terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Centro Oftalmológico realiza as primeiras consultas e exames pelo SUS

O Centro Regional de Oftalmologia do Hospital de Caridade Dr.Victor Lang de Caçapava do Sul, começou o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta terça-feira, dia 19, após os agendamentos feitos pela Secretaria de Saúde
Para fazer o agendamento das consultas, os pacientes devem se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde. Estão disponíveis 332 consultas por mês, que serão divididas entre as cidades de Caçapava, Encruzilhada e Santana da Boa Vista.
No Centro Oftalmológico serão feitos exames de rotina como tonometria, paquimetria, mapeamento da retina e também avaliações específicas, como campimetria computadorizada, microscopia especular e topografia.
- As pessoas da região estavam carentes de um centro oftalmológico. O mais próximo era em Cachoeira do Sul. Após iniciativa da Prefeitura e do Hospital em comprar equipamentos, hoje temos um centro completo que possibilitará o atendimento de pacientes de Caçapava e região – disse o Oftalmologista Flavio Moura.
A diretora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Maria Helena Amado, destacou a importância desse atendimento pelo SUS.
- Acredito que esses atendimentos venham agregar e qualificar o serviço do Hospital – disse Maria Helena Amado.
Os equipamentos foram comprados em 2014, com recursos da Prefeitura, do Estado e da Câmara de Vereadores, onde o Centro foi inaugurado com atendimentos particular e convênios, aguardando o credenciamento pelo SUS.
No inicio de 2015, o Centro foi credenciado pelo Sistema Único de Saúde, conforme publicação no diário oficial do estado e aguardava o desfecho final com a assinatura do contrato entre Hospital e Estado.
A penúltima parte foi concretizada em outubro do ano passado, com a visita do Secretário de Saúde do Estado, João Gabardo dos Reis, para a assinatura da resolução que transfere os recursos do Centro Oftalmológico para Caçapava do Sul. Em dezembro as consultas foram colocadas no sistema da 8º Coordenadoria Regional de Saúde e os agendamentos começaram a serem feitos, onde no dia 19 de janeiro de 2016, os primeiros atendimentos começaram a serem feitos, em uma média de 45 consultas por dia, além dos exames, atendendo Caçapava do Sul, Encruzilhada e Santana da Boa Vista.
No contrato com o Hospital o Estado repassa em torno de R$ 30 mil por mês e a Prefeitura aproximadamente R$ 20 mil, suprindo as demandas.
A equipe é formada por dois médicos Oftalmologistas, uma técnica em enfermagem, uma recepcionista e o suporte do atendimento do Hospital. A sala dos exames fica localizada em outro local, para as pessoas terem mais espaço na sala de espera.
É a primeira vez na história que Caçapava do Sul tem um atendimento especializado de referência regional pelo SUS, por tanto, é um motivo de muita alegria para todos e em breve seremos também referência em traumatologia, por a licitação para a compra dos equipamentos já está sendo publicada. As pessoas que precisam consultar com o Oftalmo devem ter um encaminhamento do médico clinico geral e levar até a Secretaria de Saúde para marcar”, disse a Secretária Rosane Abdala.

Para a técnica em enfermagem, Alessandra Delhe, o Centro é uma conquista da população de Caçapava, por que vai resolver definitivamente o problema da Oftalmo no município, com realização de consultas, exames e até cirurgias, onde as pessoas não irão precisar mais viajar para buscar este atendimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário