terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Caos nas estradas do interior

Na última sexta-feira, dia 22, o Presidente da União das Associações Rurais de Caçapava do Sul (UAR), João Alaor Maciel Moraes, procurou a redação do Jornal do Pampa, para descrever o caos que se encontram a maioria das estradas do interior do Município e também a reclamação constante de todas as associações do interior sobre o um suposto descaso do Poder Público com problemas antigos que afetam a comunidade.
Segundo Moraes, os Presidentes de associações ligam para ele praticamente todos os dias para falar de algum problema que ocorre na estrada de sua localidade, alegando que em regiões onde a estrada foi bem feita, nem a chuva estragou, com isso, o Presidente afirmou que as chuvas são prejudiciais sim, mas em lugares que a estrada e os bueiros foram bem construídos estão normais, sem prejuízos à trafegabilidade.
Outro ponto levantado por João Alaor, é que este problema vem se arrastando desde setembro do ano passado, bem antes das chuvas que ocorreram no final do ano, é que no mês de outubro foi feito um mutirão de todas as associações para ajudar a Prefeitura a consertar estradas, pontes e bueiros, através de uma parceria, mas até o momento o Poder Público não cumpriu com seu papel no acordo, mas os moradores sim, já contribuíram muito para amenizar o caos nas vias. “ A gente não consegui falar com o Prefeito nunca, ele nunca pode nos atender, já estive na Prefeitura várias vezes mas não consegui falar com ele”, desabafa o Presidente da UAR.
Outro ponto salientado por Moraes, é que na última semana, quando o adolescente de 15 faleceu em casa, no Santa Barbinha, por uma descarga elétrica de um raio, a ambulância não pode chegar até o local do acidente por causa das condições precárias da estrada, os moradores tiveram que levar o adolescente ainda com vida em um carro particular por cerca de 20 km, para encontrar a ambulância na região do Cerrito do Ouro, município de São Sepé. “ Para chegar até a residência da vitima somente de caminhonete tracionada”, disse João Alaor.
De acordo com o Presidente, os locais mais críticos do interior são as estradas da Furna, Varzinha, Santa Barbinha, Picada das Vassouras, Coxilha da Árvore, Pessegueiro, Pinheiro, Megatério e passo dos enforcados, além de outras regiões.
Para finalizar, Moraes informou que na região do Santa Barbinha reside uma menina de quatro anos, que possui Síndrome de Down, onde ela necessita vir até a cidade no mínimo uma vez por semana, para tratamento médico e orientações na APAE, mas até a sua residência não está trafegando carro, por causa das condições da estrada. Desta forma, ela precisa caminhar mais de 4 Km, para chegar até o ponto que os veículos possam transitar normalmente. “ Se o caso desta menina não for resolvido imediatamente, com o conserto dos locais intransitáveis, eu irei até a Promotoria Pública para denunciar este problema”, lamenta João Alaor.

Esta matéria foi acompanhada por este blogueiro, que considerou importante a manifestação da comunidade do interior

lorenzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário