sexta-feira, 6 de março de 2020

Abertura Oficial da Colheita da Oliva aconteceu nesta sexta-feira em Caçapava do Sul

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul ocorreu na manhã desta sexta-feira (6). A cerimônia foi realizada nos pomares da Don José Olivas de Campanha, no km 239 da BR 392, em Caçapava do Sul.

No início da cerimônia foi exibido um vídeo em que anfitriã Rosane Abdala conta sobre o investimento. Na sequência, autoridades subiram ao palco, entre elas, o governador Eduardo Leite, o chefe da Casa Civil Otomar Vivian, o presidente da Assembleia Legislativa Ernani Polo e o prefeito de Caçapava do Sul Giovani Amestoy, além de produtores, deputados, o Presidente da Câmara, Mariano Teixeira e vereadores.

Rosane destacou que começou a investir em 2005 e conta com um pomar de 20 hectares. Também agradeceu o apoio das indústrias de calcário que auxiliaram no combate a um incêndio, que atingiu a propriedade ontem (5).

O deputado Ernani Polo sugeriu a criação de um seguro para os produtores de oliva, lembrou da importância da rota das oliveiras para alavancar o turismo na região e desejou sucesso a olivicultura.

O prefeito Giovani Amestoy destacou sobre as vendas do azeite de oliva para o exterior, citou sobre os prejuízos causados pela estiagem no município e entregou o decreto de emergência em mãos para o governador.

Após receber o documento, Eduardo Leite salientou que está reforçando a equipe da Defesa Civil para a análise das situações de emergência dos municípios e para dar mais celeridade na homologação destes documentos.

Depois do ato oficial, foi realizada uma visitação aos pomares com acompanhamento de colheita mecanizada. Também houve uma amostra de azeite de rótulos participantes, com degustação e opção e compra para os visitantes, além de estandes da Unipampa, Emater, Secretaria de Turismo de Caçapava do Sul, entre outros.

Produção - De acordo com o Ibraoliva, o Rio Grande do Sul conta com 35 marcas de azeite registradas, e possui 6.000 mil hectares plantados com oliveiras. No ano passado, o Estado produziu 189 mil litros de azeite, o que representa 78,75% da produção nacional (240 mil litros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário