quarta-feira, 10 de abril de 2019

Fiscalização interdita Frigorífico Frigoli e funcionários fazem protesto em Caçapava


Reportagem e Fotos: Eduardo Schneider/Farrapo

O medo de perder o emprego motivou dezenas de funcionários do Frigorífico Frigoli a realizarem uma manifestação na tarde de hoje (10). Os  trabalhadores se reuniram na estrada que dá acesso ao Frigorífico e, logo após, bloquearam a BR 392, entre Caçapava do Sul e São Sepé, no km 362, por volta das 18 horas. A interdição da rodovia durou cerca de 15 minutos.


Conforme os funcionários, a empresa recebeu um termo de interdição do Ministério da Agricultura. O termo determina a interdição por sete dias e aplica multa a empresa no valor de R$ 6.259,00. O motivo alegado no documento é o descumprimento no Plano de Ação. 

Uma funcionária que não quis se identificar, informou que o Frigorífico passou por auditoria do Ministério da Agricultura na última semana e não foi alegado qualquer tipo de infração. Além disso, a empresa já havia recebido documentação do Ministério de que todos os itens do Plano de Ação estavam cumpridos, em outubro de 2018.

A direção do Frigorífico afirmou que a interdição causa danos econômicos irreparáveis e que não haverá condições financeiras de manter os funcionários, caso tenha que cumprir o prazo integral da interdição. Um prejuízo que afeta não só a empresa, mas trabalhadores e seus familiares.

O Frigorífico Frigoli iniciou as atividades em Caçapava do Sul no dia 4 de agosto de 2017, utilizando a estrutura que era do Frigopampa. A empresa emprega aproximadamente 114 pessoas em Caçapava do Sul. Além disso, no município são abatidos cerca de 180 animais por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário