quarta-feira, 24 de julho de 2013

Educação Infantil: múltiplos olhares

Geruza de Oliveira Cassol_ Especialista em Desenvolvimento Humano com Ênfase em Educação Infantil

A criança como todo ser humano,  é um sujeito histórico e social, fazendo parte de uma família que está  inserida na sociedade, com determinada cultura, em um determinado momento  histórico. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo.
            A partir da Constituição de 1988, o Brasil começa a percorrer muitos caminhos  com muitos protagonistas na educação infantil. Surge o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 2009 e outros importantes documentos que  estão contribuindo para fortalecer a educação infantil de nosso país.
            Em nosso município, a partir do ano 2000, as creches deixaram de pertencer  a Secretaria Assistência Social  para serem incluídas na Secretaria de Educação, tendo um outro enfoque além do cuidar,  o educar. Atualmente as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) tem Proposta Pedagógica, Regimento Escolar, Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e  inúmeros projetos  educativos .
            A busca pela qualidade no atendimento da Educação Infantil envolve questões complexas ligadas a políticas públicas, orçamento, formação profissional  e outros.
Muitos olhares estão sendo direcionados à primeira etapa da educação básica em Caçapava do Sul, como: cursos  para funcionárias e estagiárias das EMEIS, Supervisora  Escolar e Orientadora Educacional orientando o trabalho dos
docentes, professores de Educação Física atuando  nas turmas de pré-escolas, etc... Apesar dos desafios do dia a dia muitas conquistas estão acontecendo na  primeira etapa da Educação Básica.
            Na educação infantil,  a  criança  socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro e outros tantos benefícios que somente  quem vivencia é capaz de descrever em sua totalidade.
Diante do exposto, cabe  ressaltar que a educação infantil é o início da longa caminhada escolar de seus filhos, por isso, deve ser um bom começo, que proporcione alegria e satisfação para a criança. Ao concluir, destaco que  as equipes de profissionais   que atuam nas  EMEIS de Caçapava do Sul estão desenvolvendo suas atividades  com  competência , promovendo o desenvolvimento integral dos educandos, no qual o educar e o cuidar  são indissociáveis. Um fato isolado e impulsivo   não pode comprometer os múltiplos olhares que estão sendo direcionados a educação infantil de nosso município. 

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