sexta-feira, 10 de março de 2023

Colheita da oliva está na fase em Caçapava do Sul

 


A convite do produtores Jorge e Rosane Abdala, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Tolfo Tondo (PP), participou nesta semana da colheita das oliveiras na fazenda Olivas da Campanha Dom José, em Caçapava do Sul.

Na visita realizada aos 15 hectares de plantação da fruta, que iniciou seu cultivo em 2005, Silvio teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho da colheita deste ano, que emprega cerca de 40 pessoas durante o período. Segundo Rosane, a expectativa é que sejam colhidas 50 toneladas de azeitonas, com uma média diária de aproximadamente duas toneladas. “Estamos quase no final da colheita, a produção está dentro da média este ano, devido ao clima, a qualidade do fruto está excelente e esperamos obter um azeite de alta qualidade mais uma vez”, comentou a produtora.

 Rosane disse ainda que o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) lançou uma campanha educativa com o tema "Azeite virgem não é azeite extra virgem, Não se deixe enganar", o objetivo é  alertar que o azeite importado que está nas prateleiras tem classificação extra virgem equivocada”, afirmou Rosane.

O Presidente comentou durante a visita, que em 2018 fez uma indicação para o deputado estadual Ernani Polo, sugerindo que o município fosse incluído na Rota das Oliveiras, título que foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Sabemos da importância e do desenvolvimento do cultivo das oliveiras em nosso município e na região. Este trabalho tem levado o nome de Caçapava a muitos lugares do Brasil e do Mundo, e estamos muito orgulhosos da qualidade do azeite produzido aqui”, finalizou.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário