quinta-feira, 15 de julho de 2021

Incêndio consome prédio da Secretaria da Segurança Pública em Porto Alegre


Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira e destruiu a maior parte da estrutura. De acordo com o governo do Estado, as informações iniciais eram de que não haviam feridos, uma vez que o edifício havia sido completamente evacuado antes da dispersão do fogo.
No entanto, por volta da 1h da quinta-feira, tendo passado a etapa de rescaldo, verificou-se o desaparecimento de dois bombeiros. Assim que houver condições de entrar no prédio, serão iniciadas buscas para confirmação de vítimas. A estrutura do nono andar desabou.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, lamentou pelos bombeiros desaparecidos e pelo incêndio. Os serviços essenciais que eram prestados no prédio, a exemplo do atendimento do 190, foram restabelecidos logo depois em outro local. Só o sistema de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas saiu do ar, mas deve ser retomada à tarde.

- Estamos trabalhando para restabelecer o atendimento telefônico a partir do Departamento de Informática do 9° Batalhão de Polícia Militar da capital. Todas as nossas polícias seguirão nas ruas 24 horas, mantendo toda a atividade operacional regular em todo o Estado - afirmou.

O setor administrativo do Detran também funcionava no prédio. Apesar disso, os serviços dos Centros de Formação de Condutores em Santa Maria e região funcionam normalmente nesta quinta, segundo um CFC da cidade. É que o sistema informatizado que gerencia os serviços de CNH funciona na Procergs, que está sediada em outro prédio.
Conforme o governo do Estado, o fato é considerado uma "inestimável perda da memória do órgão central e dos departamentos de instituições vinculadas que funcionavam no prédio da secretaria", no entanto, apenas áreas administrativas foram afetadas. Ainda de acordo com o vice-governador, nenhuma atividade-fim da Segurança Pública estadual deixará de prestar os serviços essenciais à sociedade gaúcha.

O governador Eduardo Leite, que estava em São Paulo onde teria agenda nesta quinta, retornará ao Estado nesta manhã.

TELEFONES 190
Após o incêndio, o Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, responsável pela gestão de atendimento aos telefones de emergência das vinculadas (BM, PC, IGP, CBMRS e DetranRS) e despachos de viaturas, foi mobilizado em caráter provisório para as dependências do 9º Batalhão de Polícia Militar.

O Departamento de Informática da BM viabilizou posições de atendimento centralizadas para todos os telefones de emergência de todos os órgãos vinculados.

Ligações podem ser feitas para o 190, para acionar a Brigada Militar; 193, para os Bombeiros; e 197, para a Polícia Civil.

 

* Com informações do governo do Estado

Vídeo: Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário