sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mineradora de grande porte deve se instalar em Caçapava do Sul

Fonte: SEMA - RS

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini acompanhou nesta quinta-feira (05), uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) que vai realizar vistoria técnica para avaliar a viabilidade de instalação de uma mineradora de grande porte na localidade de Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul.
O empreendimento, cujo pedido de licença prévia já foi protocolado na Fepam, é do Grupo Votorantim, que deverá realizar no local a mineração de minerais metálicos. A estimativa da empresa é da produção de 37 mil toneladas ao ano de concentrado de chumbo e de outras 20 mil toneladas de concentrado de zinco no mesmo período.
A produção dos minérios será destinada ao uso industrial, sendo que parte da produção deverá ser exportada através do Porto de Rio Grande. Ana Pellini lembra que o empreendimento deverá se instalar na mesma região onde Francesco Matarazzo Pignatari, conhecido como Baby Pignatari, explorou minas de cobre e que hoje é um local turístico de belezas exuberantes e naturais.
Sob a coordenação de Renato Chagas e Silva, também participam da vistoria, a chefe da Divisão de Mineração Andrea Garcia de Oliveira, a engenheira florestal Maila Ártico, a bióloga Aida Bertoldo Simonetti, a engenheira de minas Mariane Stein e a geóloga Rossana Vicente Goulart.
Durante a noite, a Votorantim recebeu a Secretária Ana Pelini e o Prefeito Otomar Vivian, onde conversaram sobre o projeto e as iniciativas da empresa, que já está com escritório montado nas Minas e servidores trabalhando na região.

Participaram também do encontro o gerente do projeto Caçapava, da Votorantim, Paul Cezanne, o Vice Prefeito Ilson Tondo, os Secretários Ibucaçara de Miranda, Planejamento e Clarisse Torres, Geral, bem como os técnicos da Votorantim e da Fepam

Nenhum comentário:

Postar um comentário