terça-feira, 21 de novembro de 2017

Câmara fará homenagem especial ao mês da Consciência Negra

A Câmara de Vereadores realiza no dia 30, uma sessão solene em homenagem especial ao mês da Consciência Negra. A solenidade será no Clube Recreativo Harmonia e cada vereador irá escolher uma personalidade negra para representar este momento.
O dia 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra, numa homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
No dia 30, a Câmara irá homenagear: Roque Lane Rosa de Assis, Josiane Gaspar, Everaldo dos Santos Ferreira, João Clovis da Silva Teixeira, Ediomara da Silva Dias, Adão Galdino Lopes Dutra, Martin Ramires Jardim, Ema Lúcia Moraes Lopes, Gelson Lopes, Vanderlei Batista dos Santos e Felipe Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário