quarta-feira, 30 de março de 2016

Caçapava se prepara para receber a Tocha Olímpica

O prefeito Otomar Vivian, juntamente com a secretária Geral, Clarisse Torres, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Alice Garcia dos Santos, a secretária de Educação, Maureli Lopes e o coordenador do Departamento de Trânsito de Caçapava do Sul, João Clésio Pereira, participaram na terça-feira, dia 29, em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini, de uma reunião com o Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, o governador José Ivo Sartori destacou a importância dos jogos olímpicos e o legado que deixará para os gaúchos.
- Este é um momento importante para o nosso país, para a sociedade, os atletas, as escolas, para todo mundo. É um espaço de união e superação de muitos impasses existentes na nossa vida. A nossa gente tem capacidade de lutar. O esporte reúne a todos, não separa e não divide ninguém, sempre soma – destacou o governador.
O secretário do Turismo, Esporte e Lazer e presidente do Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica, Juvir Costella, falou que a passagem da Tocha Olímpica será marcada por ser um momento de enfrentar as dificuldades com entusiasmo. 
- Temos percebido que os responsáveis pela passagem da tocha servirão de exemplo para muitos outros estados. Não temos dúvida de que a crise se enfrenta com trabalho, transparência, criatividade, mas fundamentalmente com entusiasmo e isso não nos falta – disse o secretário.  
O diretor executivo de Operações da Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, lembrou da história dos jogos olímpicos e citou o momento como de celebração do que vivemos. Para ele, o revezamento da tocha pode ser resumido em três momentos: oportunidade para apresentar a cultura brasileira para o mundo; para mostrar como sabemos festejar e de superação, através da celebração, em meio ao cenário atual de crise do país. 
O Comitê
O Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul foi criado a partir do decreto nº 52.947/2016 para organizar e garantir o controle, a segurança e o fluxo sem interrupções do comboio olímpico no percurso de mais de dois mil quilômetros nos seis dias de revezamento no Rio Grande do Sul. 
Coordenado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, o comitê também tem a participação das secretarias Geral de Governo; da Justiça e dos Direitos Humanos; da Segurança Pública; de Comunicação; da Cultura; da Educação; dos Transportes; da Saúde; da Fazenda; da Casa Civil; da Casa Militar e do Gabinete de Políticas Sociais. 
O Comitê realizou, na manhã desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa, a primeira reunião com os 28 municípios que receberão o símbolo olímpico em julho. Na oportunidade, foram discutidas demandas específicas dos municípios para planejar e padronizar as ações no estado. Cerca de 30 mil mapas com o trajeto do revezamento e informações turísticas específicas de cada região estão sendo finalizados e serão distribuidos em todo o Rio Grande do Sul.
Participaram do evento, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti; a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas; prefeitos e autoridades civis. 
Tocha Olímpica 
O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos chega ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho e permanece até o dia 9. O revezamento passará por 28 municípios gaúchos. Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas "Cidades de Celebração", onde a chama vai pernoitar, após eventos turísticos locais.   
A tocha será revezada por 329 cidades brasileiras e conduzida por 12 mil atletas das modalidades olímpicas que serão disputadas na Rio 2016. 
As datas do revezamento: 
3 de julho – Erechim e Passo Fundo
4 de julho - São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta
5 de julho - Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria
6 de julho - São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino e Pelotas
7 de julho - São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba e Porto Alegre
8 de julho - Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul
9 de julho - Bento Gonçalves e Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário