quinta-feira, 7 de abril de 2022

Projeto de Turra institui o Dia da Apraxia de Fala na Infância no RS

 


Para promover o debate e tratar sobre a importância do diagnóstico da Apraxia infantil, o deputado Sérgio Turra (Progressistas) protocolou, neste dia 06, um projeto de lei que Institui o dia 14 de maio como Dia de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI) no Rio Grande do Sul. O documento também inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

A Apraxia é um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala. “A criança com a condição consegue pensar no que quer dizer, mas não consegue converter o pensamento em palavras. Quem desconhece o distúrbio pode achar que é preguiça de falar, mas nem sempre é verdade. Por isso é muito importante incentivar a conscientização da comunidade para o encaminhamento da criança a um profissional habilitado, no caso, o fonoaudiólogo”, explica Turra.


De acordo com o parlamentar, a proposição se inspirou na iniciativa da vereadora Mônica Leal, que instituiu a mesma data no município de Porto Alegre. A ideia teve o incentivo da Diretora da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA), Mariana Chuy.


O projeto também incentiva a prática de atividades conjuntas entre instituições públicas e entidades para promover a divulgação e conscientização da população gaúcha para o diagnóstico da AFI.


Segundo estudos, cerca de duas pessoas, a cada mil, apresentem AFI no mundo. “Não existem estudos no Brasil, então este número pode ser maior. Mas, para que não haja atraso no desenvolvimento da criança e limitações para outros aprendizados, é necessário que o tratamento seja realizado nos primeiros anos de vida. É uma luta nobre. E merece nosso total apoio”, enfatiza o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário