quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Caçapavano fala para a imprensa nacional sobre o negócio de games envolvendo Messi

 


Segundo o site GauchaZH, a chegada de Messi a Paris tem mais do que o efeito técnico. Ao contatar o astro argentino, e melhor jogador deste começo de século, o PSG faz um movimento de mercado que salva a Ligue 1 de um cenário que se apresentava sombrio, nestes dias de pandemia e queda de receitas na indústria do futebol. 

É como se o futebol francês estivesse lomba abaixo e, em um movimento, mudasse de direção e acelerasse rumo ao primeiro escalão do futebol europeu. Formado em gestão esportiva na Universidade de Limoges, um curso conceituado e disputado na França, que forma 18 alunos a cada dois anos, o ex-zagueiro e Caçapavano, Matheus Vivian aposta numa guinada no futebol local. 

Ele próprio foi impactado diretamente pela chegada de Messi. A startup gaúcha da qual é sócio, a Hermit Crab Game Studio, criou o jogo para celulares oficial do PSG. Desde domingo (8), a equipe corre contra o tempo, aqui em Porto Alegre, para inserir o argentino no game. De Belfort, no leste francês, próximo das fronteiras com a Suíça e a Alemanha, Matheus conversou com a coluna.


Qual o impacto de Messi no futebol francês?

Tem um impacto gigantesco. Para você ter uma ideia, desde que se começou a falar da vinda de Messi para o PSG, quando se noticiou o impedimento de ele seguir no Barça, a conta do clube francês no Instagram ganhou mais de 200 mil seguidores por dia.

 

O que Messi repercutirá na Ligue 1?

A Liga sofreu um trauma muito grande com o rompimento do contrato de TV pela Mediapro (N.R. em agosto de 2020, a empresa espanhola suspendeu os pagamentos pelos direitos de TV, alegando problemas financeiros decorrentes da pandemia, e em dezembro, o contrato de 800 milhões de euros anuais, que iria até 2023, foi rompido). O modelo econômico da Liga, baseado nos direitos de TV, vinha em crescimento. Quando vieram Neymar e M'Bappé, os direitos de TV do Francês foram vendidos por valor maior do que o do Italiano, também comprado pela Mediapro.

Quem adquiriu os direitos comprou um bilhete premiado, não?

Sim. Como os clubes se viram numa situação complicada, a Amazon comprou os direitos por quase a metade do preço que seria pago pela Mediapro. Isso teve impacto econômico muito grande nos clubes, que haviam contratado e feito contratos com jogadores prevendo o dinheiro elevado da Mediapro. A chegada do Messi recolocará o Francês, com esse prestígio no mercado e possibilidade de retomada econômica. Os direitos de TV no Exterior serão vendidos em padrões muito maiores.

 

 

Além dos direitos de TV para o Exterior, que outros ganhos você projeta?

O público nos estádios, quando for retomado na totalidade, crescerá muito. Sempre é alto quando o PSG joga, mas agora terá nova demanda. É todo um ecossistema que ganhará muito com o Messi aqui. Tem alguns atores que tiraram na Loto com essa contratação do Messi: a Amazon, que comprou os direitos de TV, a Nike, que renovou o contrato com o PSG há pouco tempo, e todas as empresas que apostaram no Campeonato Francês nesta temporada. Ganharam de presente o Messi, o melhor do mundo e, com o CR7, a melhor imagem de atleta de futebol dos nossos tempos.

 

A Ligue 1, como é chamado o Francês, é das Top 5 ligas europeias. É possível que ela ganhe algumas casas nesse grupo?

A expectativa é de que se coloque no nível do Italiano, que tem o CR7 e o sucesso da seleção na Euro, do Espanhol, vistas todas as dificuldades que os clubes da La Liga passam, e da Bundesliga. O PSG está conseguindo aproximar bastante a Ligue 1 dessas outras competições.

 

 

O PSG está pronto para buscar a Liga dos Campeões, a ambição dos seus donos?

O PSG contratou o Hakimi por 60 milhões de euros, o lateral mais caro do mundo. Trouxeram ainda o capitão da seleção  holandesa, Wyjnaldum, o Sérgio Ramos e o melhor jogador da Euro, o Donnaruma. Eles se juntarão a Neymar, Mbappé, Di María, Verrati, Paredes, Marquinhos. Eles fizeram o necessário para evitar que se repita a temporada passada, quando precisaram usar time descaracterizado no Francês e acabaram perdendo jogos fáceis em casa. O que abriu brecha para o título do Lille. Agora, tem um grupo para disputar todas as competições até o final.

 

No caso da sua empresa, que faz o jogo do PSG, o que representa contar com Messi?

Desde domingo, estamos trabalhando nisso. Podemos dizer que também ganhamos na Loto. Duas vezes. Quando fechamos o contrato de licenciamento com o PSG, logo em seguida, desembarcou o Neymar. Tempos depois, o responsável pelos licenciamentos nos disse que os valores, depois de Neymar, talvez fossem proibitivos para nós. Agora, renovamos faz pouco tempo, por dois anos. E desembarcou o Messi.

 

 

O PSG muda de patamar e está pronto para virar um clube mundial, como Real e United?

O Real Madrid está num patamar superior. Mas o PSG é o clube que teve o maior crescimento nos últimos anos. O Real pegou esse lugar de maior marca de futebol do mundo, mas hoje vive certa crise interna e oferece oportunidade para que outros clubes também se aproximem. Foi o que aconteceu com o Manchester United, que era o número 1 e perdeu esse posto. Pelo que leio e as tendências que observo, vejo que o PSG chegou ao nível do City e está acima do Chelsea. Diria que, abaixo do Real e também do United, que é marca mundial, há um segundo pelotão, com Citym, Juventus, Arsenal, Bayern, Barcelona. O PSG entrou nele.


Fonte: GauchaZH - Leonardo Oliveira

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