quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Mariano defende ações mais concretas no combate a estiagem e na defesa do produtor

 


O vereador Mariano Teixeira (Progressistas) defendeu nesta semana, uma ação mais concreta do Poder Público para proteção aos produtores rurais que estão sendo castigados pela estiagem histórica e as famílias que estão sem abastecimento de água.

Segundo o vereador, a seca deve causar enormes prejuízos para a economia de Caçapava do Sul e afetar boa parte dos agricultores. “ Temos que nos mobilizar para ajudar os produtores neste momento, principalmente para pressionar o Governo Federal a revisar o zoneamento agrícola da soja no Estado, que acabou no final do mês de dezembro. A prorrogação do prazo poderá garantir um novo plantio quando a chuva retornar e também assegurar o acesso ao Proagro, seguro agrícola direcionado aos beneficiários do Pronaf”, comentou Teixeira.

 


Teixeira comentou ainda, que o município deve analisar um futuro decreto de emergência, para poder agir de forma rápida e consistente neste processo, além de ajudar os produtores rurais no encaminhamento de demandas pertinentes à seca. “Além de trabalhar para ajudar os produtores rurais neste momento, temos que pensar também nas famílias caçapavanas que já estão sem água para o consumo. A prefeitura vai precisar de ajuda no transporte da água potável, porque infelizmente a estiagem vai persistir. ” Comentou.

 

“Na seca de 2020, ano de eleição, eu vi até políticos carregando água para o interior no seu carro próprio, mas agora não vejo mais isso. Esse tipo de atitude mostra a falta de comprometimento de muitos agentes públicos com a população, ou só pensam na eleição. Estarei sempre ao lado do homem do campo na busca de soluções estruturantes, nunca para tirar proveito da fragilidade das pessoas ”, desabafou o vereador.

 

A Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja/RS) está defendendo há 45 dias a prorrogação do período de Zoneamento Agrícola de Risco Climático da soja em território gaúcho. Os agricultores ainda têm 10% da área prevista para semear, estimada em 6,1 milhões de hectares. A sugestão da Aprosoja/RS é que o zoneamento seja ampliado até 30 de janeiro. Muitas áreas também devem ser replantadas.

 


O vereador informou que estará ao lado dos agricultores nesta luta pela revisão do zoneamento e na liberação junto ao Poder Público, de medidas de socorro aos produtores. “ A união dos governos federal, estadual e municipal, junto com as entidades, será fundamental para amenizar o enorme prejuízo dos produtores, que pode afetar significativamente a economia gaúcha e caçapavana em 2022. Vou enviar um ofício na próxima semana para a bancada federal gaúcha no Congresso e para os deputados estaduais, pedindo agilidade em todas as demandas do homem do campo. Enviarei também um requerimento ao Ministério da Agricultura solicitando ajuda para levar água potável para o interior, além da prorrogação do zoneamento agrícola”,  explanou.

Durante a sua manifestação, Teixeira lembrou que conseguiu a aprovação junto a Secretaria de Agricultura do RS, a perfuração de poços artesianos no interior do município. Essa medida vai resolver parte do abastecimento de água nas localidades beneficiadas. O geólogo já fez o projeto e a execução deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário