sábado, 3 de outubro de 2020

Caçapava registra aumento em número de casos de Coronavírus

 


Saúde intensificará ações de combate ao Covid-19, que nesta semana registrou aumento de casos em relação às semanas anteriores e pede colaboração da população no uso de máscaras e distanciamento.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caçapava do Sul reuniu os setores de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Fiscalização para discutir os boletins epidemiológicos desta semana, que registraram aumento no número de casos em relação as semanas anteriores.
De acordo com Sandra Bairros, da Epidemiologia, na semana de 31 de agosto a 06 de setembro foram 15 casos; de 7 de setembro a 13 foram 14 casos (porém estes números ocorreram devido a demora da entrega de exames pelo Lacen); de 14 a 20 de setembro foram 7 casos; de 21 a 27 foram 8 casos; nesta última semana foram registrados 15 casos no total.
De acordo com a epidemiologista, isso se deve pelo uso incorreto de máscaras, a não higienização correta e constante das mãos e devido às aglomerações e junções clandestinas que vêm ocorrendo.
A Secretária de Saúde, Inês Salles, informou que a Secretaria vai intensificar as campanhas para o uso correto das máscaras, pois nos últimos dias tem se avistado muitas pessoas usando ela no queixo, ou até mesmo sem. Também será feito um trabalho intensivo da Vigilância Sanitária a partir de Sábado-feira (04) nas ruas centrais para, novamente, alertar a importância do uso da máscara, das filas de distanciamento, e da entrada controlada em comércios, haja vista que, com a redução de casos, notou-se uma sensação de mais liberdade da população em relação ao vírus e às medidas, fato que pode ter ocasionado o aumento de casos. A Prefeitura deverá fazer ainda barreira Sanitária no Feriado Prolongado de 12 Outubro.
Na reunião, foi informado também que algumas medidas que haviam sido liberadas pelo Comitê de Combate na reunião semanal, como o retorno das aulas nas escolas particulares que apresentaram projeto de retorno e de jogos de bocha e sinuca, não serão liberadas devido esse registro de aumento, conforme o Decreto Municipal assinado nesta quinta-feira, que regulariza somente as medidas que deverão ser seguidas nas Eleições Municipais afim de evitar a proliferação do coronavírus e que autoriza o retorno do autosserviço dos bufês em restaurantes.
Na quinta (01) , o prefeito Giovani se reuniu com o Secretário de Educação, Aristides Costa e com a Presidente do Simpronc, Sindicato dos Professores, Dolores Stel, e reafirmaram o não retorno das aulas na educação municipal. Hoje, em reunião com as responsáveis pelas escolas particulares, foi decidido em conjunto pelo não retorno ainda até que esses números de novos casos diminuam.
A Secretaria de Saúde, informou ainda que, apesar do aumento de casos positivo, não houve aumento de outros dados, como de internação (atualmente tem uma pessoa internada em Santa Maria, nenhuma em Caçapava) e que, caso haja aumento destes números, medidas mais restritivas poderão ser tomadas.
Boletim desta Sexta-feira
De acordo com o Boletim, o número de positivos para covid-19 subiu de 481 para 487 (6 novos casos), sendo que, destes, são 32 confirmados Ativos (subiram 4 em relação ao boletim anterior). Em investigação, havia 12 pessoas, hoje são 14 aguardando resultados.
O número de negativos subiu de 3.038 para 3.090 (52 no total) e de curados de 442 para 444 (2 pessoas a mais). O total de testes realizados subiu 3591. Monitorados subiu de 153 para 167 (14 pessoas). Atualmente tem um hospitalizado e o número de óbitos permanece em 11.

Por William Brasil
Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário