segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura encaminha a criação do Instituto Municipal de Educação

 No início da tarde desta segunda-feira, dia 29, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, protocolou no Conselho Municipal de Educação, o processo e o decreto que cria mais uma escola no município de Caçapava, que é o Instituto Municipal de Educação, no prédio do antigo colégio das irmãs e onde funcionava a Urcamp.
O prédio foi adquirido pela Prefeitura no dia 19 de fevereiro deste ano, após a entidade proprietária do local, a Congregação Notre Dame, anunciar que a edificação seria negociada e a Prefeitura com o intuito de usar o local exclusivamente para educação usou da sua prerrogativa de preferencia, porque estava alugando o espaço da Urcamp e comprou todo o quarteirão, pelo preço aproximado de R$ 2,3 milhões, divididos em 95 parcelas.
A congregação aceitou vender por este preço, desde que o município colocasse em lei que o prédio seria usado somente para fins educacionais, o que aconteceu com aprovação da Câmara de Vereadores. Desta forma, a Secretaria de Educação teria até o dia 30 de setembro deste ano para enviar os documentos para o Conselho Municipal de Educação, que fará a analise e dará um parecer final sobre a criação da nova escola de ensino fundamental.
Se o conselho aprovar, a Prefeitura já vai matricular os novos alunos no Instituto e irá remeter a Câmara de Vereadores um projeto de lei para denominar o Instituto Municipal de Educação.
No prédio funciona atualmente a EMEI Pedacinho de Gente e o primeiro ano do ensino fundamental. A partir de 2015 os alunos do primeiro passarão a integrar o segundo ano e as crianças da Pré-escola irão entrar no ensino fundamental. O aumento das séries será gradativa até chegar ao nono ano.
Segundo o Prefeito, a criação da nova escola é fundamental para o crescimento do número de matriculas no município, e como consequencia o aumento no repasse do Fundeb. Além disso, o processo de criação contempla também cursos para professores, formação continuada, convênio com Universidades e um plano diretor exclusivo para o local, que está sendo montado pela Arquiteta Inês Razzera.
No plano diretor, está contemplado novas construções para aproveitar bem o espaço, reforma da quadra de esporte, pracinha para as crianças e a utilização da melhor forma possível de toda parte administrativa. O plano diretor também ressalta a construção de um refeitório padrão para as crianças. O projeto do plano diretor também será entregue ao Conselho.
“ O projeto do Instituto Municipal de Educação não é uma ação para somente este governo, é um planejamento para os próximos 10 anos, porque começou com a compra do prédio, agora tem o processo de montagem da nova escola e para o futuro a execução do plano diretor que também vai começar neste governo, mas o próximo Prefeito precisa dar continuidade”, disse Otomar Vivian.

A Secretária de Educação, Maureli Lopes e a coordenadora Pedagógica, Gislaine Huerta, também estiveram no encontro que foi comandada pela Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professora Marilene Chaves e demais membros da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário