Mais de 36 horas desde o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, 416 mil clientes seguem sem fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira (18). Conforme informativos divulgados pelas concessionárias, são 272 mil consumidores da área atendida pela RGE e outros 144 mil da CEEE Equatorial.
De acordo com o levantamento da RGE, as áreas mais afetadas são Região Metropolitana (170 mil clientes), Vale do Taquari (27 mil), Vale do Rio Pardo (23 mil), Central (19 mil) e Vale do Sinos (9 mil).
Por parte da CEEE, a Região Metropolitana também é a mais atingida. A concessionária estima que até sábado haja o restabelecimento da energia para todos os consumidores.
Busca por tomadas, sinal de internet e gelo
Muitos moradores procuraram centros comerciais e shoppings de Porto Alegre para carregarem os celulares. Na quarta-feira (17), em um shopping da Capital, várias pessoas ocuparam corredores em busca de sinal de internet.
Em supermercados, a procura por velas e gelo causou a falta desses produtos em alguns locais da cidade.
Leite cobra CEEE Equatorial e prefeitura notifica RGE
Em manifestação na quarta, o governador Eduardo Leite (PSDB) cobrou uma melhor relação da CEEE Equatorial com as autoridades e com a sociedade.
"O que a empresa precisa fazer, além de garantir o atendimento e o restabelecimento o mais rápido possível, é também se relacionar adequadamente. Eu fiz um contato com o presidente do Grupo CEEE Equatorial aqui para demandar exatamente isso", afirmou o governador.
A prefeitura de Rolante, a cerca de 117 km de Porto Alegre, notificou extrajudicialmente a RGE. No documento, o Executivo municipal pede que o serviço volte a ser fornecido no prazo de 1 hora na zona central. Nas demais localidades, o prazo é de 2 horas.
Reportagem G1RS
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