segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Vigilância Sanitária fará ação contra Aedes Aegypti

A Secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária, está intensificando o trabalho de prevenção contra o Aedes Aegypti.
Cerca de 50 armadilhas colocadas em 30 pontos estratégicos da cidade são visitadas semanalmente pela equipe da Vigilância Sanitária do município. Os principais pontos são locais com acúmulo de água, propícios para a criação de mosquito transmissor da doença.
Na quarta-feira, dia 06, será feito um Levantamento de Índice com verificação em locais como casas velhas, terrenos baldios, borracharias e lava carros. 
O cronograma da Vigilância Sanitária prevê o início do trabalho no centro e depois nos bairros. Aproximadamente 1.100 casas devem ser vistoriadas na primeira etapa do levantamento.
A Secretaria de Saúde pede que a população colabore com o trabalho de prevenção contra o Aedes Aegypti, permitindo que a equipe da Vigilância Sanitária tenha acesso aos locais para fazer a vistoria.
Em Caçapava do Sul não há registro de foco do mosquito Aedes Aegypti. Mas, em cidades da região como São Sepé e Lavras do Sul já foram registrados focos do mosquito.

Confira as diferenças entre as doenças causadas pelo Aedes Aegypti
Dengue – Os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores nas articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. Não há tratamento ou prevenção específica para a doença. O alívio dos sintomas é feito por meio de medicamentos como analgésicos e antitérmicos, além de muita hidratação, conforme orientação médica.
Zika – Caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas pela pele, febre menor do que 38,5º, dores articulares ou musculares, dor de cabeça e coceira. Os sintomas desaparecem entre o terceiro e o sétimo dia.
Chicungunha – Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5º, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter Chicungunha e dengue ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário