terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Municípios fecham parceria com a eletrosul para projetos de energia eólica

 Aconteceu no dia 24 de fevereiro, em Bagé, uma reunião dos 23 municípios gaúchos que possuem potencial eólico, para firmarem uma parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, através da Eletrosul, para execução de projetos de parques eólicos nas cidades que possuem potencial.
Além disso, está sendo criado uma associação dos 23 municípios para agilizar o processo, já que a energia é uma das prioridades do Governo Federal, principalmente pelo auto consumo da população e pela negativa da Argentina em vender a sua parte da hidroelétrica de Itaipu.
No caso de Caçapava do Sul, o mapa elólica passa em frente ao Frigorifico, as margens da BR 392, onde já está instalado uma torre de medição. Os ventos que passam por Caçapava, atingem também os municípios de São Sepé, São Gabriel, Vila Nova, e Santa Margarida.
Participaram da reunião além dos 23 Prefeitos, os representações da Eletrosul, Sindieólica-RS, DGE, AGDI, COREDE, EPI e empresários que financiam os projetos eólicos.
O diretor da ELETROSUL, Ronaldo Custódio falou sobre os investimentos feitos nesta área. “Neste momento, estão sendo investidos 3,5 bilhões em energia eólica no Rio Grande do Sul. Temos que viabilizar uma cadeia produtiva para abastecer estes investimentos, além de baratear o custo destas matérias que além de terem o valor elevado em cerca de 10% devido ao frete, levam cerca de 30 dias para serem transportados até o estado”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda da cidade de Rio Grande, Jordano Marques, apresentou os objetivos e a proposta de organização da associação que deve contar com três diretorias: Litoral Norte, Litoral Sul e Campanha, tendo cada uma um titular e suplente. Ele também falou sobre a necessidade da criação de uma frente parlamentar em defesa da energia eólica, para que se possa buscar a infraestrutura necessária para tornar mais atrativa a implantação dos parques eólicos no Estado”, disse.
No final do encontro, foi assinada a ata de criação a associação e também foi marcada uma nova reunião para o dia 17 de março em Santana do Livramento, onde deve ser apresentado o estatuto da entidade. Além disso, será feita uma visita ao parque eólico de Cerro Chato.

O Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, esteve na reunião e pediu agilidade do Governo na elaboração dos projetos e falou que um dos principais desafios do Governo e dos municípios são os licenciamentos ambientais, através da Fepam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário