quarta-feira, 26 de maio de 2021

Primeira etapa do restauro da Casa Borges de Medeiros é aprovada pela LIC-RS

 


Na última, a coordenadora do projeto de restauro da Casa Borges de Medeiros em Caçapava do Sul, Maria Alice Garcia dos Santos, recebeu a confirmação que a primeira parte do projeto havia sido aprovada pela Lei de Incentivo a Cultura do Estado (LIC). A proponente do projeto é a Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul, que é a proprietária da casa.

O projeto consiste na realização de primeira etapa de restauro da casa onde nasceu Antônio Augusto Borges de Medeiros, em 19 de novembro de 1863, em Caçapava do Sul. A casa é a representação física e “portal de acesso à reflexão” sobre o período da Velha República, a partir da memória do Governador Borges de Medeiros.

A primeira etapa do restauro do imóvel tombado em nível estadual em 1994, inclui a remoção e preparação de forros e telhas antigas, restauração de trincas nas alvenarias e sustentação da estrutura do telhado, colocação de Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) e preparação para colocação da cobertura.

Na dimensão simbólica, destaca a importância histórica de Borges de Medeiros, o que motiva o restauro, a fim de preservar a história e a memória do Estado do Rio Grande do Sul. No plano econômico, aponta o caráter histórico e o potencial turístico, a partir da atratividade do pampa gaúcho. A casa, que abrigará o “Memorial Borges de Medeiros”, compõe esse roteiro turístico na cidade, e deve promover as condições para adequada visitação, fortalecendo a economia. Na dimensão cidadã, a valorização da história por parte da comunidade e demonstração pública da importância do nosso passado.

A primeira parte aprovada é entorno de R$ 280 mil, onde os recursos já estão capitados. Já o projeto para a segunda etapa do restauro ainda não foi entregue para aprovação na LIC.

Segundo a Coordenadora, estima-se que o valor total da reforma é aproximadamente R$ 800 mil, por isso, que será executado de forma gradativa.

Conheça a equipe técnica responsável pelo projeto de restauro, execução e prestação de contas:

Engenheira: Ângela Regina Bordignon Scheidt

Arquiteta  Urbanista: Bianca da Cunha Nunes

Apoiador nos Serviços de Engenharia e Arquitetura: João Carlos Cioccari

Advogada da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e Captadora de Recursos: Maria Berenice Gervásio Cheuiche

Contador: Carlo Guterres

Elaboração e Coordenação do Projeto: Maria Alice Garcia dos Santos

Um comentário:

  1. Parabéns a toda a equipe empenhada no restauro deste importante prédio histórico de Caçapava do Sul.

    ResponderExcluir