quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Caçapava terá patronesse, pela 1ª Vez, a frente dos Festejos Farroupilha

Édila Maria Henriques é o nome dela. A coordenadora artística e Cultural do CTG Sentinela do Forte, que desde criança frenquenta centros de Tradições Gaúchas, foi escolhida pela Comissão dos Festejos Farroupilha como a Patronesse da Semana Farroupilha de Caçapava do Sul.
“Estou há 12 anos a frente da parte artística do CTG, fazendo o que eu mais gosto, que é o trabalho social com nossa comunidade e onde tive a oportunidade de ver nossas crianças, dos meus filhos aos filhos de colegas, que também frequentam as invernadas crescerem como pessoa e como artistas do tradicionalismo, ganharem prêmios e tonarem-se educadores do tradicionalismo. Tudo isso já é gratificante. E, ser a primeira mulher escolhida como patronesse é a consagração de todos estes anos de trabalho”, disse Édila.
A patronesse, que tem vários prêmios no currículo como coordenadora artística do CTG Sentinela do Forte, ficou sabendo na semana passada da escolha e assustada:
“Quando o Gilnei Marques, nosso Patrão, disse que eu seria a Patronesse, me assustei, mas fiquei também lisonjeada, pois são tantos nomes importantes e que fizeram história no tradicionalismo caçapavano, que este regalo que recebo tem valor imenso para mim e para o CTG que represento”, completou a coordenadora artística que tem várias finais de Enart, em diversas modalidades, no currículo.
A mãezona do CTG Sentinela do Forte, filha de José Conceição Henriques e Ana Apolina Henriques, disse que desde os 8 anos frequenta os CTGs, mas quem, foi através das filhas Ana Paula e Maria Eduarda Fonseca que aprendeu a gostar mais da tradição e foi em busca de cursos para se aperfeiçoar, uma vez que as meninas participavam dos concursos municipais e regionais dos CTGs:
“Graças a elas eu fui me interessando cada vez mais por invernadas. E com o apoio do meu marido, José Ailton Fonseca, que acompanha as mulheres tradicionalistas lá de casa, fui me especializando até que me torna-se avaliadora do MTG em cursos e concursos como o de Ciranda de Prendas”, falou Edila.
Na Semana farroupilha de Caçapava, além de ser a anfitriã do evento, junto ao Prendado e Peonado eleito, Édila se dividirá na diretoria do CTG Sentinela do Forte, que deverá promover um único baile este ano, além das rodas de chimarrão e, também, nos ensaios do inter Regional de Santo Ângelo, que classificam para o Enart e, em que o CTG que representa terá artistas em diversas modalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário