segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Caçapava terá lei municipal especifica contra a Dengue, Zika e Chikungunya

Deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de combate a Dengue, Zika e febre Chikungunya. Criado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária e Departamento de Meio Ambiente, o projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre as formas de prevenção dessas doenças.
De acordo com o projeto, os cidadãos responsáveis por estabelecimentos públicos e privados em geral, proprietários ou locatários, são obrigados a adotar medidas necessárias à manutenção dos próprios imóveis limpos. A medida visa evitar condições que propiciem a instalação e proliferação dos vetores causadores das doenças. 
Borracharias, empresas de recauchutagem, recicladoras de sucatas e afins, depósitos de veículos, desmanches e ferros-velhos são alguns dos estabelecimentos destacados pelo projeto para adotarem ações preventivas. 
Responsáveis pelos cemitérios ficam obrigados a adotar medidas tendentes à drenagem da água da chuva e a limpeza do local. Cidadãos que tiverem piscinas são obrigados a manter o tratamento da água para evitar a proliferação de mosquitos. Quem tiver caixa d’água é obrigado a mantê-la tampada e vedada. 
Após a aprovação do projeto, os cidadãos terão 30 dias para cumprir as medidas. Em caso de descumprimento serão notificados para regularizarem, no prazo de 10 dias. Persistindo a irregularidade, haverá aplicação de multa no valor de 30% do valor do IPTU do imóvel infrator. Após estes casos, se a situação permanecer irregular, será aplicada multa em dobro e fechamento administrativo por um dia, além incluir em dívida ativa não-tributária.

Saiba mais sobre a Dengue, Zika e Chikungunya
Dengue – Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), que geralmente dura de 2 a 7 dias. É acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

Zika – Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.
Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.

Chikungunya – Transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito.
Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda& 8208;se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário