Durante a reunião, a comunidade escolar fez o pedido ao Chefe da Casa Civil e ao Coordenador que a partir de 2020 a escola ainda receba matriculas novas como instituição estadual. Este pedido é porque existe um processo entre Prefeitura e Estado para municipalização da escola, já que pela legislação os município devem ser responsáveis pelo ensino fundamental e o Estado pelo ensino médio. Mas este processo em todo o País está sendo realizado de forma gradativa. " Nós entendemos que a municipalização da escola deve ocorrer, mas que estamos pedindo que seja gradativo e não inicie no próximo ano", disse uma das mães.
Sobre este processo, o Coordenador informou que este tipo de processo vai acontecer ao longo dos anos, iniciando pelas escolas menores, mas nada é alterado no educandário, somente a subordinação e a responsabilidade, porque até os professores seguem os mesmos.
Diante do pedido da comunidade, o Chefe da Casa Civil atendeu a solicitação dos professores e pais e anunciou que em 2020 a escola seguirá estadual normalmente, inclusive com abertura de novas matriculas. Este processo de municipalização seguirá tramitando em um processo de transição, mas não para 2020, somente para 2021.
A direção da escola agradeceu a Vivian pela presença e interferência neste processo, que acabou ajudando a instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário