terça-feira, 14 de maio de 2024

Governo do RS muda decreto e classifica somente 46 municípios em calamidade pública

 


O governo estadual reduziu o número de municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. O número passou de 397 para 46. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13).

Com o decreto de estado de calamidade, os municípios têm acesso a verbas estaduais e federais de forma facilitada, sem necessidade de processos licitatórios e podendo ultrapassar metas fiscais preestabelecidas. Em resumo, é o reconhecimento legal pelo poder público de uma situação anormal, causando sérios danos à comunidade afetada. Essa permissão extraordinária é válida por 180 dias.

O texto também lista 320 municípios em situação de emergência. Neste caso, há reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal, mas com danos considerados superáveis pela comunidade afetada, ou seja, apenas estruturais

 

Qual a diferença entre estado de calamidade pública e situação de emergência

Há três níveis de intensidade de desastres previstos nas normativas, e cada um prevê um tipo de ajuda financeira e humanitária. O nível 1 abrange situações de pequena intensidade, nas quais a normalidade pode ser restabelecida somente com recursos de nível local,com medidas administrativas excepcionais. O nível 2 corresponde à situação de emergência e o 3, ao estado de calamidade pública.


De acordo com o decreto, a decisão considera a evolução das informações disponíveis sobre os danos humanos, materiais e ambientais e os prejuízos econômicos e sociais decorrentes dos eventos climáticos. Também leva em conta que, "a partir da maior precisão das informações das áreas afetadas e dos danos ocorridos, verificou-se que os municípios foram atingidos de forma diversa em seus territórios pelo mesmo evento adverso, o que traz a necessidade de reclassificação da intensidade do desastre, se considerado o respectivo território do município, para Nível II em algumas municipalidades". 

Caçapava do Sul não foi classificada como calamidade, somente emergência. Danos apenas na infraestrutura e que podem ser superadas pelo poder público local.

Confira os municípios em estado de calamidade pública:

Arambaré

Arroio do Meio

Barra do Rio Azul

Bento Gonçalves

Bom Retiro do Sul

Candelária

Canoas

Canudos do Vale

Caxias do Sul

Colinas

Cruzeiro do Sul

Doutor Ricardo

Eldorado do Sul

Encantado

Estrela

Fontoura Xavier

Guaíba

Imigrante

Lajeado

Marques de Souza

Montenegro

Muçum

Pelotas

Porto Alegre

Putinga

Relvado

Rio Grande

Rio Pardo

Roca Sales

Rolante

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

Santa Tereza

São Jerônimo

São José do Norte

São Leopoldo

São Lourenço do Sul

São Sebastião do Caí

São Valentim do Sul

São Vendelino

Severiano de Almeida

Sinimbu

Taquari

Travesseiro

Venâncio Aires

Veranópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário