quarta-feira, 20 de abril de 2016

Prefeitura e grupo Votorantim assinam termo de pactuação

Na tarde desta quarta-feira, dia 20, a Prefeitura de Caçapava do Sul, a Votorantim Metais e o Instituto Votarantim, assinaram um termo de pactuação para o programa de apoio a gestão pública. O evento foi no auditório da ACIC
O Programa consiste em uma parceria onde a Votorantim dará treinamento aos servidores públicos e ajudará na organização administrativa da Prefeitura, utilizando uma empresa terceirizada. O programa deixará um servidor da empresa de forma permanente na Prefeitura com apoio de outros funcionários, dando o suporte e os treinamentos necessários para melhorar a qualidade do serviço público.
Este projeto segundo o Prefeito não será somente para o atual governo, mas terá continuidade nas duas próximas administrações.
Criado em 2012, o Programa de Apoio à Gestão Pública é fruto de uma parceria entre o Instituto Votorantim e o BNDES. Visa contribuir para a modernização da gestão pública e a redução de deficit de infraestrutura em municípios onde há operações ou futuras operações da Votorantim.
Na frente de Modernização da Gestão, as Prefeituras participantes contam com o suporte de consultorias especializadas nas áreas de planejamento e eficiência orçamentária, aumento da arrecadação, regularidade fiscal e captação de recursos.
No que tange à frente de Ordenamento Territorial, o Programa apoia o desenvolvimento de planos nas áreas de saneamento básico, mobilidade e habitação, além de Plano Diretor. Oferece, também, a possibilidade de desenvolvimento de projetos executivos e apoio em relação à legislação nessas frentes.
A partir da elaboração de planos e projetos executivos, os municípios recebem apoio para buscar recursos federais disponíveis nessas áreas.
São realizados diagnósticos da gestão e dos serviços públicos, apoio a planejamento, capacitação de gestores, entre outras atividades essenciais para o desenvolvimento local. A partir da parceria, muitos desses municípios ampliam a possibilidade de acesso aos recursos públicos reembolsáveis ou não reembolsáveis e já vislumbram melhorias com os projetos em andamento.
O Grupo Votorantim possui um grande projeto voltado as Minas do Camaquã, com isso, várias iniciativas são tomadas pela empresa nos municípios que recebem o trabalho do Grupo, como a educação, trabalhos sociais e o apoio a gestão pública. Atualmente Caçapava do Sul é o único município do Brasil que está recebendo este serviço do grupo.
O evento começou mais cedo com uma apresentação do projeto para todas as secretarias do governo municipal. Na sequencia, o Gerente do projeto Caçapava do Sul do Grupo Votorantim, Engenheiro Paul Cezánne Pinto, junto com o Instituto Votorantim fizeram um resumo do projeto as autoridades e entidades presentes, como os Vereadores Caio Casanova, Peter Linhares, Serafim Almeida e Pedro Gaspar, a Presidente da ACIC, Neli Abascal, Presidente do Sindilojas, Inês Kanhesk, Presidente da OAB local, Antonio Almeida Filho, o empresário Marcelo Spode, representando as indústrias de calcário, o Vice Prefeito Ilson Tondo, o Padre Rudinei Lasch, Secretários Municipais, servidores e instituições de segurança pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário