segunda-feira, 10 de maio de 2021

Novos números: Abigeato no estado reduz em 36%

 


Nesta segunda-feira, dia 10, foi divulgado pela imprensa os novos números do combate ao abigeato no Estado, no qual teve uma redução de 36%. Os números são do primeiro trimestre deste ano comparando com o mesmo período de 2020.

Segundo o Presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Rurais, deputado Sérgio Turra (Progressitas), nos primeiros três meses de 2020 o número de ocorrências chegou a 1.286 casos. Já no mesmo período de 2021, o número de registros é de 945, representando uma queda de 36%. “ Ainda tem muito trabalho para ser feito no combate ao abigeato, mas a cada ano que passa o número de registros está diminuindo, isso é fruto do bom trabalho que as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato  (Decrab)  estão fazendo, com ações de estratégia para desmantelar as quadrilhas e agindo de forma preventiva”, disse Turra.

O deputado comentou ainda, que a redução no número de crimes agropecuários não é o final da guerra, apenas mais uma batalha vencida. “ Apesar dos números que são bons, existe ainda muitos crimes que não são registrados pelos produtores, isso dificulta o trabalho de investigação da polícia. O trabalho precisa continuar firme e os pecuaristas precisam denunciar e ajudar a polícia neste processo”, explanou o deputado.

Junto com a divulgação desses números, a imprensa repercutiu também a colocação de câmeras de monitoramento nas estradas vicinais no interior de São Francisco de Paula, que registrou nas últimas semanas vários crimes de abigeato. “ Para ajudar a polícia, a prefeitura colocou câmeras em pontos estratégicos do interior, com isso, acompanha os veículos suspeitos que trafegam nas estradas de São Francisco de Paulo. Esta atitude do município é importante para coibir os criminosos e colaborar com as investigações”, destacou o parlamentar.

Desde a criação em 2018 das delegacias especializadas em crimes rurais, o abigeato no RS diminuiu cerca de 48%, mostrando que o trabalho feito pelos agentes de segurança exclusivos para esta área está dando certo. Atualmente o RS possui cinco delegacias exclusivas para combater os crimes agropecuários.

A força tarefa que criou a Decrab foi liderada pelo deputado Turra, junto com a Polícia Civil, entidades ligadas ao homem do campo e o Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário