quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Vestibular da UFSM vai movimentar toda a região durante o final de semana

 


Os hotéis e pousadas de Santa Maria já estão lotados para o próximo final de semana de Vestibular. Nos dias 13 e 14 de janeiro, 14 mil estudantes vão realizar as provas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desse total, cerca de 8 mil alunos devem fazer a seleção na cidade. Por isso, o movimento será intenso nos 28 locais que fazem parte da rede hoteleira.

Os hotéis estão com 100% de taxa de ocupação na cidade. A expectativa está superior à última edição porque, neste ano, se conseguiu atender melhor quem vem para o Vestibular. Na última edição, estavam ocorrendo muitos eventos paralelos ao Vestibular. Neste ano, os hotéis estão atendendo quase toda a demanda das pessoas que vêm para o Vestibular e para as famílias que acompanham. Há hotéis com lista de espera – afirma Emerson Nereu, presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr).

Os quatro hotéis Dom Rafael, por exemplo, não têm mais quartos disponíveis para o sábado (13). Segundo o assistente de reservas Klynsman Dornelles, 25 anos, as reservas de acomodação para o Vestibular se intensificaram no último mês. Nesta semana, inclusive, muitas pessoas ainda estão tentando reservar, mas estão tendo que aguardar em uma lista de espera.

– Em relação ao Vestibular do ano passado, acreditamos que essa edição teve uma densidade de hospedagem muito maior porque a maior parte da cidade já está com lotação especificamente para o Vestibular, já que temos poucos outros eventos. Tem algumas formaturas, mas no ano passado (por exemplo), tinha Feicoop, concurso do Ministério Público e formaturas de Medicina. Então, faltou hospedagem para algumas pessoas que vieram para Santa Maria. Neste Vestibular de Verão, acreditamos que a rede hoteleira conseguiu abrigar maior densidade de hospedagem – relata Dornelles.

No Itaimbé Palace Hotel, a taxa de ocupação está em 90%, com poucas unidades vagas. O gerente Rodrigo Rodrigues, 45 anos, avalia que a procura para esta edição está sendo mais intensa que no último Vestibular da UFSM, em julho de 2023. Outra mudança é no público. Antigamente, segundo Rodrigo, era mais comum reservas de grupos, como de cursinhos pré-vestibulares. Hoje, ele indica que a procura está sendo mais individualizada, o que pode ser resultado da aplicação da prova em outras cidades do Estado e do sul do país.

– Com certeza, agora, tivemos muito mais reservas do que na metade do ano passado. (A procura) se intensificou a partir da segunda semana de dezembro. Estamos esperando um bom público com o retorno do Vestibular. Temos uma formatura no hotel. A disponibilidade não será somente para o Vestibular. Temos 135 unidades, hoje, 90% ocupadas, maioria de Vestibular, mas junto com a formatura. Mas, acreditamos que vai ter mais procura ainda, o pessoal sempre deixa para a última hora – conta Rodrigo.

Vestibular e PSS
O Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM ocorrem nos dias 13 e 14 de janeiro. Ambas as provas serão divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.

13 de janeiro: PSS 1 + Prova 1 do Vestibular – 13h30min às 16h30min
14 de janeiro (manhã): Prova 2 do Vestibular – 8h às 11h
14 de janeiro (tarde): Prova 3 do Vestibular + redação – 13h30min às 18h30min

Ao todo, serão ofertadas 1.831 vagas para ingresso em 2024:
122 vagas para os cursos lotados no Campus Cachoeira do Sul
120 vagas para os cursos lotados no Campus Frederico Westphalen
127 vagas para os cursos lotado no Campus Palmeira das Missões
1.462 vagas para os cursos lotados no campus sede, em Santa Maria

Diário de Santa Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário