Pensar uma educação que brote das experiências socioambientais concretas. Esta é a proposta do livro “Educação Ambiental Desde Baixo”, que será lançado na Unipampa nesta sexta-feira, dia 5, às 19 horas.
Segundo o autor caçapavano Bruno Emilio Moraes, que é técnico em assuntos educacionais na Unipampa, o livro é fruto da sua dissertação de mestrado em educação ambiental. Traz experiências vividas em comunidades utópicas de São Gabriel (Comuna Pachamama) e São Francisco de Paula (Ecovila Arca Verde).
“Comunidades utópicas são pessoas que tem uma finalidade em comum: a vivência em torno da terra e da natureza. Nessas comunidades existe um processo educativo que é estabelecido no cotidiano, ou seja, no dia a dia”, explica Bruno.
Neste contexto, o termo “desde baixo” é atribuído por contemplar a vivência e não o discurso teórico “desde cima”, muitas vezes isolado no espaço da academia e das normas governamentais.
Além disso, no livro também são tecidas reflexões sobre educação ambiental de caráter contra-hegemônico. As reflexões abrangem diferentes temas como permacultura, ecovilas, anarquismo (negação em relação ao poder e não da ordem), tecnologias sustentáveis, teoria da complexidade e decolonialidade.
Para saber mais sobre o livro, no dia do lançamento haverá uma exposição de fotos sobre o cotidiano das comunidades utópicas. Também terá música ao vivo com o músico Darlan Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário