sexta-feira, 15 de março de 2013

Prefeito assina convênio com o programa “Olivais do Pampa”


Nesta sexta-feira, dia 15, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, esteve em Bagé para  assinar um convênio junto com mais 10 municípios da região, para integrar ao protocolo de intenções, cujo o objetivo é a conjugação de esforços para a implantação do Programa “ Brasil Próximo”, “Olivais do Pampa”, que visa a dinamização da economia local e regional, através da diversificação produtiva com base nas vocações inerentes a região.
O programa é inserido junto com cinco regiões Italianas, para a compra de mudas de Oliveiras e o fortalecimento da comercialização do azeite de oliva e também da fruta, valorizando a cadeia produtiva de azeite extravirgem de oliva. O projeto assinado pelos Prefeitos faz parte do convênio celebrado entre a Presidência da República e o Ministério dos Assuntos Exteriores da Itália.
O Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, comandou a reunião que contou com Prefeitos e representantes dos Municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Quarai, Aceguá, Candiota e Santana do Livramento.
Durante o encontro a representante da Itália, Daniela Farinelli, apresentou o projeto da Faculdade de Agrária, de Perugia, Itália, onde desenvolve o projeto das Oliveiras e fará parte deste intercâmbio de mudas e comercialização.
O Secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, esteve no encontro e aproveitou a oportunidade junto com o Prefeito Otomar, para convidar os demais Prefeitos para a abertura oficial da colheita de olivas que acontece no dia 20 de março às 16 horas, em Caçapava do Sul, na Vila Progresso. Durante a abertura da colheita será inaugurado também uma industria de extração de azeite de oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário