sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Respeito ao Patrimônio Cultural de Caçapava do Sul começa a ser debatido

O II Workshop Cultural “Patrimônio Merece Respeito” está sendo realizado no Instituto Dinarte Ribeiro nesta sexta-feira, dia 16 e sábado, dia 17 de novembro. O Workshop visa proporcionar a compreensão dos mecanismos e instrumentos de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

O evento é uma promoção do Projeto “Caminhos do Sul da América”, que juntamente com a comunidade caçapavana, busca criar caminhos para a desburocratização associada ao restauro e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural local. A programação envolve palestras, painéis, experiências bem-sucedidas no setor das cidades de Jaguarão e Cachoeira do Sul, exposições fotográficas e atividades culturais.  

O tema sobre o bem tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Forte D. Pedro II, será apresentado pela professora Fátima Beatriz Paz e arquiteta Alice Vivian.

As edificações tombadas pelo Instituto Histórico e Artístico Estadual (Iphae): Casa Borges de Medeiros, Casa dos Ministérios, Centro Municipal de Cultura serão apresentados respectivamente, pela Advogada Maria Berenice Gervasio Cheuiche, Historiador e Jornalista Euclides Torres e Secretários Municipais João Timotheo Machado e Flávio Monteiro.

A artista plástica, Isa Dóris Teixeira de Macedo, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Caçapava do Sul (COMPHARC), em 2013, depõe: “devemos considerar nossa cidade como nossa segunda casa. Afinal, é onde temos contidas todas as recordações de nossas vidas. Que todo o cidadão caçapavano tem obrigação de: amar, cuidar, valorizar e preservar o lugar em que vivemos... O que, visto aos olhos de todos, não é o que acontece... Temos um passado e uma cultura a preservar. Parece que caiu no esquecimento ou na falta de sensibilidade ou em saber que o passado é registro, é cultura, é presença e será futuro. E que acima de tudo merece respeito”.
Participaram da abertura do evento o Promotor de Justiça, Diogo Taborda, o Secretário de Cultura e Turismo, João Thimóteo, o Vereador Silvio Tondo, o Ex-Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, historiadores, professores e juristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário