quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Projeto Cidades Digitais que foi aprovado pelo Governo Federal em 2013 tem início em várias cidades

 


Todos já devem te observado nas ruas de Caçapava do Sul, que uma empresa terceirizada pelo Governo Federal está colocando cabos de fibra óptica em vários pontos da cidade. Essa iniciativa iniciou em outubro de 2013, quando a Prefeitura cadastrou o Projeto junto ao Ministério das Comunicações e agora 7 anos depois, o Governo está executando o projeto em várias cidades.

O Ministério das Comunicações divulgou em 2013 a lista com os 262 municípios selecionados para serem contemplados com o Cidades Digitais. Dez municípios gaúchos, entre eles, Caçapava do Sul, receberão investimentos para implantar o projeto.

Ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Cidades Digitais pretende modernizar a gestão municipal, oferecendo os serviços de governo eletrônico e incentivando o desenvolvimento local.

O programa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede de fibras ópticas, entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação.

O projeto deve também oferecer alguns pontos de internet grutuito, como em praças e na rodoviária.

A seleção de municípios foi feita entre os que submeteram as propostas por meio de formulário eletrônico entre os dias 4 de fevereiro de 2013 e 5 de março. Os municípios foram convocados pelo Ministério das Comunicações para firmar o acordo e para receber as instruções básicas e dar seguimento ao programa.

A licitação foi feita pelo Governo Federal. É importante lembrar que o projeto não tem nada haver com a internet particular da casa de cada cidadão. O Cidade Digital deve beneficiar diretamento o Poder Público e as empresas privadas podem fazer um convênio com o Ministério das Comunicações para utilizar esta estrutura, mas o custo de internet para cada pessoal segue igual, além da empresa que é provedora.


CIDADES CONTEMPLADAS NO RS
Caçapava do Sul
Canela
Cerro Grande do Sul
Fontoura Xavier
Igrejinha
Itaqui
Rio Pardo
Rolante
Rosário do Sul
São José do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário