quarta-feira, 24 de maio de 2023

Caçapava do Sul é um Geoparque Mundial reconhecido pela UNESCO

 


O anúncio aconteceu durante a 216º reunião do Conselho Executivo da UNESCO em Paris na manhã desta quarta-feira, 24, quando foram homologados como geoparques mundiais os geoparques de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia que abrange 9 municípios.

Com a aprovação, o RS se tornou o estado brasileiro com mais iniciativas do tipo reconhecidas pelo órgão internacional.

Os projetos para aspirantes a geoparque da Organização das Nações Unidas (Unesco) começaram a ser projetados em 2016 junto a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  Em 2021, o dossiê foi encaminhado à Unesco e em outubro e novembro de 2022 os avaliadores estiveram presentes no território para a avaliação. Em dezembro do ano passado, o parecer dos dois geoparques foi positivo no seminário do Conselho Mundial de Geoparques. Agora, recebem a aprovação e passam a integrar a Rede Mundial de Geoparques. 

A iniciativa busca estimular proteção, educação e desenvolvimento sustentável das regiões.

Futuro

A certificação vale por quatro anos. Ao encerrar o período, uma nova avaliação é feita para conferir se o projeto foi executado e quais os avanços. Em 10 de setembro, os representantes irão até Marrakech, no Marrocos, para receber a certificação em cerimônia mundial de geoparques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário