sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Vídeo sobre suposta comercialização dentro de órgão público vira polêmica na cidade

reportagem: Farrapo.rs

Um vídeo publicado em uma rede social nesta sexta-feira, dia 8, está gerando polêmica em Caçapava do Sul. A gravação, feita na quinta-feira, dia 7, mostra uma suposta comercialização de produtos dentro da Secretaria de Assistência Social. 
Os produtos são de origem de apreensões da Receita Federal, que repassou a Prefeitura Municipal, entre eles: brinquedos, eletrônicos e roupas. Foram avaliados em R$ 75 mil e seriam doados pela Prefeitura a entidades do município.
A vereadora registrou o caso na Delegacia de Polícia. Segundo o delegado Fabricio Conceição, foi instaurado inquérito para investigação.

O que a vereadora disse sobre o caso
“Na quarta, à noite, recebi uma denúncia que me chocou como cidadã: um vídeo que mostra produtos apreendidos pela Receita Federal do Brasil e doados ao município para ações beneficentes de final de ano, sendo comercializados, supostamente, de maneira ilegal, dentro de um órgão público: a própria Secretaria de Assistência Social.
É comum a Secretaria de Assistência Social requisitar esse tipo de material para que seja doado às famílias em situação de vulnerabilidade ou entregues a entidades sociais para a realização de brechós. Vender esses produtos estaria dentro da lei, caso a secretaria tivesse feito uma licitação, na modalidade de leilão público, porém, como mostra o vídeo não foi isso que aconteceu. 
Na quinta-feira, fui até a Receita Federal, procurei entender o que estava acontecendo e saber da veracidade. Também me informei sobre quais produtos foram doados e a quantidade.
Devido à gravidade do fato, o material foi encaminhado às autoridades competentes e registrado boletim de ocorrência. Fica a cargo das autoridades investigar os fatos e tomar providências”, contou Marcia Gervasio em seu perfil em uma rede social.

Prefeito Giovani Amestoy falou sobre o caso nesta sexta-feira, dia 8 (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)
Coletiva de imprensa
O prefeito Giovani Amestoy marcou uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto na tarde desta sexta-feira, 8. Disse que ficou surpreendido com a denúncia: “Tive conhecimento sobre a denúncia ontem (7). Conversei com a secretária de Assistência Social, Maria Tereza Macedo e fiz um ofício questionando se houve a venda de produtos doados pela Receita Federal. Ela (secretária) me disse que houve comercialização, mas que não sabia que era ilegal. Ou seja, houve uma falha na forma como estes produtos foram comercializados”.
O prefeito afirmou que fez um ofício solicitando abertura de sindicância para investigar o caso. Também salientou que não compactua com este tipo de ação dentro de um órgão público. 
Sobre o vídeo publicado em uma rede social, o prefeito disse que não assistiu e quanto a atitude da vereadora, falou que ela não procurou a administração antes de fazer a publicação nas redes sociais: “Ela está na função dela. É uma forma dela atuar”.
O gestor falou que ao todo, R$ 2 mil teriam sido comercializados. “Este valor é o que estimamos. Os itens vendidos estão sendo buscados, bem como os valores pagos devolvidos as pessoas”.

Confira o vídeo publicado pela vereadora

 Por farrapo.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário