No início de 2014, a Prefeitura de Caçapava do Sul começou a
executar o projeto de informatização de todo o sistema de saúde do
município, incluindo os postos, a policlínica, Pronto Atendimento e
Farmácia Municipal, com o intuito de interligar o sistema de saúde
pública de Caçapava e cada paciente ter acesso ao seu histórico.
Após concluir a interligação e a informatização das unidades, a
Prefeitura lançou o Portal da Saúde, que é um endereço na
internet onde as pessoas podem acompanhar através do número de
protocolo, o andamento da sua solicitação, consulta, cirurgia e
exames.
Já em 2016, a Secretaria de Saúde começou a trabalhar no cartão “
Caçapava Saúde”, que é um catão de identificação do usuário,
exclusivamente da saúde de Caçapava, contendo o nome do paciente é
o seu número de identificação, onde o paciente chega em qualquer
unidade com este cartão e os profissionais acessam o histórico do
paciente e o médico o seu prontuário eletrônico, para saber quando
ele consultou, que tipo de remédio toma, se fez ou não cirurgia e o
tipo de doença que o paciente tem ou já teve, além dos exames.
Com isso, nesta semana, a Secretaria de Saúde recebeu os modelos do
cartão e lançou oficialmente o projeto e sua execução, já
enviando para tomada de preço a impressão dos cartões. Ou seja,
cada usuário do SUS de Caçapava vai receber um cartão de
identificação e uma carta da administração municipal, contendo
todas as informações necessárias de como usar a ferramenta.
Segundo a Secretária Rosane Abdala, a idéia é entregar os cartões
por região de ESF. “ Trabalhamos neste projeto há dois anos e
estamos executando a penúltima etapa, onde os cartões começarão a
serem entregues assim que a gráfica escolhida para imprimir concluir
o serviço, porque a arte, os números e o nome de cada paciente bem
como a sua zona de ESF já estão no sistema e no cartão, faltando
apenas a impressão e a entrega para os pacientes”, disse Rosane.
A Secretária mencionou que após a entrega dos cartões a Secretaria
começar a executar a última parte da informatização que é a
marcação de consulta por telefone.
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