sábado, 15 de maio de 2021

Combate ao abigeato no RS virá referência nacional


 Nesta semana, o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas), esteve em audiência com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para debater o fortalecimento do combate ao abigeato no RS. A reunião ocorreu em Brasília.

Durante o encontro, a Ministra elogiou o trabalho realizado pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB), que atualmente é referência nacional.

Outros Estados da federação estão seguindo o exemplo do RS e criando as delegacias especializadas no combate aos crimes rurais. Este fato chamou a atenção do Ministério da Agricultura que deve usar como exemplo para outras regiões do país o trabalho dos gaúchos nesta área.

O deputado esteve também no Ministério da Justiça apresentando este projeto, que deve servir de referência. O vereador de Dom Pedrito, Patrício Antunes, acompanhou Turra na audiência com a Ministra.

A Decrab foi criada no RS em 2017 através de uma proposição do deputado Sérgio Turra, que teve apoio do Governo do Estado. As primeiras delegacias foram inauguradas em 2018 e hoje são responsáveis pela redução significativa nos casos de abigeato no RS.

Conforme a Polícia Civil, em 2016 foram registradas 10.486 ocorrências de abigeato no Estado, já em 2020 o número de casos baixou para 5.139. Esses números representam uma redução de 50% dos casos.

“Ainda tem muito trabalho para ser feito, mas a cada ano o número de registros está diminuindo. Isto é fruto do bom trabalho que a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) está fazendo, com ações estratégicas para desmantelar as quadrilhas e atuações preventivas”, disse Turra.

Já nos primeiros três meses de 2021 foram registradas 945 ocorrências, no qual representa uma redução de 36%, comparando com o mesmo período de 2020.

“Após esse reconhecimento nacional da Decrab, vamos lutar cada vez mais para fortalecer a estrutura e recursos humanos dessas delegacias, baixando a cada ao o número de ocorrências. Fica aqui o nosso reconhecimento ao trabalho dos delegados e policiais civis que trabalham nesta força tarefa, que está desarticulando as quadrilhas responsáveis pela maioria dos abigeatos”, comentou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário