sábado, 14 de março de 2020

Estratégias e conquistas políticas em pauta entre empresários gaúchos

Foto: Joel Vargas
Com o tema “O Rio Grande do Sul pós reformas e as perspectivas políticas para 2020”, o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, foi convidado para apresentar ao grupo de empresários que compõe o LIDE RS, quais as estratégias do governo para este ano. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes foi o outro palestrante convidado para a reunião-almoço, realizada no hotel Sheraton, em Porto Alegre, nesta sexta-feira, dia 13.
O secretário iniciou sua fala apresentando a construção e a evolução que o governo do Estado evoluiu até a aprovação da Reforma RS - pacote de medidas estruturantes aprovadas pela Assembleia Legislativa entre dezembro e janeiro. “Somos um governo não de ruptura, mas, sim de evolução. Começamos com a autorização para venda das estatais, já iniciadas no governo Sartori, passando pela mais profunda reforma estrutural que o Estado teve que enfrentar. A partir de agora, vamos propor uma reforma tributária para que possamos retomar a capacidade de investimento, além de atrair novos negócios e valorizar àqueles que acreditam no nosso Estado”, disse.  As alíquotas do militares e a lei gaúcha de inovação completam os temas deste primeiro semestre.
Otomar destacou ainda a importância do dialógo e da verdade dos fatos, premissa adotada pelo governo desde o início das relações com os diferentes poderes. “Sob a liderança do deputado Frederico Antunes, construímos – juntos - uma base aliada sólida e em sintonia com as mudanças necessárias para o Estado avançar em questões estruturantes. O poder legislativo representa, democraticamente, todos os cidadãos e cidadãs que vivem no nosso Rio Grande e que confiaram a nossa evolução como Estado a cada um dos eleitos”, acrescentou Otomar Vivian.
Frederico Antunes, o “capitão” do time, como intitulado pelo chefe da Casa Civil, destacou o respeito com o trabalho desenvolvido e iniciado pelo governo anterior e os avanços desde o início da atual gestão. “Definimos um canal  permanente entre o Executivo e o Parlamento, algo estratégico para que nossas convicções pudessem se tornar votantes no Legislativo, o que vem acontecendo de forma muito positiva. Trabalhamos no primeiro período formando maiorias para que pudéssemos executar os planos traçados e contribuir para o Estado”, salientou.
De acordo com o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, a proximidade dos gestores públicos com o setor empresarial é fundamental para mostrar a importância do impacto das reformas. “Os projetos implementados são para sanar um problema que agrava o Estado. Em breve, não teríamos oportunidade de investimentos. Esse foi um passo inicial e queremos estar envolvidos nos próximos passos, apoiando para que medidas como essas tirem o peso de um estado inchado, letárgico, burocrático e para que se torne mais ágil”, destacou.
O LIDE é uma organização privada, que reúne empresários em diversos países e busca debater o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.
Participaram do encontro o presidente da Asssembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o ex-governador Germano Rigotto; o ex-vice-governador José Paulo Cairoli; o desembargador Francisco José Moesch; o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Marcelo Gazen; o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e o deputado estadual, Rodrigo Lorenzoni, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário