sábado, 2 de abril de 2022

Práticas Integrativas e Complementares nas áreas de educação e saúde

 


Na manhã da última quarta-feira, 30, o vereador Mariano Teixeira (Progressista), juntamente com a terapeuta holística, Cristiane Barcelos (Kika), apresentaram ao prefeito Giovani Anestoy, o Projeto de Lei para a criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares  de Educação Popular em Saúde no município.

Este programa tem como objetivo promover a implantação de políticas de saúde e as suas diretrizes para as áreas de Acupuntura, Homeopatia, Medicina Antroposófica, Termalismo, Social/Crenoterapia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Biodança, Dança Circular e muitos outros.

“Acho este projeto muito importante para o município, pois visa o bem estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de métodos eficazes e seguros”, disse Mariano.

“Esta iniciativa já é Lei Federal desde 2018, mas precisa de regulamentação em cada município, programa já existe em varias cidades do RS, e precisa ser expandido cada vez mais através de regulamentação local e como alternativa para as pessoas na busca de uma saúde melhor e qualidade de vida”, explanou Kika Barcelos.

O Prefeito recebeu o modelo do Projeto  e informou que vai fazer uma reunião com a equipe da secretaria de saúde para formular um estudo de como aplicar o projeto.  Na oportunidade, kika Barcelos se colocou a disposição para que, em conjunto com o município, realize um evento piloto com práticas integrativas a fim de apresentar a comunidade de Caçapava.

O projeto apresentado ao prefeito já tramitou na câmara de vereadores no ano de 2020, com a autoria do vereador Mariano Teixeira, mas não foi aprovado pela Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário