quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Procissão Luminosa é sancionada como Patrimônio Público Cultural e Religioso

O prefeito Otomar Vivian recebeu nesta terça-feira de manhã, moradores da localidade da Picada Nossa Senhora das Graças, o Sr. Amadeu Filipini, o presidente da Capela, Marcos Notar o vice-presidente Idemar Valcarengui a Ministra da Capela Srª Sonia Valcarengui, juntamente com o vereador José Sidnei Menezes e o Padre Alessandro Muller, para fazer a sansão do projeto de lei de origem legislativa de autoria do vereador Pirola.
Segundo Pirola o projeto aprovado em novembro, institui como Patrimônio Público Cultural e Religioso “A Procissão Luminosa em homenagem à Nossa Senhora das Graças”, que é realizada há 51 anos, sempre no último final de semana do mês de novembro de cada ano naquela comunidade.
“Seu Amadeu criou esta procissão em 1964, na época da Ditadura Militar, pedindo proteção a todos os gaúchos. A promessa feita não foi em seu benefício ou de sua família, mas sim, de toda a comunidade, que temia pelo que poderia acontecer. Desde então, seu Amadeu realiza todo ano a procissão, que deveria ser mais valorizada pela nossa comunidade. Mas tenho a certeza que nos próximos anos será mais apreciada e reconhecida por todos”, disse Pirola.
Marcos Notar também disse na reunião, que no dia 27 de dezembro foi inaugurado um salão na Capela da Picada Nossa Senhora das Graças, com o intuito de receber melhor as pessoas que participam das festas, missas e reuniões no local.
O Padre Alessandro Müller comentou que deverá convidar outras paróquias para participar da próxima procissão, e quem sabe no futuro, possa virar uma romaria, trazendo pessoas de outras localidades.
O grupo comentou também que está fazendo alguns eventos para arrecadar recursos para fazer uma gruta maior e também a construção de banheiros buscando o bem-estar dos fieis que participam da procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário