O Projeto de Lei nº 5106/2024, proposto pelo vereador Mariano Teixeira (PP) e aprovado recentemente, institui a Política Municipal da Pessoa com Fibromialgia e o dia 12 de maio, como dia de conscientização, fazendo parte do calendário oficial.
O objetivo é disseminar informações sobre a síndrome, que afeta grande parte da população, por meio de diversas atividades educativas e de conscientização. Isso inclui a produção de materiais informativos, como cartilhas, folders e cartazes, além da promoção de campanhas publicitárias, seminários, palestras e debates sobre o tema.
Além de possibilitar a discussão aberta sobre a fibromialgia, envolvendo o poder público, pessoas diagnosticadas e a comunidade em geral. Profissionais de saúde voluntários, como psicólogos, médicos e enfermeiros, estarão presentes para oferecer suporte e esclarecimentos.
O projeto prevê ainda a inclusão de informações sobre fibromialgia nos estabelecimentos de ensino público e privado, visando aumentar a conscientização desde cedo e combater o estigma em relação à doença. Mariano Teixeira ressaltou a relevância da legislação.
"Esta lei reflete nosso compromisso em enfrentar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com fibromialgia. É uma medida para facilitar suas vidas e proporcionar apoio e conhecimento adequados. Estamos comprometidos em garantir que ninguém seja deixado para trás", disse o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário