sexta-feira, 30 de abril de 2021

Projeto criado para combater o abigeato no RS atravessa fronteiras

 

Foto: Reunião entre o delegado André (Decrab), o vereador de Dom Pedrito, Patrício Antunes e o deputado Turra debateram o fortalecimento da força tarefa no Estado e um novo veículo para o departamento. 

Em 2017, iniciou uma campanha forte no RS liderada pelo deputado estadual Sérgio Turra (Progressitas), o governo gaúcho e a Polícia Civil, para começar uma força tarefa no interior do Estado que combatesse com força e rigor os crimes de abigeato.

Com isso, em 2018 foram inauguradas as primeiras cinco Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab). A criação destas delegacias especializadas visa atender uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho, os crimes rurais. O foco central é o abigeato, crime que envolve furto de animais no campo, tanto gado bovino como equino. Também são investigados crimes de receptação e furto/roubo de maquinário agrícola.

O trabalho feito pelos profissionais da segurança pública, com o apoio de entidades ligadas ao agronegócio e os resultados obtidos, diminuindo em mais de 40% os crimes rurais no Estado, fez com que o trabalho da Decrab se tornasse referência  e o projeto começou a atravessar as fronteiras do RS.

Nesta quarta-feira, dia 28, o Governo do Mato Grosso do Sul publicou um Decreto criando no Estado as Delegacias Especializadas em Crimes Rurais, para combater principalmente o Abigeato. O trabalho planejado no MS é idêntico ao dos gaúchos.

“ A iniciativa de Mato Grosso do Sul é louvável e mostra que o trabalho iniciado aqui em 2017 começa a colher importantes frutos e demonstrando que o projeto deu certo. Fico muito feliz em fazer parte desta caminhada que hoje está dando resultado, inclusive sendo usado como exemplo para outros Estados da Federação. A Decrab está de parabéns pelo trabalho realizado, que hoje é referência regional”, disse o deputado Turra, que é o Presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários na AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário