segunda-feira, 8 de julho de 2013

III Conferência Municipal de Cultura teve programação intensa

A Secretaria de Município da Cultura e Turismo (Secultur) e o Conselho Municipal de Política Cultural promoveram a III Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu nos dias 05 e 06 de julho, no salão de atos da Urcamp.
Convocada pelo Ministério da Cultura, a Conferência deste ano teve como tema geral “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura” e foi norteada pelos seguintes eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a Secultur, a Conferência foi uma etapa importante para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
Na sexta-feira, dia 05, aconteceu a abertura oficial, com a presença do Prefeito Otomar Vivian, do Presidente da Câmara, José Sidnei Menezes e lideranças da comunidade, além de membros do Conselho de Política Cultural, liderada por Eduardo Brito. Na primeira noite a palestra foi com Professora e Dra. Cristina Carvalho – UFRGS, que abordou temas essenciais para o crescimento e valorização da Cultura, explanando que os fazedores de cultura estão nas comunidades e não nos gabinetes. 
Antes da palestra, os colaboradores da Conferência, Lislair Leão e Eduardo Brito fizeram a leitura dos objetivos do evento e também do Decreto Executivo que institui a III Conferência. O Grupo Clara Nunes também fez uma apresentação artística.
Já no sábado pela manhã, aconteceu a oficina de Hip Hop e a Hora Encantada, na Biblioteca Pública Municipal.
Na parte da tarde a Conferência focou na apresentação dos Eixos Temáticos, formação dos grupos de trabalho e a apresentação das propostas para o relatório final.
Durante a noite aconteceu o 9° Forte Em Arte, no CTG Sentinela do Forte, como parte da programação da Conferência, que presenteou o público com apresentações de diversas invernadas artísticas, valorizando o folclore regional.
Segundo o coordenador do Forte Em Arte, Gilnei Marques, o evento foi um sucesso, uma noite de confraternização entre os nove grupos participantes, entre CTGs e Escolas do município.
Também na noite de sábado, ocorreu a “Noite Fora do Eixo”, no centro de eventos do Restaurante Pampa. O evento contou com apresentações de três bandas: Asphixia, Fúria Rock Paulera e a principal atração da noite, Santiago Neto y Los Misionerotronicos, que agitou a galera. A exibição de vídeos ficou por conta do Cineclube Vagalume. 
Apesar do mau tempo, os caçapavanos compareceram ao evento que durou até altas horas da madrugada, com muito rock’ n roll e reggae, além da tradicional roda punk. Como o primeiro show da noite, Santiago Neto y Los Misionerotronicos, que vieram da capital gaúcha, agradeceram a todos, que assim como eles, curtiram a energia da Noite Fora do Eixo de Caçapava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário