quinta-feira, 29 de abril de 2021

Professores começam a ser vacinados neste sábado em Bagé

 


Boa parte das escolas da rede particular de ensino já retomaram as atividades presenciais. Isso após o governo do Estado autorizar o retorno por meio da publicação de um decreto, que mantém todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha. Ontem, no início da noite, o prefeito Divaldo Lara anunciou que os professores da rede particular de ensino serão vacinados a partir deste sábado.

O vice-prefeito, Mário Mena Kalil, acrescentou que, conforme as doses da vacina forem remetidas para Bagé, a vacinação será ampliada para rede pública, e isso também começará com a Educação Infantil - porém esses professores só poderão retornar para as salas de aula depois de passar o prazo em que um vacinado é considerado imunizado. "Nenhum professor retorna às aulas sem estar vacinado", enfatizou o prefeito.

A princípio, a vacinação começará às 14h, com as escolas de Educação Infantil da rede particular. Também serão vacinados outros colaboradores das escolas. Os profissionais das escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio também serão vacinados conforme a disponibilidade das doses da vacina AstraZeneca. Mena Kalil mencionou que são, no total, cerca de 230 profissionais entre professores e outros trabalhadores. Ele garantiu que essa decisão não afeta a imunização dos demais grupos prioritários. Inclusive, a partir de segunda-feira, o município começa a imunizar aqueles com idades entre 55 e 60 anos com comorbidades.

Divaldo afirmou que tal decisão vai ao encontro do que a equipe tem buscado desde o início da pandemia, que é preservar as vidas e também manter o trabalho e a renda. "Mesmo que isso nos custe outro processo", comentou. A fala faz referência ao fato de que Bagé foi a primeira cidade a imunizar trabalhadores da segurança e, posteriormente, grávidas.

Foi detalhado que as escolas da rede particular terão que apresentar uma lista de professores e trabalhadores e só serão imunizados aqueles com carteira assinada. Mena Kalil, na oportunidade, também apresentou o novo decreto do município, onde está determinado que estão suspensas até segunda ordem as aulas presenciais da rede pública municipal e estadual de ensino em todas as esferas e de ensino superior. Ele enfatizou, que neste momento, não é possível retornar com segurança.

O decreto também estabelece que as escolas de Educação Infantil da rede particular podem retomar as atividades de forma presencial. Já as escolas de Ensino Fundamental da rede particular devem retornar de forma híbrida, assim como o Ensino Médio. Todas as instituições de ensino devem respeitar os protocolos e o vice-prefeito enfatizou que a equipe da Saúde estará vigilante para garantir que tudo seja cumprido. Inclusive, caso haja um positivado, as aulas serão suspensas na escola até que o tipo de contaminação seja verificado.

Sobre a rede pública o Prefeito informou que um calendário de retomada será divulgado, bem como a vacinação dos professores. " Primeiro começamos pelos professores da rede particular que já retornaram as aulas e depois os professores da rede pública que irão retornar posteriormente" disse.

Estudantes da rede já estão em aula

Na quarta-feira, escolas como Vasco da Gama, Jardim Auxiliadora e Doce Deleite informaram, por meio de suas redes sociais, que estavam retomando as atividades. A equipe do Vasco da Gama, por exemplo, ressaltou que o plano de contingência foi aprovado e todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. No entanto, a escola também enfatizou que os pais que optarem por manter seus filhos em casa têm todo o apoio e respeito. No Jardim Auxiliadora foram várias as publicações com fotografias da chegada das crianças na escola. Tudo foi preparado para um reencontro saudável e divertido.

O Colégio Auxiliadora publicou uma nota em seu site e confirmou que, após o decreto anunciado pelo governo do Estado, com as novas medidas de distanciamento, a volta às aulas da Educação Infantil ocorreria na quinta-feira.

A equipe do Colégio Auxiliadora também manifestou que ao aluno cuja família optar por permanecer em casa será ofertado o ensino remoto. "Queremos ratificar todas as orientações quanto ao cuidado e respeito às regras do nosso protocolo sanitário", pontuou.

O Colégio Espírito Santo publicou, ontem, que as aulas presenciais só seriam retomadas a partir de segunda-feira. "Estamos atentos e aguardamos as orientações mais precisas que serão dadas às escolas na reunião com o prefeito", afirmou a divulgação. A fala faz referência ao encontro que estava previsto para o final da tarde de ontem entre o governo municipal e representantes da rede particular de ensino, o que se confirmou posteriormente. O colégio também manifestou respeito ao posicionamento daqueles que optariam pelo ensino remoto.

A diretora da Escola Vasco da Gama, Bernadete Soares, comentou que o retorno ocorreu nessa quinta-feira com Educação Infantil, mas especificamente com alunos dos primeiros e segundos anos. Ela disse que a retomada foi tranquila e que os alunos estavam bastante felizes.

A profissional enfatizou que todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos. "Os cuidados são os mesmos usados na primeira semana de aula em fevereiro", pontuou. Ela revelou que 40% dos pais optaram pelo retorno presencial. "Cremos que, com o passar dos dias, o número de alunos presenciais irá aumentar", sustentou.

A diretora ainda mencionou que as aulas estão sendo transmitidas ao vivo, na íntegra, das 13h30min às 17h15min. E comentou que a escola aguardava reunião com o prefeito para mais detalhes sobre a retomada das aulas no município, desde a Educação Infantil às universidades.

Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário