segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Caçapava estava representada na cerimônia de distribuição da Chama Crioula

 


A geração e distribuição da Chama Crioula é considerado o evento que marca o começo dos Festejos Farroupilhas. Neste sábado, dia 19, o evento ocorreu no Município de Cristal - RS, em frente à casa onde viveu Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos. 

Segundo Fabricio Pinheiro, que esteve representando o CTG Ronda Crioula e o Município de Caçapava do Sul RS (2º Capital Farropilha) Juntamente com sua Esposa Silvia, o momento foi de muita emoção e de valorização da tradição gaúcha.  “É um momento muito Importante, pois assim temos a certeza que estamos ajudando a Cultivar as nossas raízes e nossas tradições. Nós da Cabanha Silva acreditamos que este ciclo é fundamental para os Jovens, famílias e principalmente a tradição que precisa cada vez mais ser difundida”, relata.


Na cerimônia, duas mulheres tiveram destaque: Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, e Maria Luiza Benitez, que é patrona dos Festejos Farroupilhas.

Chama Crioula
O evento ocorre tradicionalmente desde 1947, quando em agosto, a centelha do fogo é levada por grupo de cavaleiros a cada uma das 30 regiões tradicionalistas do Estado, até chegar a Porto Alegre, que deve ocorrer antes do dia 20 de setembro.

Durante o evento, Fabrício aproveitou para convidar os tradicionalista para o show com o cantor nativista, Mano Lima, que acorre no dia 16 de setembro no CTG Ronda Crioula, nas Minas do Camaquã, interior de Caçapava do Sul.

Colaboração: Joana BendjouyaJoana Bendjouya

Nenhum comentário:

Postar um comentário