quarta-feira, 4 de maio de 2016

Prefeitura lança para os usuários do SUS o cartão “Caçapava Saúde”

 No início de 2014, a Prefeitura de Caçapava do Sul começou a executar o projeto de informatização de todo o sistema de saúde do município, incluindo os postos, a policlínica, Pronto Atendimento e Farmácia Municipal, com o intuito de interligar o sistema de saúde pública de Caçapava e cada paciente ter acesso ao seu histórico.
Após concluir a interligação e a informatização das unidades, a Prefeitura lançou o Portal da Saúde, que é um endereço na internet onde as pessoas podem acompanhar através do número de protocolo, o andamento da sua solicitação, consulta, cirurgia e exames.
Já em 2016, a Secretaria de Saúde começou a trabalhar no cartão “ Caçapava Saúde”, que é um catão de identificação do usuário, exclusivamente da saúde de Caçapava, contendo o nome do paciente é o seu número de identificação, onde o paciente chega em qualquer unidade com este cartão e os profissionais acessam o histórico do paciente e o médico o seu prontuário eletrônico, para saber quando ele consultou, que tipo de remédio toma, se fez ou não cirurgia e o tipo de doença que o paciente tem ou já teve, além dos exames.
Com isso, nesta semana, a Secretaria de Saúde recebeu os modelos do cartão e lançou oficialmente o projeto e sua execução, já enviando para tomada de preço a impressão dos cartões. Ou seja, cada usuário do SUS de Caçapava vai receber um cartão de identificação e uma carta da administração municipal, contendo todas as informações necessárias de como usar a ferramenta.
Segundo a Secretária Rosane Abdala, a idéia é entregar os cartões por região de ESF. “ Trabalhamos neste projeto há dois anos e estamos executando a penúltima etapa, onde os cartões começarão a serem entregues assim que a gráfica escolhida para imprimir concluir o serviço, porque a arte, os números e o nome de cada paciente bem como a sua zona de ESF já estão no sistema e no cartão, faltando apenas a impressão e a entrega para os pacientes”, disse Rosane.

A Secretária mencionou que após a entrega dos cartões a Secretaria começar a executar a última parte da informatização que é a marcação de consulta por telefone.

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