quarta-feira, 3 de maio de 2017

Reunião com servidores marca o início da gestão de Otomar no IPE

O termo de posse do novo presidente do IPE foi assinado em uma reunião de trabalho com os servidores do Instituto que atuam na capital e no interior do Estado, na tarde desta terça-feira (2), na sede do órgão, em Porto Alegre.
Otomar Vivian assume pela terceira vez a presidência da autarquia e, optou por iniciar a sua gestão com uma reunião com aqueles que vivem o dia a dia da instituição: os servidores. O presidente destacou a importância do trabalho em equipe.  “Fiz questão de que a posse fosse marcada como uma reunião de trabalho com aqueles que vestem a camiseta do IPE e ajudam no seu fortalecimento”, reforçou o presidente.
O objetivo do encontro, segundo Otomar, foi de alinhar as ações e também compartilhar informações. “Gostaria de ouvir o que está acontecendo, quais são as principais dificuldades e também as propostas de melhorias”, comentou.
Estiveram presentes aproximadamente 150 servidores que atuam nas diversas áreas do IPE. Após a apresentação do presidente e a exposição dos demais diretores, os servidores puderam expor dúvidas e sugestões de melhorias, tanto para a Capital como para as agências do interior do Estado.

Resposta do Pedido de Informação do carnaval gera debate na Câmara

O Vereador Marquinho Vivian (PMDB) questionou na última sessão da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira, dia 02, a resposta de um pedido de informação feito sobre o carnaval 2017 em conjunto com o Vereador Luis Fernando Torres (Boca PT).
Segundo o vereador, com o cancelamento do carnaval em virtude da falta de segurança, a Prefeitura acabou pagando cerca de R$ 39 mil para o Grupo Clara Nunes, responsável pela execução da festa, para suprir despesas feitas antes do evento, como uma multa paga as empresas pelo cancelamento da festa. 
Mas de acordo com o parlamentar, no pedido de informação a resposta veio oficialmente dizendo que não existe contrato com os prestadores de serviço e o Grupo Clara Nunes,  com isso, segundo o vereador, ele questionou o líder do governo qual o critério utilizado para chegar no valor de R$ 39 mil.
“Não estou questionando o pagamento para os fornecedores, porque se o carnaval foi cancelado nada mais justo que recebam uma compensação em forma de multa contratual, mas o que eu estou solicitando ao governo e que aconteça uma reunião esta semana para eu entender como chegaram nesses valores se não houve contrato com os prestadores e porque que alguns receberam o mesmo valor da festa integral, conforme os dois planos de aplicação. Eu sei que o município fez tudo pensando no melhor e sei que não ouve má fé, mas contrato verbal, de boca não existe, eu só quero saber os critérios, por isso, que durante a sessão já marcamos com o líder do governo uma reunião para sexta-feira na Secretaria da Fazenda para tirar as dúvidas”, disse o vereador.
O Vereador Luis Fernando Torres disse que lutou durante quatro anos com as prestações de contas dos carnavais, por isso, que não vai mudar a sua postura e vai participar da reunião para saber os critérios desses pagamentos que o Grupo Clara Nunes fez de forma verbal, segundo o Pedido de Informação.

Resposta do Governo
Já o Líder do Governo na Câmara, Vereador Paulo Pereira (PDT), informou que possui todas as notas de pagamento dos fornecedores e que na sua visão existe um convênio com o Grupo Clara Nunes e por isso não seria necessário um contrato com o restante dos fornecedores, mas se colocou a disposição dos vereadores proponentes do pedido a acompanhar nas reuniões para esclarecer todas as dúvidas sobre os pagamentos do carnaval


Vereador solicita nova logística para o recolhimento de lixo de pátio na cidade

O Presidente da Câmara, Ricardo Rosso, usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira, dia 02, para sugerir ao Poder Executivo uma nova logística para o recolhimento do lixo de pátio em Caçapava do Sul.
Segundo o Vereador, atualmente o município possui uma equipe que realiza este serviço nos bairros e no centro, cumprindo o seu roteiro, mas como na cidade urbano existem muitos bairros e o centro é considerado grande para um município pequeno, a equipe da Prefeitura acaba não dando vencimento no trabalho, levando em muitos casos várias semanas para retirar das ruas um lixo de pátio, principalmente nos bairros mais distantes.
Desta forma, a sugestão do parlamentar é que a Prefeitura crie uma turma exclusiva para este serviço, paralela a já existente para dar agilidade a limpeza, mas incluindo uma taxa para pagamento deste serviço que é fora do roteiro normal da Prefeitura. “ Se o morador do centro fazer a limpeza no seu pátio no domingo e colocar o lixo para rua para ser recolhido na segunda-feira, que ele acione este serviço exclusivo e pague uma taxa simbólica na Secretaria da Fazenda para o serviço ser executado no mesmo dia da solicitação. Se o morador não quiser pagar a taxa por este serviço precisara aguardar o roteiro normal do recolhimento, que no centro acontece nas quintas e sextas-feiras, é mais uma opção para agilizar o serviço e deixar a cidade mais limpa, servindo também para as empresas”, disse o Vereador.

O Presidente informou que este tipo de serviço já existe em outros municípios, por isso, que trouxe para discussão no plenário e leva como sugestão para a Prefeitura, de mais uma forma de manter a cidade mais limpa e criar uma logística diferente para quem tem pressa no recolhimento do lixo de pátio e outros utensílios.

Diretor de Trânsito do município utiliza a tribuna livre da Câmara

Na noite desta terça-feira, dia 02, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, o Diretor do Departamento de Trânsito do Município, Adão Naldo Pereira, utilizou a tribuna livre do Legislativo para fazer uma exposição do trabalho do setor nesses quatro meses do novo governo.
Durante a apresentação, o Diretor falou que está reestruturando a comissão de trânsito para começar a atender as demandas da comunidade, principalmente os pedidos de redutor de velocidade, que é o principal pedido da população.  Além de explicar a suspensão do estacionamento rotativo por dois anos e a volta da reclamação sobre as vagas para estacionar no centro.
O Diretor comentou também que os fiscais de trânsito nomeados irão começar a multar os infratores a partir do mês que vem,  tentando regulamentar um pouco o trânsito no centro. Cada vereador fez um questionamento ao Diretor e apresentou uma reivindicação.

Pereira utilizou a tribuna por 1h20min, onde todo o panorama dos problemas do trânsito foram apresentados.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Câmara fará homenagem ao Coordenador Geral da Feira do Livro e a SACS

No dia 19 de maio, sexta-feira, as 19h, acontece a tradicional sessão solene da Câmara de Vereadores, na 27º Feira do Livro de Caçapava do Sul.
Este ano, o legislativo escolheu para homenagear o Coordenador Geral da Feira do Livro e escritor, Pedro Vanolin Macedo e a diretoria da Sociedade Amigos de Caçapava do Sul (SACS).
O evento será durante a programação da feira e nas dependências do salão paroquial, porque após a solenidade a programação da feira segue normalmente.
“Todos os anos a Câmara faz uma homenagem a alguém ou a uma entidade na Feira do Livro, com isso, nada mais justo que homenagear o Coordenador Geral do evento, Pedro Macedo, que se dedica
há vários anos a organizar um dos eventos mais tradicionais de Caçapava, que é a Feira do Livro”, disse o Presidente da Câmara, Ricardo Rosso.

Sobre a SACS, o Presidente disse que é uma entidade formada somente por Caçapavanos, que mesmo residindo na capital do Estado, nunca esqueceram na terra natal, que é Caçapava do Sul.