me informaram. Como é possível observar nas fotos, a via está repleta de entulhos de construção, com lixo espalhado em frente às residências. Por que não utilizar esses resíduos para preencher os buracos causados pela chuva?", questionou o vereador.

Mano afirmou ainda que: “só peço ao secretário de obras que verifique o que aconteceu e que retire estes entulhos do local. Acredito que deve ter sido uma falha de comunicação, pois não é possível que restos de entulho sejam jogados assim, no meio da rua. Tenho certeza que irão resolver isso o quanto antes”.

 

Fonte: Imprensa Câmara

Juiz é afastado do trabalho por suspeita de importunação sexual contra colegas no RS


 Segundo reportagem da RBS TV, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) decidiu pelo afastamento do juiz Odijan Paulo Gonçalves Ortiz do fórum em que atuava após denúncias de assédio sexual contra colegas de trabalho.

Sob sigilo, a investigação do magistrado ocorria desde maio deste ano no TJRS e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e os repórteres Vitor Rosa, da RBS TV, e *Lucas Abati, de GZH, tiveram acesso a detalhes do procedimento. Parte das informações estava disponível no site do CNJ, o que o TJRS admitiu ter se tratado de um erro.

A reportagem da RBS TV tentou contato com o juiz, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
De acordo com os documentos da investigação, o magistrado foi denunciado por quatro mulheres que atuam na mesma comarca que Ortiz poucos dias após ele tomar posse como juiz, em 2022. Elas preferiram não ser identificadas.

Uma delas contou aos juízes-corregedores sobre os olhares que recebia dele no local de trabalho e que, em uma ocasião, precisou cobrir a blusa, na região dos seios, com um papel para que o magistrado parasse de observá-los.
A conduta inapropriada constante de Ortiz causou medo em uma das mulheres.

"Ficou só eu e ele na sala. Eu estava sentada na cadeira, terminando o termo e ele sentado do meu lado. E aí ele começou a vir mais para perto de mim. Eu colocava a cadeira para trás. Ele seguia vindo para perto de mim. E aí foi quando ele veio bem pertinho de mim e saí pra trás", relata.

Segundo outra mulher, o comportado do magistrado fez com que ela mudasse a sua rotina diária para evitar encontrá-lo a caminho do trabalho.

As quatro mulheres detalharam à corregedoria a conduta inapropriada do juiz, que persistia não apenas no ambiente de trabalho, mas fora dele, como em locais públicos e em perfis de sites de redes sociais.

A preocupação das vítimas dos assédios também incluía serem seguidas por Ortiz durante a rotina de trabalho. Elas relataram aos juízes-corregedores que passaram a não publicar registros de onde estavam para evitar a presença do magistrado.
"Não posta nada, não posta que a gente está aqui. Isso começou a gerar uma preocupação. Eu não quero que ele venha até aqui. Não quero ter que falar com ele. Não quero ter que dizer nada, não quero ter que negar nada. sabe? Não quero esse constrangimento. A gente começou a se cuidar nos locais aonde ia".

Para os juízes-corregedores que investigaram o caso, após análise dos depoimentos, percebe-se que, em relação a todas elas, o magistrado Ortiz manteve conduta que pode ser compatível com assédio sexual, consistente em contato físico, contato por meio de palavras, contato por meio de rede social ou contato por gestos, na tentativa de manter relacionamento com as depoentes, ainda que elas não tenham dado qualquer consentimento aos contatos por parte do magistrado.

Nota do TJRS
"As informações contidas no expediente são extremamente sensíveis, sobretudo por se tratar de depoimentos envolvendo menor de idade e personalidades de uma comunidade pequena. Não bastasse, trata-se de expediente que tramita em sigilo, em atenção ao que determina a Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Por isso, ao tomar conhecimento de que os dados estavam disponíveis no site do CNJ, preocupado com a imagem das vítimas e com a manutenção da higidez das provas, imediatamente o TJRS fez contato com os setores responsáveis daquele órgão, o que resultou na pronta indisponibilidade das informações".

 

Fonte: G1 e RBS TV

Vereador acompanha as obras de pavimentação da rua Baltazar de Bem

 


Na tarde desta sexta-feira, dia 17, o vereador Mariano Teixeira (PP) esteve vistoriando as obras de pavimentação da rua Baltazar Bem, que já está em fase final. Os recursos para o calçamento foram conseguidos por Teixeira em 2021, através de uma emenda de R$ 250 mil.

“ Estou muito feliz! Após mais de dois anos de espera a obra está saindo do papel. Consegui a emenda em fevereiro de 2021, mas somente agora o projeto está sendo executado e vai beneficiar dezenas de residências e o comércio local”, disse o vereador.

O parlamentar conversou com os moradores e os representantes da empresa para ouvir relatos sobre a obra e o cronograma de trabalho. “ É muito gratificante para nós, legisladores, acompanhar um projeto importante para a comunidade sair do papel. O objetivo do meu mandato é ajudar as pessoas e estamos conseguindo”, desabafou.

 

domingo, 12 de novembro de 2023

Matrículas da rede estadual começam nesta segunda-feira; veja cronograma

 


O período de inscrições para pré-matrículas ao ano letivo de 2024 na rede pública estadual de ensino começa nesta segunda-feira e segue até 1º de dezembro. Interessados devem efetuar os procedimentos desta etapa diretamente no site da Secretaria Estadual da Educação, conforme o cronograma divulgado pelo governo. 

Já a rematrícula é automática, no decorrer deste mês, para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas. Isso inclui alunos de todas as etapas do ensino e que tenham, no mínimo, 75% de frequência no ensino regular; e 50% de frequência na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições contemplam o ingresso em 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio, Educação Profissional - cursos técnicos subsequentes e concomitantes e aproveitamento de estudos do Curso Normal. As designações dos estudantes para as escolas pretendidas ocorrerá a partir de 29 de dezembro. E os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema.
As solicitações de transferências ocorrerão entre 4 e 17 de janeiro de 2024. Essa etapa é destinada a todos que desejarem estudar em outra escola estadual ou que estejam matriculados em outras redes de ensino. A mudança de escola considera, como prioridade, a proximidade da residência do aluno com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade – salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. 

As inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG do aluno, comprovante de escolaridade, comprovante de residência do responsável e RG do responsável. E para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental será preciso CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Cronograma
13/11 a 1º/12 – Primeira chamada para inscrições de pré-matrícula no site da Secretaria da Educação
29/12 – Designação das escolas pretendidas
4/1 a 17/1/2024 – Confirmação das matrículas, de forma presencial nas escolas.
4/1 a 17/1/2024 – Solicitação de transferências, pelo site.
4/1 a 17/1/2024 – Segunda chamada para inscrições de pré-matrícula.
29/1 a 9/2/2024 – Efetivação da matrícula nas escolas para todos que pediram transferência ou se inscreveram na segunda chamada.

Governo do RS

 

Chuva segue nesta segunda e traz riscos de alagamentos e inundações no RS

 


Intensa instabilidade é prevista pela MetSul Meteorologia para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com chuva em todas as regiões. Chuva por vezes forte a torrencial é esperada em diversas cidades, inclusive na capital e região metropolitana. Com isso, é alto o risco de alagamentos e inundações repentinas.

Nuvens muito carregadas ainda devem trazer raios com fortes trovoadas e a possibilidade de temporais localizados de granizo e, sobretudo, vento forte.

A temperatura não varia muito com a chuva, mas segue abafado no Norte e no Noroeste do RS. Em Porto Alegre a mínima será de 20ºC e a máxima de 24ºC.

Nos últimos três dias, Caçapava e Lavras do Sul registraram mais de 200 milímetros de chuva.

Veja mínimas e máximas no RS
Torres 21ºC / 25ºC
Caxias do Sul 20ºC / 24ºC
Erechim 21ºC / 27ºC
Santa Maria 20ºC / 24ºC
Livramento 18ºC / 21ºC
Bagé 17ºC / 21ºC
Pelotas 17ºC / 22ºC

Fonte: Correio do Povo

O sábado foi marcado pela realização do casamento comunitário


 Neste sábado, dia 11, aconteceu em Caçapava do Sul mais uma edição do casamento comunitário, reunindo diversos casais em uma cerimônia coletiva organizada pela secretaria de assistência social.

“Casais apaixonados uniram-se em matrimônio, celebrando o amor e a união entre eles. Foi uma cerimônia emocionante, repleta de sorrisos, lágrimas de felicidade e promessas de amor para toda a vida”, disse a secretária Andressa Lisboa

Estiveram presentes no momento o prefeito  Giovani Amestoy; a secretaria de assistência social Andressa Lisboa; a secretária adjunta de assistência social Franciele Mello; a secretária da Fazenda Ihoko Nakashima; o vereador Antônio Almeida (Lelo); Juíz de Paz Antônio César Alberto; Substituto do Registrador Designado Leonardo Ilha Simões; Escreventes Autorizadas: Danuse de Campos Mieres; Mab Rhiana Corrêa Leão Silva; Marlize Eronia Beladona; Karina Marques Colares; Bianca Moreira Dutra e Tamires Kimberly Ramires.

FEMUC 2023: Conheça os vencedores

 


A final do Festival Estudantil Municipal da Canção (FEMUC) foi incrível e repleta de talento em Caçapava do Sul. O evento aconteceu na quinta-feira e sexta-feira, no CTG sentinela dos Cerros.  Confira os brilhantes ganhadores de cada categoria:

Categoria Mirim:
1º lugar - Giovana Franco / Instituto Maria Augusta de Lima 
2º lugar - Vitório de Souza Casanova / Januária Leal
3º lugar - Arthur dos Santos Salvadé / Rosa Pogia
Categoria Infantil:
1º lugar - Ana Carolina de Oliveira Sena / Januária Leal
2º lugar - Luciane Walter Moreira / Coeducar
3º lugar - Mariany Dutra do Canto / Instituto Maria Augusta de Lima
Categoria Juvenil:
1º lugar - Thalya Gonçalves / Dinarte Ribeiro
2º lugar - Luiza Castilhos / Nossa Senhora da Assunção
3º lugar - Samuel Cardoso / Rubens da Rosa Guedes
Categoria Universitário:
1º lugar - Marina Leão / Uninter
2º lugar - Gisele Silveira / Cruzeiro do Sul
3º lugar - Tatiana Araújo da Silveira / Unifatecie
Mais Popular: Arthur dos Santos Salvadé e Rosa Pogia

Destaque Masculino: Vitório de Souza Casanova e Januária Leal
Destaque Feminino: Ana Carolina de Oliveira Sena e Januária Leal
Parabéns a todos os participantes e aos vencedores do FEMUC 2023! Vocês mostraram todo o talento e encantaram o público com suas performances. Que essa conquista seja apenas o começo de uma brilhante carreira musical! 

DNIT bloqueia trânsito na ponte do Arroio Bossoroca, BR-290, entre Vila Nova do Sul e São Sepé

 


Devido à elevação do nível do Arroio Bossoroca, em virtude das chuvas na região nas últimas horas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a ponte sobre o Arroio Bossoroca teve o trânsito de veículos  totalmente bloqueado neste domingo (12). A ponte fica localizada no km 353,9 da BR-290/RS - entre o entroncamento com a BR-392/RS e os municípios de São Sepé/Vila Nova do Sul.

A intervenção é necessária para a segurança dos usuários da rodovia e a restrição do tráfego permanecerá até o nível do arroio baixar. Desde o início da tarde deste domingo, equipes de manutenção entraram em alerta e passaram a monitorar o nível do arroio, que segue subindo, atingindo a estrutura principal da ponte. 


Rota alternativa

Até o nível do arroio baixar, o DNIT sugere como rota alternativa para quem se desloca no sentido Porto Alegre-Uruguaiana e vice-versa, a BR-392/RS e a BR-158/RS, passando por Santa Maria. Outra opção são as BR-153/RS, BR-293 e BR-158, via municípios de Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito até o retorno à BR-290/RS.

Após polêmica, Enem volta a abordar temas relacionados ao agro

 


Após ser alvo de polêmica por questões relacionadas ao agronegócio na prova de Ciências Humanas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a abordar temas relacionados ao setor agrícola neste domingo, 12, quando os estudantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Conhecimentos sobre pesticidas e as consequências do desmatamento foram cobrados dos alunos.

No último domingo, 5, deputados ligados ao agronegócio criticaram a "ideologização do Enem" por perguntas que, segundo eles, teriam viés ideológico. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) chegou a pedir a anulação de três questões sobre a exploração do Cerrado e os prejuízos do agronegócio para os camponeses e o desmatamento da Amazônia no cultivo da soja. A anulação foi descartada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Uma das questões abordava o uso de pesticidas e perguntava quais amostras de fluidos humanos poderiam conter maior concentração deste produto. "Existe o inseticida e a prova mostrava a sua composição, a sua fórmula. Depois, ela diz que o pesquisador coleta fluidos biológicos de uma população, de sangue, de saliva, da urina e do leite. A prova pergunta em qual desses fluidos o pesquisador encontrou a maior concentração dessa substância. É uma questão técnica, natural de exames desse tipo", avalia o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação.

O tema do desmatamento também foi abordado, mas de maneira indireta, falando sobre redução de população de abelhas e uma possível intervenção para evitar o declínio no número desses insetos.

"Um dos grandes motivos da extinção das abelhas é a falta de regiões onde elas possam produzir suas colmeias em segurança. Uma das ações possíveis para reverter esse quadro é o replantio de árvores nativas", explica Caê Lavor, diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS Plataforma de Educação. De acordo com o professor de Biologia Diogo Diaz, do Colégio e Curso AZ, o uso de pesticidas foi citado em uma das alternativas, mas essa não era a resposta correta.

Outra questão aborda a baixa fertilidade dos solos amazônicos e uma técnica utilizado por antigos habitantes da região para torná-la fértil. O tema, porém, foi usado para cobrar conhecimentos sobre conceitos físico-químicos, como eletronegatividade.
Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, afirma que as questões não incentivam uma visão negativa do agronegócio. "Não vejo nada de ideológico. Não é porque fala da proteção do solo e da inadequação do solo para determinadas formas de agricultura, como diz uma das perguntas, que isso envolve um conteúdo contra o agronegócio. Isso é consenso científico", diz. "Nenhuma das perguntas parece ter preconceito ou incentivo a uma visão negativa do agronegócio."

Amadurecimento do abacate, Síndrome de Down e a TPM entre os temas
Sabrina Bileski, coordenadora de Avaliações no SAS Educação, destaca que os temas estavam relacionados ao cotidiano, aproximando o ensino do dia a dia do aluno. Entre os exemplos da prova de biologia estão vacinação (tecnologia do RNA mensageiro, usada contra covid-19), a gravidez de um casal com síndrome de Down e as causas hormonais da Tensão Pré-Menstrual (TPM). "Outra questão perguntou por que o abacate amadurece mais cedo em determinadas situações", exemplifica.
"Duas questões sobre covid e imunização é algo que pode ser considerado como um tópico atual e relevante, tendo em vista a discussão da vacina nos últimos anos. Na maior parte das vezes, as questões não são elaboradas no mesmo ano da prova, mas ainda assim, é algo importante", comenta Daniel Balbinot, coordenador pedagógico do Poliedro.

Uma conversa entre Cascão e Cebolinha, personagens da Turma da Mônica, por meio de um telefone improvisado com barbante, foi usada para abordar noções de ondas sonoras na prova de física, o que chamou a atenção de Pedro Lopes, editor de Avaliações no SAS Educação.

Virgílio Aveiro, professor de Química da Escola SEB Lafaiete, cita uma questão sobre o funcionamento das usinas nucleares de Chernobyl e Fukushima. "A prova de química foi muito bem dividida, com leitura rápida, questões conceituais e poucos cálculos. Senti ausência da eletroquímica e termoquímica, que são assuntos bem cobrados em edições anteriores do Enem."

Ao analisar a prova como um todo, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, afirma que a "prova de Ciências da Natureza foi menos interpretativa e mais conceitual, exigindo um estudante que soubesse conceitos de física, química e biologia".

A prova foi "excelente", na opinião de Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo. "Textos mais curtos que não dariam trabalho. Pais e professores vão perceber que elas estão claras, bem formuladas e atualizadas. Foi uma prova criativa, pedindo o conteúdo do Ensino Médio."

Correio do Povo

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Senado aprova texto-base da Reforma Tributária em 1º turno

 


O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira, o texto-base da Reforma Tributária. O pleito, em 1º turno, teve 53 votos favoráveis e 24 contrários. Após análise de destaques, o projeto ainda terá que ser votado em nova sessão, em 2º turno.  Como passou por modificações em relação ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, a PEC terá de retornar para uma nova análise dos parlamentares.

O projeto unifica cinco tributos e cria o IVA (Imposto sobre o Valor Agregado). Produtos da cesta básica não devem pagar imposto. A alíquota do IVA não está definida, mas o governo calcula em 27,5%. Já se sabe que alguns setores da economia terão desconto. Após a aprovação, será feita uma transição de 7 anos até todas as mudanças valerem. Um dos objetivos é evitar que estados e prefeituras percam muitos recursos.

Das 777 emendas apresentadas ao relator, 247 foram acatadas no texto da Reforma Tributária. Entre as mudanças aceitas de última hora, está a emenda do senador Mecias de Jesus (Republicanos-MA), que estende ao gás de cozinha o cashback. A versão anterior do parecer tinha incluído a energia elétrica no mecanismo de ressarcimento de tributos às pessoas mais pobres.
O novo parecer incluiu benefícios para taxistas comprarem veículos. Braga acolheu emenda da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que manterá a isenção na compra de automóveis por taxistas e por pessoas com deficiência ou consideradas dentro do espectro autista. O relatório anterior extinguiria o benefício, com a unificação de tributos.

Braga acatou ainda uma emenda do senador Marcelo Castro (MDB-PI) para restaurar a alíquota reduzida para atividades de restauração urbana de zonas históricas. O benefício estava no texto aprovado pela Câmara dos Deputados, mas havia sido excluído na primeira versão do parecer do relator.

Outros benefícios incluídos no relatório são a alíquota zero para medicamentos e dispositivos médicos comprados pelo governo e por entidades de assistência social sem fins lucrativos, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Braga também acolheu emendas dos senadores Espiridião Amin (Progressistas-SC) e Izalci Lucas (PSDB-DF) para zerar a alíquota de IBS, tributo administrado pelos estados e municípios, para serviços prestados por instituições científicas, tecnológicas e de inovação sem fins lucrativos. Na versão anterior, apenas a CBS, tributo federal, teria a alíquota zerada.

Contribuição regional
Em relação ao Centro-Oeste, Braga atendeu a uma demanda dos governadores da região para ampliar, até 2043, a contribuição sobre exportações de grãos, produtos primários e semielaborados, que financiará investimentos locais em infraestrutura. Na versão anterior do relatório, o benefício seria cobrado até 2032, quando o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deixasse de existir.

Diante de novas alterações feitas no texto do relatório da reforma tributária apresentado nesta terça-feira à Comissão de Constituição e Justiça, o relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM) informou, durante a leitura do documento, que, se aprovada pelo Senado, pedirá novo estudo do Ministério da Fazenda sobre os impactos que ela poderá ter, em especial com relação à alíquota sobre o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) – que substituirá os cinco tributos que incidem sobre o consumo.
Braga chegou à sessão da CCJ otimista de que o relatório seja aprovado ainda hoje pela comissão, para que seja votada já na quarta-feira pelo plenário da casa. “Esta é a primeira reforma tributária a ser executada em regime de democracia neste país”, lembrou o senador.

Trava
Entre os pontos descritos no relatório, ele destacou a inclusão de uma trava para limitar a carga tributária no país e a simplificação de todo o sistema tributário. O teto para a carga tributária havia sido anunciado no fim de outubro.
“Com a trava que estamos oferecendo, garantimos a neutralidade tributária. Se o PIB [Produto Interno Bruto, que é a soma de todas riquezas produzidas no país] não cresce, nós não podemos aumentar a carga tributária. É na realidade uma engenharia reversa da reforma administrativa, de corte de gasto e de despesa”, explicou o relator.

Ele destacou também o possível aumento de 0,5 ponto percentual previsto por Haddad para o IVA. Segundo Braga, esse aumento teve por base a análise feita no relatório preliminar apresentado no dia 25 de outubro.

“O texto apresentado representa a imensa maioria da vontade dos senadores, tanto na CCJ quanto no plenário do Senado”, disse o senador ao comentar as alterações feitas pela relatoria. Ele acrescentou que “temas e pontos levantados foram amplamente discutidos para encontrarmos um texto que fosse a média da demanda do colegiado”.

Avanços
Na avaliação do relator, o atual sistema tributário é um “manicômio”. Já a proposta em discussão representa grande avanço. “Se não é a ideal, é muito melhor do que o que temos hoje”, resumiu.

“Esperamos que a reforma tributária seja equilibrada para todos os brasileiros e, assim, todos eles estejam engajados neste esforço de restabelecer a credibilidade, a confiança e a simplificação do sistema tributário. E assim, possamos reduzir o custo Brasil do ponto de vista tributário, para que a economia volte a crescer, que a base tributária seja ampliada e, olhando para o médio prazo, haja uma queda da carga tributária”, disse Braga no Senado.
Sobre as exceções previstas no texto, para setores que teriam alíquotas privilegiadas, Braga disse que “para cada concessão feita no relatório do dia 25, houve uma redução de concessão. A questão do transporte, por exemplo, nós tiramos alguns modais da alíquota reduzida para o regime diferenciado, para podermos fazer o equilíbrio”.

“Em relação a cesta básica, reduzimos a que teria alíquota zero e criamos a cesta básica estendida com alíquota reduzida e cashback. Resolvemos a equação da conta de energia, criando cash back, sem impacto de déficit fiscal, e também a equação do saneamento, sem criar uma alíquota reduzida, resolvendo a questão dos bens de capital e a equação do equilíbrio econômico financeiro dos seus contratos. Para cada uma das questões, nós fomos milimetricamente fazendo as compensações”, acrescentou.

Braga se reuniu na noite desta segunda-feira para discutir os detalhes finais do texto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; com o secretário de Relações Institucionais,Alexandre Padilha e com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Correio do Povo